domingo, 30 de junho de 2013

Brasil e Espanha fazem neste domingo (30) final dos sonhos na Copa das Confederações


Neymar é a aposta brasileira para faturar o título no Maracanã Getty Images

A partida mais aguardada pelos amantes do futebol enfim acontece neste domingo (30), no Rio de Janeiro. Um Brasil ainda em formação encara uma poderosa Espanha, a partir das 19 horas, no Maracanã, pela final da Copa das Confederações. Quem vencer leva o título do que antes até poderia ser de uma inexpressiva competição preparatória para a Copa do Mundo, mas quando a bola rolar as duas seleções, claro, vão querer medir suas forças em um verdadeiro jogo dos sonhos para qualquer torcedor. O empate leva a decisão para a prorrogação e, se persistir a igualdade, a decisão sairá nos pênaltis.

Apesar de pentacampeã mundial, dona da casa, a seleção brasileira não tem vergonha de dizer que ainda se prepara para seu grande objetivo: a Copa do Mundo do ano que vem. Depois da derrapada com Dunga (2006-2010) e do fracasso com Mano Menezes (2010-2012), os dois últimos treinadores brasileiros campeões do mundo voltaram para devolver a alma verde-amarela a um time agora carente de grandes ídolos. Luiz Felipe Scolari (comandante do pentacampeonato em 2002) e Carlos Alberto Parreira (técnico do tetra em 1994) assumiram a seleção no final do ano passado e já estão em sua primeira final.

Em entrevista coletiva na véspera da partida, Felipão disse que quer ver seu time desde início mostrando sua cara, sem medo dos espanhóis. Mais uma vez o comandante ressaltou o apoio da torcida, como tem sido ao longo de toda a Copa das Confederações.

— Eles têm algumas vantagens a mais, mas temos uma coisa importante. Voltamos a ter credibilidade com os torcedores e buscar aquilo que queremos desde o início. Eles podem ter alguma superioridade que, com respeito e luta, podemos superar. No Brasil, nós temos de nos fazer respeitar porque é a nossa casa. Temos uma chance que é muito boa de conquistar o título da Copa das Confederações.