sábado, 14 de dezembro de 2013

Esportes: Data para inaugurar a Arena depende da presidenta

A agenda da presidenta Dilma Rousseff será determinante para a data da inauguração da Arena das Dunas. Como a governadora Rosalba Ciarlini faz questão de contar com a presença da chefe do poder executivo federal na festa, os organizadores da cerimônia aguardam a confirmação do dia em que ela terá espaço na agenda para estar em Natal. O secretário da Secopa-RN, Demétrio Torres, afirmou que tudo que for dito em relação ao assunto neste momento, não passa de especulação.
Alex Régis
As obras na Arena das Dunas já ultrapassaram os 97% do seu total e devem ser concluídas este mês

Os preparativos, fora a intenção de realizar o clássico entre ABC x América, estão sendo mantidos em completo sigilo, mas na pauta da organização está incluso a realização de shows e apresentações com artistas locais. Não foi confirmada nenhuma atração nacional até o momento.

“Tudo está dependendo dessa data da visita da presidente Dilma. Ela é quem irá determinar o dia da inauguração, mas a programação está sendo planejada. A realização do clássico entre ABC x América ainda não está descartada, mas possa ser que de acordo com o dia estabelecido, o calendário dos dois clubes impeça eles de se enfrentarem devido a outros compromissos”, ressaltou Demétrio Torres, reforçando que não está muito interessado em se aprofundar na questão, pelo fato de existir muita especulação em torno da mesma. “Não sou muito chegado a especulações”, disse o secretário.

O diretor presidente do consórcio Arena das Dunas, Charles Maia, lembrou que inicialmente se chegou a trabalhar a possibilidade de inaugurar a Arena das Dunas no dia 5 de janeiro. Porém foram apresentadas as questões da pré-temporada dos clubes e apresentação dos atletas e, dessa forma, eles passaram a trabalhar a data do dia 12 como a mais provável para realização da festa de abertura.

“Quando se tem de unificar a agenda de autoridades a questão não é muito fácil. Por isso estamos trabalhando a data que dê para atender melhor a todo mundo. São muitos fatores que têm de coincidir. Mas se a inauguração não ocorrer no próximo dia 12, a única coisa que posso garantir é que essa festa será realizada ainda no mês de janeiro”, afirmou Charles Maia.

TRIBUNA DO NORTE

Família de Reginaldo Rossi divulga foto de cantor na UTI

Familiares do cantor Reginaldo Rossi, preocupados com a onda de boatos sobre a morte do artista pernambucano, divulgaram uma fotografia do ‘Rei do Brega’ internado e consciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Memorial São José, no Recife/PE.

Na imagem, Rossi aparece sentado ao lado de duas enfermeiras.

A fotografia foi publicada na rede social Twitter, no início da noite desta quinta-feira (12).

“E o rei do brega Reginaldo Rossi se despede de todos nós”, comentou um dos internautas da rede social Facebook. “Disseram que esse homem tinha morrido”, disse outra pelo Instragram.

Segundo a equipe médica que o acompanha, na quarta-feira (11), o cantor foi diagnosticado, com câncer no pulmão. Rossi tem 69 anos e está internado desde o dia 27 de novembro.


Pollyana Sorrentino

Saída de Khrystal do The Voice repercute nas redes sociais


A trajetória de Khystal no reality show musical The Voice Brasil foi encerrada no programa da última quinta-feira. A cantora natalense interpretou “Lamento sertanejo”, composição de Dominguinhos, mas a jurada de seu time, Claudia Leitte, preferiu “Sorri” (versão de Djavan para uma composição de Charles Chaplin), na voz da concorrente Gabby Moura. Já o público votou em Sam Alves e sua versão para “Mirrors”, de Justin Timberlake. A eliminação surpreendeu o público e também os outros técnicos do programa. Outra surpresa da noite foi a eliminação do cantor Dom Paulino, considerado um dos favoritos da competição.
alex carvalho/tv globo
Khrystal cantou “Lamento Sertanejo” na semifinal, ao vivo

Khrystal desabafou no Facebook. Ela acredita que a música, imposta pelo programa, não a favoreceu propositadamente: “Quando a base chegou no meu e-mail um dia antes de viajar, eu já sabia que era pra me tirar. Depois de cantar ‘A carne’, o que danado eu ia fazer com ‘Lamento Sertanejo’? Uma música belíssima, mas triste pra danado para aquela ocasião. Quem ‘mexeu na peça’ e me impôs a canção, sabia o que tava fazendo e eu senti o cheiro foi na hora”, disse. Ela conta que chegou a comentar o fato com as pessoas mais íntimas. “Mas eu tentei fazer o meu melhor...que não foi suficiente pra continuar. Fazer o quê?”, lamentou, sempre ressaltando o apoio que recebeu da técnica Claudia Leitte e que sem a ajuda dela, não teria chegado até ali. “Essa galêga lutou por mim até onde ela pôde e isso eu não esquecerei nunca. Foi a única que eu senti que queria me ajudar mesmo...Só cantei “A carne” porque ela abriu os caminhos. Obrigada obrigada mil vezes”, escreveu.

A repercussão nas redes sociais provou que a torcida para Khrystal era grande. O deputado baiano Jean Wyllis, fã declarado da cantora potiguar, postou várias vezes no Twitter: “Lucy Alves é, assim como Khrystal, uma artista pronta e com a qualidade dos que vieram para durar, para ficar! Khrystal, vou te dizer algo por experiência própria: a pessoa é para o que nasce! Quero seus discos e seu show!”. O cantor e compositor Flávio Venturini também apostou: “Salvaria também a Khrystal”. 

O autor de novelas Aguinaldo Silva escreveu: “Khrystal merecia estar na final, por ser uma artista original”. Grazi Massafera também concordou: “Os jurados fazendo as piores escolhas. Dom Paulinho e Khrystal mereciam continuar na competição”. Suzana Vieira, que já tinha declarado sua preferência pela potiguar em outra ocasião, publicou no Twitter: “Não me conformo que a Khrystal saiu!”. O perfil fake DilmaBR, um dos mais populares das redes sociais no Brasil, declarou torcida pela natalense: “Khrystal canta bem, é simpática e não abre mão de suas raízes. Pra mim, merece ser finalista. Vontade de vetar a eliminação da Khrystal e expulsar a Claudia Leitte do programa!”. 

Estão na próxima fase Sam Alves e Gabby Moura, do time de Claudia Leitte; Luana Camarah e Pedro Lima, do time de Lulu Santos; Rubens Daniel e Cecília Militão, do time de Daniel Lucy Alves e Marcos Lessa, do time de Carlinhos Brown.

TRIBUNA DO NORTE

Wilma de Faria Fala sobre decisão do TRE contra Rosalba: “O povo já esperava isso”

"O povo está sofrendo e essa situação de incerta só prejudica mais a população".
A ex-governadora Wilma de Faria não ficou feliz com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de afastar a atual governadora Rosalba Ciarlini.

Em entrevista concedida antes da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que concedeu efeito suspensivo para que a chefe do Executivo estadual continue no cargo até o julgamento do mérito do caso, a atual vice-prefeita de Natal comentou a situação de Rosalba e, apesar de dizer que o povo já esperava por esse afastamento, a ação não foi “boa para o Rio Grande do Norte”.

“É um momento, realmente, muito difícil para o Rio Grande do Norte. O Estado, que já estava parado, imagine agora, com essa indefinição, aguardando uma decisão judicial. Estamos aguardando. A verdade é que a gente sabe que cabe recurso, tem outras instâncias, então, tem que aguardar, mas o Rio Grande do Norte está preocupado. O povo está sofrendo e essa situação de incerta só prejudica mais a população”, comentou Wilma de Faria.

A ex-governadora preferiu não comentar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, afirmando que “essa questão de ser justa ou não é da Justiça e eu não posso falar pela Justiça”, contudo, ressaltou que “o povo já esperava isso (o afastamento de Rosalba). Eu já ouvi o povo dizer isso”.

Wilma de Faria acrescentou que o “futuro a Deus pertence”, mas que se Robinson Faria, vice-governador, chegasse a assumir, ele iria ter muitas dificuldades. “A administração que está sem funcionar, está parada, ele vai ter muitas dificuldades”, analisou.

Em almoço com a imprensa na tarde de quinta-feira, Wilma de Faria também confirmou o objetivo de definir o futuro político (se será candidata ao Senado ou, de novo, ao Governo do Estado) somente depois de março, quando tiver concluído uma cruzada que está fazendo no interior do Estado.

“Porque normalmente é assim. Só se define no ano da eleição, não se define antes. E, além do mais, a gente vai visitar todos os municípios. Nós visitamos todas as regiões, mas não todos os municípios e queremos visitar todos os municípios, porque aí a gente fala não só com o meu partido, mas também com todos que simpatizam com a nossa candidatura e pessoas que não são militantes, mas são simpatizantes e precisamos ouvir essas pessoas”, explicou a ex-governadora.
Jornal de Hoje

Energia: RN recupera o desempenho em novo leilão com 25 parques

O Rio Grande do Norte foi o segundo maior vendedor de energia eólica no leilão A-5, realizado ontem pelo governo federal, com entrega de energia prevista para a partir de 2018. O estado teve 25 projetos eólicos contratados, representando um volume de 684,7 Megawatts (MW),e só ficou atrás da Bahia, com 41 projetos e 1.000,8MW.

Eólica no RN: o Estado é um dos maiores polos de investimentos

O desempenho do RN, considerado positivo por analistas, é registrado após participação nula do estado no leilão de energia realizado em novembro, em que não conseguiu emplacar nenhum projeto de energia eólica. 

“O resultado de hoje (ontem) recupera um pouco do resultado negativo do (leilão) A-3 de novembro e mantém o estado na liderança de MW eólicos contratados nos leilões desde 2009 até hoje”, diz o presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN (SEERN) e do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean-Paul Prates. “Ainda somos o estado com mais MW vencedores em leilão, somando tudo”, acrescenta ele. 

A melhora de desempenho do estado neste leilão está relacionada às linhas de transmissão de energia. Os leilões exigem que os parques eólicos tenham garantia de conexão, mas as linhas do estado – que são de responsabilidade da Chesf - estão em implantação e atrasadas. Como os parques que participaram do leilão de novembro terão de entregar energia daqui a três anos, o RN ficou prejudicado na disputa. 

“Neste leilão A-5 (realizado ontem) como há mais tempo para implantar o parque eólico (5 anos ao invés de 3), é certo que o problema das linhas de transmissão estará equacionado. Assim, as empresas puderam participar mais tranquilamente quanto a isso”, disse Prates, que é também ex-secretário de energia do estado.

Recorde

A Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) disse ontem que 2013 foi um ano histórico no volume de contratação de energia eólica no Brasil. Só no leilão de ontem foram contratados 2,3GW de energia eólica, ao preço médio de R$ 109,93. Com esse número, a fonte contabiliza 4,7GW contratados nos três leilões realizados ao longo do ano, “um recorde de desempenho celebrado pelo setor”, segundo a ABEEólica.

Para o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, o sucesso do leilão de ontem pode ser fundamentado em diferentes aspectos. É o caso, por exemplo, da contratação apenas de fontes renováveis, assim como a diversificação de fontes, com a contratação de projetos hídricos, de biomassa e eólico.

Tolmasquim ainda destacou a volta das pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) ao certame. Também havia projetos de energia solar na disputa, mas nenhum foi contratado. “Essa ainda é uma fonte que não está preparada para competir de igual para igual com as demais”, disse Jean-Paul Prates.

A EÓLICA nos estados

Projetos e energia contratada em leilões, por Estado:

Leilão A-5 (realizado ontem)

BA: 41 projetos eólicos (1.000,8MW)
RN: 25 projetos eólicos (684,7MW) 
CE: 10 projetos eólicos (212,6MW) 
PI: 7 projetos eólicos (168MW) 
RS: 10 projetos eólicos (152MW) 
PE: 4 projetos eólicos (120MW)

*Ranking de contratação de energia eólica nos leilões federais, por Estado (2009-2013) - MW

RN 3318,3 
BA 3245,2 
RS 1723,8 
CE 1762,9 
MA 903,6 
PE 509,7 
PI 259,2 
SE 30 

*Não considera Proinfa (antes de 2003)
Fonte: Cerne
TRIBUNA DO NORTE

Comerciante ferido a bala em Antonio Martins morreu no Tarcísio Maia em Mossoró


Mais um crime de homicídio foi registrado no inicio da noite de sexta-feira 13 de Dezembro de 2013 na cidade de Antônio Martins, no Oeste do Rio Grande do Norte. A motivação pode ter sido tentativa de assalto. Segundo informações de populares o comerciante estava sentado no estabelecimento quando dois indivíduos anunciaram o assalto e atiraram nele.
O comerciante “Edno Fagner Azevedo de Medeiros” de 35 anos de idade foi alvejado com vários disparos de arma de fogo dentro de uma lanchonete de sua propriedade e morreu ao dá entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, para onde foi socorrido.
Segundo informações a vitima era filho de uma funcionaria do Tarcísio Maia, já tinha passagem por Delegacias e estava morando na cidade de Antônio Martins há pouco tempo. Ainda segundo informações o mesmo foi surpreendido por dois indivíduos que chegaram ao local de motocicletas.

Imagem: Jornalista Cesar Alves
O Câmera