terça-feira, 19 de novembro de 2013

Tratamento contra hemofilia tem êxito em testes feitos em cães, diz estudo

Cientistas anunciaram nesta terça-feira (19) ter tratado a hemofilia em cães acertando um gene defeituoso, o que representou um avanço no tratamento desta disposição congênita em humanos também.
Uma equipe de cientistas chefiada por David Wilcox, da Escola Médica de Wisconsin, em Milwaukee, usou um vírus que funciona ao estilo "Cavalo de Tróia" em testes com cães. Eles esconderam uma versão ativa de um gene chamado ITGA2B em um vírus inofensivo.
O vírus foi, então, usado para "infectar" três cães com hemofilia A, inserindo o gene sadio em células-tronco que fazem plaquetas ou minúsculos fragmentos de células que coagulam o sangue.
Dois dos cães que produziram os níveis mais elevados de Fator VIII depois do tratamento não apresentaram episódios de sangramento severo durante toda a duração do estudo, de dois anos e meio. Segundo o estudo, publicado na revista "Nature Communications", nenhum dos três cães precisou de medicamentos para suprimir seu sistema imunológico após receberem o novo gene.
A hemofilia A, a forma mais disseminada da doença sanguínea hereditária, afeta um em cada 10 mil pessoas. Ela se dá na presença de um gene defeituoso, passado por linhagem materna, que causa deficiência em uma proteína coagulante denominada Fator VIII.
Atualmente não há cura. O sangramento sem controle é tratado com injeção coagulante, embora o sistema imunológico de alguns pacientes possa reagir a ela.
Ela estourou na cena médica no final dos anos 1990 e é uma das áreas mais promissoras da biotecnologia, teoricamente oferecendo a promessa de bloquear ou reverter as doenças hereditárias. Mas esta nova fronteira também tem sido alvo de alguns reveses, notavelmente uma resposta inesperada e incontrolável do sistema imunológico.Substituição de genes defeituosos
A terapia genética se baseia na ideia de que doenças hereditárias podem ser combatidas encaixando-se genes funcionais para substituir defeituosos.
Até agora, os sucessos têm sido poucos, limitados a distúrbios em um único gene, ao contrário dos complexos distúrbios multigenéticos presentes nas doenças mais comuns. Em julho, cientistas na Itália disseram ter tratado seis crianças com leucodistrofia metacromática, uma doença do sistema nervoso que é causada por mutações do gene ARSA.
Os reveses também incluíram a morte de um voluntário americano de 18 anos, Jesse Gelsinger, em 1999, e o desenvolvimento de câncer em duas crianças francesas tratadas com uma síndrome provocada pela falta crônica de defesas imunológicas.
fonte: g1 sp / Bem estar

Marco Aurélio assume presidência do TSE e critica manifestações

Da Agência Brasil
Brasília - O ministro Marco Aurélio Mello foi empossado hoje (19) no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro substituirá a presidenta Cármen Lúcia, que ocupou a função durante dois anos. A cerimônia de posse foi acompanhada pelo vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, além de outras autoridades do Judiciário.
Marco Aurélio ocupará a cadeira de presidente do TSE pela terceira vez. O primeiro mandato foi 1996 e 1997 e o segundo, de 2006 a 2008. No entanto, o ministro não presidirá as eleições do ano que vem. Dias Toffoli, empossado na vice-presidência, ocupará a cadeira de Marco Aurélio, que deixará o TSE em maio de 2014, quando completará quatro anos seguidos no tribunal, e deverá ser substituído por outro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em seu discurso de posse, o ministro criticou a violência das manifestações nas ruas e destacou que a urna deve ser o local de protesto dos cidadãos. “Descabe apoiar a bandalheira, o quebra-quebra dos encapuzados, o enfrentamento às autoridades. Mostram-se inviáveis a paralisação das atividades, o fechamento de vias públicas, o desatino, quando se tem à disposição o mais eficaz instrumento de modificação da realidade social e política, o voto! Sim, a vontade do povo é soberana, mas deve ser depositada nas urnas e não incendiada nas lixeiras das ruas”, frisou o ministro.
Fonte: Agência Brasil  

Primeiro ônibus elétrico a bateria brasileiro começa testes em SP

ônibus elétrico a bateria (Foto: Rafael Miotto/G1)Ônibus elétrico a bateria é apresentado em São Bernardo do Campo  (Foto: Rafael Miotto/G1)
O primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a bateria foi apresentado nesta terça-feira (19) em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. De acordo com a empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), uma unidade do veículo fará a operação de testes, a partir de dezembro, percorrendo o corredor Diadema-São Paulo.
Na primeira fase, o chamado E-Bus se deslocará sem passageiros. Porém, entre janeiro e junho próximos, começará a levar usuários no percurso. Sua capacidade máxima é de cerca de 150 pessoas.
"Dentro de 1 ano, queremos começar a substituir a frota a diesel e os trólebus pelos elétricos a bateria", disse Jurandir Fernandes, secretário de transportes metropolitanos do estado de São Paulo.
Segundo ele, a ideia é começar com cerca de 30 ônibus elétricos no corredor até o final de 2014. O próximo passo deve ser a implementarão dos veículos no corredor Jacu-Pêssego. Não foram divulgados valores do projeto.
Como funciona
Além de não emitir gases poluentes, uma vantagem em relação aos ônibus a diesel, o E-Bus não necessita estar conectado a cabos elétricos para a rodagem, como ocorre com os trólebus. "O problema dos trolébus é que a fiação gera manutenção alta, esse novo sistema traz mais agilidade", explicou o secretário Jurandir Fernandes.
  •  
bateria ônibus elétrico (Foto: Reprodução/TV Globo)São usadas 14 baterias como esta
(Foto: Reprodução/TV Globo)
"No projeto, utilizamos a mesma base dos trólebus [ônibus que recebem energia por meio de cabos elétricos], mas trocamos o sistema conexão aos cabos pelas baterias", explicou Paulino Hiratsuka, engenheiro da Metra.
O E-Bus possui autonomia para rodar 200 km com a carga da bateria. De acordo com a Eletra, empresa responsável pela interface de conexão entre o chassi e o sistema elétrico, é o 1º ônibus elétrico a bateria com 18 metros de comprimento no mundo.
Para serem recarregadas totalmente, as 14 baterias, que ficam no teto, necessitam de 3 horas, mas o veículo também possui sistema para recargas rápidas, que levam 5 minutos, dando mais 11 km de autonomia. Há um posto de recarga longa, de 3 horas, na sede da Metra, que administra o Sistema Metropolitano de Transportes, em São Bernardo, e outro, de recarga rápida, em Diadema.
O ônibus é fruto de uma parceria entre Eletra, Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation. O chassi é produzido pela Mercedes-Benz, em São Bernardo, enquanto o sistema de baterias foi desenvolvido pela Mitsubishi.
Nesta fase de testes, as baterias, assim como os postos de recarga, vieram do Japão, mas o projeto já prevê a nacionalização destes componentes.
De acordo com Hiratsuka, as baterias de íon-lítio tem vida útil de 10 anos. As empresas não divulgaram o custo do veículo nem o de sua manutenção.
Teste em Salvador
A cidade de Salvador também iniciará testes com um ônibus elétrico no próximo dia 27. O veículo é importado da China pela empresa BYD. Segundo a secretaria estadual de Cidade Sustentável, ele vai circular por duas semanas em uma linha que passa por quase toda a orla da capital baiana e será identificado, para que os passageiros saibam que se trata de um elétrico.
Hibribus (Foto: Divulgação )Hibribus, de Curitiba (Foto: Divulgação )
Híbridos em Curitiba
Em 2012, a cidade de Curitiba começou a utilizar ônibus híbridos feitos no Brasil. Movidos a eletricidade e biodiesel, os veículos são produzidos pela Volvo e reduzem em 90% a emissão de poluentes, na comparação com os ônibus convencionais.
Chamado de Hibribus, é mais silencioso, não emite ruídos em cerca de 30% do tempo de operação. O modelo é fabricado na unidade da montadora Volvo em Curitiba, a primeira a produzir o Hibribus fora da Suécia, sede mundial da marca. Os ônibus híbridos começaram a ser fabricados no país em junho de 2012.

FONTE: G1 SP

Brasil tem 157 cidades em risco de dengue e 525 em alerta, diz Saúde

Da esq., secretário Jarbas Barbosa, ministro Alexandre Padilha e ex-jogador Cafu participam do lançamento da campanha contra a dengue de 2013/2014 (Foto: Reprodução/Twitter/Ministério da Saúde)Da esq., secretário Jarbas Barbosa, ministro Alexandre Padilha e ex-jogador Cafu participam do lançamento oficial da campanha nacional contra a dengue de 2013/2014 (Foto: Reprodução/Twitter/Ministério da Saúde)
O Brasil tem 157 municípios em situação de risco de dengue e outros 525 em alerta, a maioria na Região Nordeste, informou o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, nesta terça-feira (19), em Brasília, durante o lançamento da campanha nacional contra a dengue, intitulada "Não dê tempo para a dengue" e encabeçada pelo ex-jogador de futebol e ex-capitão da seleção brasileira Cafu.
Esses dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), que mediu o nível de infestação pelo mosquito em 1.300 cidades brasileiras. Ao todo, foram encontrados focos de dengue em duas a cada cem casas pesquisas para o levantamento, revelou Barbosa.As cidades consideradas em risco, ou com sinal vermelho, são aquelas onde foram encontrados focos de dengue em mais de 4% das residências visitadas. Já os municípios em alerta ou sinal amarelo são aqueles em que houve foco em 1% a 3,9% dos domicílios.
Em 2013, o país notificou mais de 1,4 milhão de casos suspeitos, um aumento de 54,6% em relação a 2010. No ano passado, entre janeiro e novembro, foram registrados 500 mil casos de dengue, e o governo atribui essa elevação à transição dos governos municipais, que teria dificultado os trabalhos dos agentes de saúde, e à entrada do sorotipo 4, ao qual grande parte da população ainda está bastante suscetível.
O Sudeste foi a região com o maior número de notificações da doença em 2013, responsável por 63,4% do total, seguido do Centro-Oeste, com 18,4%, apontou Barbosa.
Já as internações por dengue sofreram uma redução de 30% em relação a 2010, segundo o secretário. O grande objetivo do Ministério da Saúde para a próxima temporada, que vai de janeiro a maio de 2014, é diminuir a quantidade de óbitos e de casos graves – estes tiveram um aumento de 61% em 2013.
Segundo Barbosa, o Brasil já tem um dos menores índices de mortalidade por dengue das Américas – 0,03 óbito para cada cem notificações –, e com melhorias na assistência o país conseguiu evitar 394 mortes pela doença este ano.
Investimento de R$ 363 milhões
Para manter a atenção voltada sobre a dengue neste verão, o governo destinará mais de R$ 363 milhões a ações de vigilância, prevenção e controle. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alguns estados (como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás) têm capacidade para diminuir ainda mais os óbitos e casos graves.
"Já conseguimos uma forte redução, mas esse número ainda não nos deixa satisfeitos. Observamos uma evolução muito rápida da dengue em pacientes idosos. Por isso, precisamos agir com mais cuidado. Profissionais estão sendo treinados para identificar sinais de alerta, fazer a prova do laço", disse Padilha.
De acordo com o ministro, muitas vezes os pacientes procuram um posto de saúde, mas não recebem acompanhamento durante a evolução do quadro. Quando acabam voltando à unidade, já estão em uma situação bem mais grave.
"Os médicos do Mais Médicos vão reforçar os cuidados da atenção básica nos bairros da periferia. Cerca de 80% deles vêm de países com experiência muito consolidada em cuidados com a dengue. Cuba, por exemplo, teve uma das menores letalidades quando enfrentou epidemias. Essa é uma das vantagens para as nossas equipes", destacou Padilha.
Segundo ele, os integrantes do programa participarão de uma videoconferência nesta quinta-feira (21) para obter mais informações sobre a campanha.
Sobre a presença de Cafu nos vídeos e no lançamento da ação, o ministro disse que o jogador tem a imagem de um líder que consegue mobilizar um time quando está em baixa e chamar a atenção.
"São lideranças como essa que precisamos em cada bairro, em cada comunidade do nosso país. Os municípios precisam de agentes de saúde assim para combater a dengue", afirmou Padilha.
Água x lixo
Há diferentes meios de proliferação para o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e eles variam de região para região. No Sudeste, por exemplo, 37,5% dos depósitos estavam em água armazenada em recipientes e 36,4%, no lixo. A maioria desses criadouros foram encontrados em domicílios, em pratos de plantas, caixas d'águas e outros locais.
Já no Centro-Oeste, o lixo é responsável pela maior parte dos depósitos do mosquito. Segundo o ministro Padilha, um ovo do Aedes aegypti é capaz de sobreviver até 300 dias em um recipiente seco, à espera de água.
"É por isso que pequenos detalhes em casa até grandes ações, como coleta de lixo e cata-bagulho, são fundamentais para enfrentar a dengue", ressaltou o ministro.
Para Padilha, o "campeonato" contra a dengue precisa começar antes que os casos apareçam, o que tem sido feito pelo ministério desde 2011, na tentativa de mobilizar os estados e municípios.
"O LIRAa é um guia importante de prevenção de risco, e serve para alertar os prefeitos sobre as ações de combate à dengue", disse Padilha.
FONTE: G1 SP
dengue (Foto: Arte/G1)


Madonna barra Lady Gaga na lista de artista musical mais bem paga de 2013

Madonna barrou Lady Gaga com facilidade
Madonna barrou Lady Gaga com facilidade
Ela ainda sustenta seu título de “Material Girl”, a Rainha do Pop, Madonna, superou com muita facilidade a cantora Lady Gaga e a banda Bon Jovi como a artista mais bem paga no ano de 2013 de acordo com o o ranking divulgado pela Forbes.
Madonna ganhou nada mais que 125 milhões no período de 12 meses encerrado em junho, principalmente com o resultado da MDNA Tour, na qual faturou 305 milhões de dólares, além de outras fontes de rendas que foram vendidas nos shows, uma linha de roupas e perfumes.
“Madonna está fazendo jus ao seu apelido: a Material Girl lidera por ampla margem nossa lista dos músicos com maior renda”, disse a Forbes.
Lady Gaga não f icou em uma posição ruim, a cantora que lançou recentemente seu álbum “ARTPOP”, ocupou o segundo lugar do ranking com 80 milhões de dólares, 1 milhão a mais que o Bon Jovi. Nos três casos, a principal fonte de renda foram os shows.
A Forbes montou a lista dos 25 artistas musicais mais bem pagos com base em dados da publicação Pollstar, da organização setorial RIAA e do serviço de monitoramento de vendas de ingressos Nielsen SoundScan. Foram ouvidos também advogados do setor, empresários e alguns dos próprios músicos


FONTE: TV FOCO

Luan Santana grava o programa “Sai do Chão” na Globo

Atração revela novos talentos da música Foto: Divulgação/Instagram
Nesta terça-feira (19), o cantor Luan Santana comandou o programa “Sai do Chão”, além dele, estava a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano. “Primeiro dia de gravaçao do meu programa Sai Do chão da Globo! Incrivel essa homenagem maravilhosa! Obrigado @fariapericles @zezedicamargoeluciano@camargoluciano Gleiser, Eduzão e toda equipe! Amanhã tem mais!“, escreveu Luan, em sua conta no Instagram.
Vale dizer, que o “Sai do Chão” será o mais novo dominical da Globo. O formato será focado em jovens talentos da música, a atração tem estreia prevista para janeiro e são os próprios artistas que conduzem o programa. Direção de núcleo será de Luiz Gleiser e roteirode de Claudia Vallim Silvio Essinger e Claudia Thevenet.
O programa global terá o mesmo esquema que o “Domingo da Gente”, da Record, a cada semana a atração traz no comando um convidado especial. Outro cantor que já também gravou a sua edição foi Thiaguinho. Paula Fernandes, Naldo Benny, Anitta e a dupla Jorge & Mateus também gravarão a novidade.
Veja:
Fonte: tv foco

Família vai processar quem divulgar vídeo de sexo da jovem Júlia Rebeca

Fonte: Denison Duarte - A família da jovem Júlia Rebeca, 17 anos, garante que vai tomar todas as providências contra pessoas e instituições que estiverem divulgando e/ou exibindo o vídeo da adolescente fazendo sexo no intuito de difamá-la. A informação é do advogado da família Paulo Roberto.

As investigações estão acontecendo de forma sigilosa. “A família fica abalada a cada vez que as imagens da Rebeca aparecem na televisão ou na internet, tornando um drama cada vez maior. O meu papel de advogado é exatamente este: de trabalhar registrando documentos, reunindo provas para, futuramente, estar entrando com as ações cabíveis. O sensacionalismo está sendo feito com a morte da Júlia”.

O advogado conta com o apoio da polícia no intuito de provar que a família somente teve conhecimento do vídeo após o sepultamento da adolescente. Ele contraria o que dizem os meios de comunicação sobre o caso. “Tudo é mentira! A família somente tomou conhecimento do vídeo na terça-feira, 12, após o enterro da Júlia Rebeca.”

Informações da defesa apontam que um site (não revelado) trata da existência de outro vídeo da adolescente. “Estamos com a polícia buscando saber se esse novo vídeo é verdade. E, se for, que se apure também para saber em quais circunstâncias ele teria vazado”, disse o advogado ao afirmar que alguns parentes dos menores envolvidos no vídeo já foram ouvidos pela polícia.


Como parte das investigações, a defesa afirma que será feita uma análise da situação para que se descubra quem filmou, quem ficou com as gravações e quem fez vazar o vídeo na internet.

Dentre as especulações que circulam na internet há uma que afirma que os outros dois jovens que estavam no vídeo também tentaram suicídio.

O caso ganhou notoriedade em rede nacional de televisão neste final de semana, após Júlia Rebeca cometer suicídio ao ter divulgado o seu vídeo na internet.

Segundo a Delegacia de Crimes Virtuais, quem divulga ou compartilha esse tipo de vídeo comete vários crimes ao mesmo tempo.

FONTE: Denison Duarte e Blog Jair Sampaio 

Exclusivo: Silvio Santos se arrepende de ter tirado o “SBT Notícias” do ar; entenda!

neila-medeiros-apresentando-sbt-noticias
O “patrão” se arrependeu
(Foto: Reprodução/ SBT)
Nesta segunda-feira (18), todos receberam uma notícia que praticamente já era esperada há algum tempo. Conhecendo o modo como Silvio Santos comanda o SBT, todos esperavam que ele tirasse o telejornal de Neila Medeiros do ar e foi o que aconteceu! 
O motivo da extinção do “SBT Notícias”, foi a baixa audiência alcançada pela atração, que durante os quase dois meses em que permaneceu no ar, registrou médias entre 2 e 4 pontos na Grande São Paulo ficando atrás da Record, Band e até mesmo TV Cultura em alguns dias.
Uma fonte do TV Foco, revelou que o “patrão” está arrependido de ter tirado o telejornal de Neila Medeiros do ar, isso porque a série “Eu, a Patroa e as Crianças”, que foi escalada para substituir o “SBT Notícias”, não apresentou acréscimo na audiência que o jornalístico vinha obtendo.
Pelo que se sabe, Silvio não está nada satisfeito em ter tirado o telejornal da programação.
*Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.

Fonte: TV FOCO

ÔNIBUS COM 54 PASSAGEIROS PEGA FOGO EM MOSSORÓ

 Ônibus da empresa Viação Nordeste foi totalmente destruído pelas chamas (Foto:  Fabrício Martins)

Um ônibus da Viação Nordeste que fazia uma viagem de Fortaleza para João Pessoa pegou fogo no início da madrugada desta terça-feira (19). Aconteceu pouco antes de 1h, no quilômetro 69 da BR-304, nas proximidades do município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. As chamas destruíram totalmente o veículo e a bagagem dos 54 passageiros e dos dois motoristas que estavam a bordo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ninguém ficou ferido.
De acordo com o inspetor Roberto Cabral, da assessoria de comunicação da PRF, há relatos de que o fogo começou na parte traseira do ônibus. Na tentativa de apagar as chamas, um dos motoristas inalou muita fumaça e precisou de socorro médico. "Ele foi atendido pelo Samu, mas logo foi liberado", acrescentou.
Rogério Oliveira, gerente da Viação Nordeste, em Mossoró, disse que a empresa prestou atendimento imediato. "Soube do acidente logo após o acontecido e me desloquei ao local. Chegando lá, encontrei o ônibus já tomado pelas chamas. Graças a Deus ninguém se feriu. Deslocamos um ônibus reserva para os passageiros que quiseram seguir viagem para João Pessoa. Outros optaram por voltar para Fortaleza", contou Rogério.
Além do ônibus, todas as bagagens também foram destruídas pelas chamas durante o incêndio na BR-304, em Mossoró (Foto: Erisberto Rêgo)
O gerente informou ainda que todo o compartimento de bagagem do veículo foi atingido pelas chamas. "Conseguimos retirar todos os passageiros a tempo, mas o compartimento de bagagem foi todo perdido. Foi a parte do veículo que primeiro pegou fogo", disse Rogério.
Ainda de acordo com ele, o incêndio começou no motor do ônibus. O gerente garante que ônibus estava com a manutenção em dia. "O incêndio começou na parte do motor. O veículo havia passado por manutenção na segunda-feira (18). Todos os veículos da empresa passam por revisão diariamente. Poderia ter acontecido até com o veículo novo", disse Rogério.
A empresa irá aguardar o resultado da perícia para apurar as possíveis causas do incêndio.
Fonte: G1 / RN

RN conquista 11 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude - Belém 2013



Após sediar a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, em setembro passado, o Rio Grande do Norte conquistou 11 medalhas na etapa de 15 a 17 anos da competição, que aconteceu entre os dias 07 e 16 de novembro, em Belém (PA). O Estado foi premiado nas modalidades de atletismo, luta olímpica, natação, futsal, judô, vôlei de praia, handebol e vôlei com três medalhas de prata e oito de bronze.
Para a ida da delegação potiguar ao evento, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel) custeou R$ 320 mil em passagens aéreas.  Para o secretário adjunto da pasta, Giovani Carvalho, coordenador da delegação do RN nos Jogos, “além da boa participação, a equipe pontuou também no comportamento: não houve nenhum problema”.
Outro saldo positivo para o RN: a dupla de estudantes do colégio Sagrada Família obteve destaque e o jogador William Nóbrega foi convocado para participar da seleção brasileira.
Esta foi a primeira vez que a região Norte sediou o evento que contou com a participação de quatro mil atletas de 1251 escolas do Brasil. Ao todo, participaram os 26 estados brasileiros, o Distrito Federal e a cidade sede. Os Jogos Escolares da Juventude acontecem anualmente em duas etapas. A primeira, de 12 a 14 anos, foi em Natal, quando o RN conquistou 18 medalhas.
Em 2014, a cidade de Londrina, no Paraná, será a sede dos Jogos Escolares da Juventude, etapa para jovens com idade entre 12 e 14 anos.  A etapa de 15 a 17 anos ainda não tem local confirmado.
Quadro Geral de Medalhas

Prata:
Expansivo Colégio e Curso (Futsal)
Lucas Souza – Escola Marista Champagnat (Atletismo, salto em distância)
Milles França- Escola Estadual de Paulo Freire (Luta Olímpica, categoria: Médio)

Bronze:

Lidrielly Silva – Colégio Encanto (Luta Olímpica, categoria: Leve)
Ana Beatriz Costa - Colégio Beriano (Luta Olímpica, categoria: Pesado)
José Augusto – Escola Estadual Dulce Wanderley (Luta Olímpica, categoria: Leve)
João Coutinho – CEI Romualdo Galvão (Natação, 100 metros borboleta)
Mayra Lima- Colégio Marista (Judô, categoria: Meio Médio)
Samuel Cavalcante e Willian Nóbrega- Instituto Sagrada Família (Vôlei de Praia) 
Henrique Castriciano (Vôlei)
Instituto Sagrada Família (Handebol)

*Fotos: Delegação do Rio Grande do Norte

INFORMAÇÕES A IMPRENSA:Assecom/RN

Mão Amiga: governadora entrega cheques a empreendedores de Parnamirim

O Mão Amiga, programa de financiamento do Governo do Estado, entregou na manhã desta terça-feira (19), 19 cheques aos micro e pequenos comerciantes do município de Parnamirim. Os trabalhadores receberam os recursos das mãos da própria Governadora Rosalba Ciarlini, que deverão ser aplicados para o incremento das atividades comerciais e de serviços desenvolvidos pelos empresários.
A solenidade foi realizada no Plenário Dr. Mário Medeiros, na Câmara Municipal de Parnamirim, e contou com a presença secre


tário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho e do adjunto da pasta, Sílvio Torquato; do diretor presidente da Agência de Fomento do RN (AGN), João Augusto Melo; dos deputados estaduais José Adécio e Gilson Moura e de vereadores da Casa, entre eles, o propositor da ação que levou ao município o micro-crédito estadual, Gildásio Figueiredo. 
Ao todo, no município, o Governo do Estado financiou R$ 25.800,00 em créditos para os empreendedores autônomos e informais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, falou sobre o significado do Programa. “O Mão Amiga vai impulsionar a atividade do pequeno empresário e vai permitir que cada um deles tenha condições de se habilitar para novos empreendimentos e novos empréstimos, já que os juros cobrados pelo Governo são de zero por cento. Assim, qualquer um pode conseguir crescer e empregar novos trabalhadores. O impacto econômico e social é imenso. Por isso o Mão Amiga está mudando a realidade dos municípios do RN”.
Rosalba Ciarlini parabenizou os dezenove trabalhadores e afirmou que o Governo do Estado está cumprindo o seu papel ao financiar e capacitar os empresários do RN que terão a responsabilidade de movimentar a economia gerando emprego e renda para o seu município.
“Estamos chegando a quase R$ 1 milhão em investimentos em todo o Estado. Desejamos que cada um de vocês possa crescer com a força do seu trabalho e que não falte uma mão amiga durante esse tempo de desenvolvimento. É preciso lembrar que no Brasil de hoje mais de 50% dos empregos gerados surgem do empreendedorismo individual e do pequeno produtor. Eu desejo que essa mão amiga impulsione todos a crescerem muito mais”, declarou a chefe do Executivo Potiguar.
Lançado no mês de abril deste ano, o programa concede financiamentos, no valor de R$ 300 a R$ 1.500,00, sem juros (pagamentos em dia) para trabalhadores  autônomos. Num segundo empréstimo, o cliente pode obter crédito de até R$ 1.700,00. 
O objetivo do Mão Amiga é fomentar a economia do estado, através de qualificação e apoio financeiro ao pequeno empreendedor, retirando-o da informalidade de forma sustentável.

INFORMAÇÕES A IMPRENSA:Assecom/RN

Obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água de Encanto estão em ritmo acelerado.





Um pleito encampado pelo Prefeito, Alberone Neri, junto ao Governo estadual do Rio Grande do Norte, está próximo de se concretizar. Com recursos oriundos do PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento), as obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água da cidade de Encanto estão em ritmo acelerado.

A batalha pela ampliação do sistema de abastecimento de água de Encanto é uma luta travada pelo Prefeito Alberone Neri, que reivindicou também, a substituição do sistema de captação que funciona atualmente através de poços tubulares e que não atendem mais a demanda da cidade para o açude público do município.

Ele explicou que o manancial de água está localizado no Encanto de Cima, tendo capacidade para praticamente 10 milhões de metros cúbicos de água é e sempre o 1º a sangrar na região, quando do período invernoso.


Para a implantação do novo sistema de abastecimento da cidade, a CAERN está aplicando recursos da ordem de R$ 987.469,61 e a direção da empresa se comprometeu com o Prefeito Alberone Neri, em entregar a obra durante a festa do Padroeiro do município, São Sebastião, que ocorre no período de 10 a 20 de janeiro do próximo ano.

Secretaria de Educação realiza encontrão do Programa Brasil Alfabetizado.

A Secretaria de Educação e Cultura do município de Encanto realiza um encontrão-confraternização do Programa Brasil Alfabetizado com ampla participação do público alvo do programa.
A Secretária Maria Aparecida destacou que o evento foi realizado na última sexta feira, no sítio Sanharão e contou também com a participação do Prefeito Alberone Neri, equipe da Secretaria de Educação e Coordenadores do Programa.

O Programa Brasil Alfabetizado foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura desde 2003, sendo voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

O programa tem o objetivo de promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.


Dia 19 de Novembro comemora-se o Dia da Bandeira , Conheça a Historia .

A comemoração do dia da bandeira se constituiu como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira, o dia da bandeira simboliza a nação brasileira.

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.
As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa.  
Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.
Leandro Carvalho
Mestre em História

Pilões/RN: Agricultor é morto com um tiro no peito esquerdo enquanto juntava gado

O agricultor Reginaldo Gonçalves da Silva, 25 anos, foi morto com um tiro no peito esquerdo, no final da tarde desta segunda-feira (18), quando juntava o rebanho bovino em um roçado no Sítio Tamarindo, nas imediações da cidade de Pilões/RN.

De acordo com informações Reginaldo de Agostinho teria ido juntar o os animais  quando foi surpreendido por seu algoz, que se aproximou efetuando apenas um disparo de arma de fogo, provavelmente de revolver  calibre 38, atingindo em cheio seu peito esquerdo, após ser atingido a vítima correu por alguns metros em direção a seu pai ao abraçá-lo  disse que estava morrendo e citou o nome do responsável pelo tiro, um veiculo de um comerciante tentou socorrer a vítima e o  Sr. Agostinho pediu o apoio da Policia Militar para escoltar seu filho enquanto era levado para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN, o qual faleceu no trajeto antes mesmo de chegar a unidade hospitalar, em seguida foi encaminhado ao ITEP/RN para exames de necropsia.

Os PMs  do Destacamento Policial de Pilões/RN ao retornarem a cidade localizaram  e prenderam o suspeito que nega a autoria do crime, mesmo assim foi apresentado à 8ª DRPC  em Alexandria/RN para as providencias cabíveis.

O pai da vítima disse que não sabe informar o motivo que o suposto acusado  matou seu  filho, acrescentando que esse é o segundo filho que perde dessa maneira,   o outro foi morto com um tiro de arma de grosso calibre, há três anos quando se encontrava trabalhando em uma roça no Sítio Baliza, zona rural de Pilões/RN e até hoje o crime e nem o motivo  foi esclarecido pela Justiça.

fonte: Nossa Paraná RN

Médicos americanos alertam para o risco do uso excessivo de antibióticos em crianças

Segundo pediatras, uma em cada cinco crianças tratadas com antibióticos nos pronto-socorros não precisaria tomar o remédio. Drogas podem provocar diversos efeitos colaterais

Criança e remédio
Antibióticos devem ser usados para combater enfermidades causadas por bactérias, não por vírus (Thinkstock)
Mais de uma a cada cinco visitas de crianças ao pronto-socorro resultam em prescrição de antibióticos nos Estados Unidos. Mas pelo menos 20% dessas receitas não precisariam ser prescritas. É isso que revela um artigo publicado no periódico Pediatrics desta segunda-feira. No texto, membros do Comitê de Doenças Infecciosas da Academia Americana de Pediatria recomendam aos médicos mais cautela antes de receitar antibióticos a crianças. 
Os pediatras explicam que antibióticos devem ser usados para combater enfermidades causadas por bactérias, não por vírus. Caso contrário, além de ineficaz, o antibiótico pode provocar efeitos colaterais que variam desde diarreias e aparecimento de erupções cutâneas até severas reações alérgicas e morte por ataque cardíaco. Além disso, o uso excessivo da droga contribui para a criação de bactérias mais resistentes aos medicamentos, um grave problema — ao menos 23 mil americanos morrem em decorrência de infecções causadas por superbactérias.
Segundo os pediatras, os motivos que mais costumam levar as crianças ao médico são simples resfriados e infecções respiratórias e de ouvido – todos causados por vírus, não por bactérias. O grande número de prescrições de antibióticos seria, portanto, injustificável. 
Diagnóstico — Os sintomas das infecções causadas por vírus e bactérias são semelhantes. Para evitar enganos, os médicos devem ser cuidadosos na anamnese. Quando a criança é maior e não sente muitas dores, uma opção é simplesmente esperar um pouco e observar se os sintomas vão embora em pouco tempo (caracterizando apenas um resfriado, por exemplo) ou se persistem. 
Mesmo nos casos em que o medicamento é recomendável, é possível diminuir as chances de efeitos colaterais indesejáveis. No artigo publicado na Pediatrics, os americanos recomendam o uso de antibióticos de curto espectro, que são mais específicos e agem apenas contra algumas bactérias. É o contrário do que acontece com as versões de largo espectro, que possuem a capacidade de agir contra mais bactérias, mas, por esse mesmo motivo, podem acabar destruindo também algumas bactérias benéficas e essenciais ao organismo. 

fonte: Veja.com

Ticiane Pinheiro e Adriane Galisteu cravam possível guerra virtual

De que lado você está?
De que lado você está?
Não é novidade para ninguém que Adriane Galisteu era a mais preferida da Record para ser a apresentadora fixa do programa “Domingo da Gente”, mesmo com os investimentos de Roberto Justus, ex-marido de Ticiane Pinheiro.
Acontece que tudo se inverteu após a segunda edição do programa ir ao ar, Ticiane Pinheiro desbancou sua concorrente e conseguiu ótima audiência em comparação a de Galisteu, que perdeu pro SBT.
Agora os dois lados têm que provar qual é o melhor. Na internet, Ticiane retweetou uma frase que a colocava muito para cima, e comparava sua audiência com a de Galisteu.
Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter

@TicePinheiro segundo dados consolidados, deu média de 8 pontos. Isso é quase o dobro do que deu Galisteu, 5pts. Tici foi muito elogiada!!!

Não deixando barato, Adriane postou uma foto em seu instagram que insinuaria que que Ticiane fez um “servicinho barato e ruim”.
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

“Sempre vai existir alguém… Que fará o serviço mais barato!”

É. Pelo visto esta história ainda vai dar muito o que falar!!!


fonte: Tv foco