terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Chegaram “Mais Médicos” ao RN; municípios de Água Nova e Pau dos Ferros serão contemplados


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte programou uma recepção especial para os médicos que estão vindo para o RN através do programa Mais Médico. Hoje, mais 144 desembarcaram na capital e se juntam aos outros 53 que já estavam trabalhando nas cidades norte-rio-grandenses.

O primeiro grupo a chegar, na manhã desta segunda-feira, 02, composto por sete médicos, foi recepcionado pela governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, o ministro da Previdência Garibaldi Alves, representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e apoiadores do Ministério da Saúde.

À noite, por volta das 23h, chegam mais 84, totalizando 91 médicos. Os quatro profissionais que irão completar o grupo vão permanecer em Brasília, concluindo o processo avaliativo oferecido pelo Ministério da Saúde.

Segundo Hugo Mota, Coordenador do Provab/Mais Médicos, os 95 médicos que chegaram nesta fase irão atuar em 71 municípios do RN, dentre eles Pau dos Ferros e Água Nova.

A partir desta terça-feira (3), à tarde, eles participam de uma programação promovida pela Comissão Estadual do PROVAB/Mais Médicos, para conhecer a situação epidemiológica do Estado, o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a realidade da população norte-rio-grandense.

Com informações do Blog do Capote
ARF

Sete médicos cubanos desembarcam em Natal e são recebidos pela Governadora Rosalba Ciarlini






A cidade de Acari, na região do Seridó, terá sua assistência básica de saúde ampliada com a chegada de sete novos profissionais cubanos que passarão a atender na zona urbana e rural do município. Os médicos foram recepcionados pela Governadora Rosalba Ciarlini no final da manhã desta segunda-feira (02), ainda na pista de pouso da Base Aérea de Natal.
Acompanhada do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a chefe do Executivo Potiguar conversou com os profissionais e aproveitou para garantir as boas-vindas a todos eles. “Eles chegam para reforçar a saúde preventiva e básica dos nossos municípios. Alguns deles passam por situações precárias, pela falta de profissionais e por isso congestionam as unidades da capital. Só temos a ganhar com a chegada desses médicos, que, aqui no Estado, serão sempre muito bem-vindos”, disse. Rosalba Ciarlini também lembrou a iniciativa que executou na década de 80, quando levou para Mossoró profissionais cubanos. “Foi uma experiência pioneira que deu muito certo e por isso eu atesto a qualidade do programa Mais Médicos, até que o Brasil tenha médicos suficientes para suprir as necessidades do País”, destacou.
Na pequena comitiva vieram seis médicas e um médico, todos com formação generalista, que atuarão como clínicos gerais nas unidades municipais do Estado. Outros 84 médicos desembarcarão em Natal na madrugada desta terça-feira (03). Serão 91 profissionais que se juntam agora aos 53 que já estão em atividade no Rio Grande do Norte, totalizando 144 médicos do programa em 90 municípios.
Em Natal, os médicos passarão uma semana conhecendo a realidade local da rede pública de saúde do Estado e as características epidemiológicas da população antes de seguirem para as cidades onde vão atuar.
Martha Marisela, uma das médicas cubanas que integram o Mais Médicos, falou que a primeira sensação ao desembarcar no Brasil foi de medo, mas o sentimento já foi transformado em vontade de ajudar. “Viemos para dar o nosso melhor e trabalhar para a população que tanto precisa da nossa ajuda, vamos aprender muito com o povo brasileiro”, disse.
O Mais Médicos chegará a quase 500 mil pessoas que não tinham acesso a atendimento em atenção básica no Estado.
A lotação dos médicos cubanos nos municípios segue critérios técnicos, dando igual prioridade às cidades em que é maior a parcela de pessoas dependente completamente do atendimento ofertado pelo SUS e àquelas com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fotos: Elisa Elsie
Assecom-RN

Governadora e ministro da Ciência e Tecnologia inauguram no RN o primeiro radar meteorológico de monitoramento








Na sede da Base Aérea de Natal, a Governadora Rosalba Ciarlini e o ministro Marco Antonio Raupp inauguraram juntos, nesta segunda-feira (02), o primeiro radar meteorológico da Rede Observacional do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden. O equipamento tem a finalidade de cobrir todo o Nordeste brasileiro e, por meio da observação, desenvolver, implementar e testar sistemas de prevenção dos desastres naturais típicos da região, como a seca e ocorrências de fortes chuvas.
 O aparelho faz parte de um conjunto de nove dispositivos adquiridos pelo Cemaden, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em Natal, o radar cobrirá cerca de 80% do RN, incluindo a maior parte da região semiárida e a faixa litorânea. Informações fornecidas por esse sistema permitirão monitorar os extremos de chuvas que provocam deslizamentos de solos e inundações. Os radares instalados também irão auxiliar no planejamento das atividades agrícolas e do abastecimento de água para a população. 
 A solenidade de inauguração do novo radar contou ainda com a presença do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e da reitora da Universidade Federal do RN, Ângela Paiva.
 Na ocasião, as autoridades presentes acompanharam as explicações dadas pela coordenadora do Cemaden, Regina Alvalá, que exemplificou o funcionamento do sistema de monitoração. Segundo ela, o equipamento permitirá uma resposta mais imediata às possíveis ocorrências de fenômenos naturais no RN. “Vamos melhorar a previsão do tempo muito rapidamente e antecipar a emissão de alertas às autoridades da defesa civil”.
 Para a Governadora Rosalba Ciarlini, o radar meteorológico representa um avanço na área de prevenção. Ela também aproveitou para agradecer ao ministro Marco Antonio Raupp, pelo apoio neste setor. “Só sabe o que é uma seca quem já viveu uma. É um prejuízo inestimável para o homem do campo e também para a nossa economia. Poder contar com um equipamento como esse só nos favorece, pois vamos conseguir nos antecipar e desenvolver ações mais rápidas e eficazes”, declarou a chefe do Executivo Potiguar”.
 O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação falou sobre as medidas de prevenção que estão sendo desenvolvidas e executadas pelo Governo Federal. “Essa aquisição é mais uma manifestação do nosso plano de gestão de riscos. Oferecemos prevenção, mapeamento, monitoramento, alerta e resposta aos fenômenos. O aspecto social também deve ser considerado, já que famílias que moram em encostas e zonas de risco vão poder contar com o nosso sistema, vamos nos preparar para possíveis situações de colapso de desabastecimento de água e de preparação para a safra”, pontuou Marco Antonio Raupp. A instalação de radares atende a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais, lançado em agosto/2012 pelo Governo Federal.
 Garibaldi Alves Filho também falou sobre a aquisição do novo radar. “Tenho acompanhado com freqüência a ocorrência de chuvas aqui na nossa região. Nós enfrentamos as duas calamidades: a falta de chuva e também a abundância dela, que afeta e maltrata a terra do mesmo jeito que a seca. Um radar como esse vai nos deixar bem preparados para enfrentar qualquer um desses problemas”.

Assecom RN