terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Confrontos entre manifestantes e polícia deixam mortos na Ucrânia

18/2 - Menino participa de protesto em frente ao Parlamento ucraniano usando uma mini-armadura improvisada, enquanto um caminhão é visto em chamas ao fundo (Foto: Sergei Supinsky/AFP)Violentos confrontos foram registrados na manhã desta terça-feira (18) entre manifestantes e policiais nos arredores da sede do Parlamento da Ucrânia, na capital
Kiev, deixando pelo menos 9 mortos -7 manifestantes e 2 policiais- e 150 feridos, segundo as autoridades.
As forças de segurança interromperam o tráfego no metrô de Kiev e se aproximam da Maidan, praça símbolo da contestação ocupada há três meses pelos opositores.
Mais cedo, a polícia utilizou bombas de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes, que responderam com pedras contra os agentes que protegiam o Parlamento.
Há ao menos 30 feridos graves, segundo a oposição.
Um manifestante teve uma mão amputada, enquanto outros sofreram traumatismos cranianos e ferimentos nos braços e pernas.
A oposição havia prometido uma "ofensiva pacífica" para pressionar os deputados no Parlamento, reunindo 20 mil pessoas para uma passeata que degenerou em violentos confrontos.
A polícia utilizou bombas de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes, que responderam com pedras contra os agentes que protegiam o local.
A polícia contabilizou 37 feridos entre seus agentes.
Mais de 200 manifestantes atacaram durante a manhã a sede do partido do presidente Viktor Yanukovitch com coquetéis molotov e quebraram as portas com machados.
Os ativistas chegaram a invadir e ocupar o local, mas precisaram se retirar com a aproximação das forças de segurança.
Os confrontos entre as duas partes se espalharam por várias ruas deste bairro governamental.
Novos confrontos ocorreram à noite nas imediações da praça da Independência.
Estes foram os primeiros confrontos em Kiev desde o fim de janeiro, quando os enfrentamentos deixaram quatro mortos e mais de 500 feridos.
Durante a manhã, o comando da oposição, na Praça da Independência, ocupada há três meses pelos manifestantes hostis ao presidente Yanukovitch, tentava evitar os confrontos entre os elementos mais radicais dos protestos e a polícia.
"Nosso objetivo é cercar o Parlamento e bloquear o local para impedir que os deputados nomeiem um primeiro-ministro 'russo'', declarou Andrii Parubii, deputado de oposição e integrante do partido da ex-primeira-ministra Yulia Timochenko.
Uma ala da oposição acredita que Yanukovitch poderia nomear nesta terça-feira um novo primeiro-ministro.
A oposição acusa o governo ucraniano de ceder às pressões de Moscou desde que Yanukovytch desistiu de assinar, em novembro, um acordo de associação com a União Europeia e optou por uma negociação com a Rússia.
O embaixador americano na Ucrânia, Geoffrey Pyatt, lamentou "a retomada da violência" na capital do país.
"É preciso que a política seja feita no Parlamento, e não na rua", escreveu em sua conta no Twitter.
Por sua vez, a diplomacia russa declarou que este retorno à violência é o resultado da política dos ocidentais que encorajaram a escalada de tais atos.
"O que acontece atualmente na Ucrânia é o resultado direto da política e apaziguamento dos políticos ocidentais e das estruturas europeias que, desde o início da crise, fecham os olhos para atos agressivos das forças radicais no país, incentivando a escalada e as provocações contra a autoridade legal", considerou o Ministério russo das Relações Exteriores em um comunicado.
"Nós pedimos mais uma vez à oposição ucraniana para que renuncie às ameaças e aos ultimatos e que inicie um diálogo com o poder a fim de permitir uma saída para a crise", acrescentou o ministério.
O governo afirmou que, a partir de 0h desta quarta, vai limitar o tráfego de carros em Kiev para tentar deter a escalada dos protestos.

18/2 - Feridos no confronto com a polícia caminham abraçados em Kiev (Foto: Vlad Sodel/Reuters)

Fonte: Cidade News Itaú

Luis Gomes/RN: tio é acusado de abusar sexualmente de uma criança de 5 anos de idade.


LUIS GOMES (RN) – Uma criança de 5 anos supostamente foi abusada sexualmente na cidade de Luis Gomes, município da região do Alto Oeste Potiguar. Fato acontecido na último sábado (15).

De acordo com informações uma mãe teria procurado o Conselho Tutelar daquela cidade onde na ocasião prestou queixa que havia encontrado sua filha lambuzada de espermatozoide, após supostamente o acusado ter ejaculado.

Ainda de acordo com informações. O único suspeito pelo crime é o tio da criança de 23 anos de idade. Ele se encontra foragido.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Policia de Luis Gomes/RN. O Exame de Corpo de Delito foi solicitado para saber se houve ou não penetração vaginal.

*Blog do Sargento Andrade.

Anvisa proíbe a comercialização de 21 novas drogas; veja lista


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta terça-feira (18) a proibição do consumo e da comercialização de 21 novas drogas no país, incluindo substâncias alucinógenas que são proibidas em outros países, como os Estados Unidos. A decisão ainda será publicada no "Diário Oficial da União". Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, "a comercialização, o porte ou a utilização são considerados crime".

Além disso, duas substâncias entraram para a lista de produtos controlados: o Tapentadol e a Teriflunomida. As mudanças estão na atualização da Portaria 344/98, que define as regras para substâncias de controle especial e substâncias proscritas (proibidas) no Brasil. Desde 1999 a Anvisa já realizou 37 atualização da portaria de medicamentos controlados.

Segundo a Anvisa, "as 21 substâncias são drogas criadas para burlar as listas de drogas ilícitas publicadas no mundo. Nenhuma delas tem utilidade com medicamento, são produtos que simulam efeitos semelhantes ao de outras drogas ilícitas já conhecidas". Uma das substâncias é a metilona, um alucinógeno sintético estimulante semelhante ao ecstasy. Outra substância que teve o uso proibido foi a metoxetamina, droga recreativa com efeitos estimulantes.

De acordo com o diretor de Regulação Sanitária da Anvisa, Renato Porto, as análises começaram a ser feitas no ano passado e apontaram outras proibições necessárias. “Tivemos dois pedidos feitos pela polícia e após o trabalho da Agência esse número foi aumentado para garantir que formas semelhantes destas drogas também fossem incluídas”, explicou Porto.

A Anvisa também aprovou a inclusão de duas substâncias na lista de produtos controlados, o Tapentadol e a Teriflunomida. São medicamentos que ainda não existem no Brasil, mas caso venham a ser registrados seguirão as regras de controle especial, já existentes para outros medicamentos.

No domingo (16), reportagem do Fantástico mostrou que brecha na lei impede que Polícia Federal apreenda novas drogas.

A atualização da lista partiu de solicitações da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), ligada à ONU, do Ministério Público e da Polícia Federal. Veja a lista:

Drogas proibidas

25I-NBOMe
25C-NBOMe
25D-NBOMe
25B-NBOMe
25E-NBOMe
25N-NBOMe
25P-NBOMe
25T2-NBOMe
25T2-NBOMe
25T7-NBOM
25H-NBOMe
Metilona
4-cloro-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-C)
4-metil-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-D)
4-etil-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-E)
4-fluor-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-F)
4-iodo-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-I)
4-etil-tio-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-T-2)
2,5-dimetoxi-4-propiltiofeniletilamina (2C-T-7)
MXE (metoxetamina)
5IAI (5-iodo-2-aminoindano)
Drogas controladas
Tapentadol
Teriflunomida

Suplementos

Nesta segunda-feira (17) a Anvisa também proibiu a comercialização de quatro alimentos para atletas com fórmulas não autorizadas no Brasil: Isofast- MHP, Alert 8-hour-MHP, Carnivor e Probolic –SR-MHP. Todos eles são distribuídos pela Nutrition Import Comercio Atacadista de Suplementos

O Isofast- MHP e o Alert 8-hour-MHP, ambos fabricados pela empresa Maximum Human Performance, foram proibidos por conter BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e Taurina.

Já o Carnivor, da MuscleMeds, foi proibido por apresentar vitamina B12 e B6 em teores acima do recomendado para a ingestão diária, além Glutamina (alfa-cetoglutarato) e a Ornitina (alfa-cetoglutarato e alfa-cetoisocaproato), que são substâncias sem comprovação de segurança para uso em alimentos.

E o Probolic –SR-MHP, fabricado pela Maximum, foi suspenso porque contém ácido linoleico conjugado, substancia não considerada segura para uso em alimento. Sua rotulagem original também indica que o poduto possui aminoácidos de cadeia ramificada, que não devem ser indicados para atletas.

Segundo a agência, a fiscalização da venda deste produtos será feita pelas Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais. 

Fonte: G1

Bandidos montam barreira na RN 233 em Caraúbas e assaltam dois veículos e uma moto!

Bandidos fugiram em direção a cidade de Campo Grande no carro da prefeitura de Viçosa levando o motorista refém.
Passageiros de dois veículos e uma moto foram assaltados, na madrugada desta terça-feira (18), depois que bandidos montaram uma barreira com pedras na RN 233, nas proximidades da Pedreira Potiguar, em Caraúbas/RN. 

Com o obstáculo, um casal identificado como Antônio Alcivan da Conceição, de 34 anos e Marceliana Alexandre de Morais, de 34 anos, que vinham da cidade de Janduís para Mossoró com objetivo de dá entrada no seguro desemprego, não viu as pedras no meio da pista e sofre um acidente caindo da moto Titan de cor preta e foram abordados pelos bandidos que o colocaram dentro do mato.

No mesmo instante vinham um carro da prefeitura de Viçosa com 4 pacientes que iam se consultar na capital do estado, Natal/RN, foram também abordados e obrigados a descerem do veículo. Como também, no mesmo instante, um caminhoneiro foi obrigado a parar. 

Os assaltantes roubaram bolsa, celulares e outros pertences de valor, em um clima de terror e violência, um chegou a atirar para cima para amedrontar os passageiros. Os bandidos fugiram em direção a cidade de Campo Grande no carro da prefeitura de Viçosa levando o motorista refém. Quando chegaram mais na frente liberaram o motorista e saíram com destino ignorado.
O casal que vinha na moto foi socorrido para o Hospital Regional de Caraúbas, com diversas escoriações pelo corpo. Já os passageiros e o motorista do carro estão aguardam na Pedreira Potiguar outro veículo da prefeitura de Viçosa.
A Polícia Militar de Caraúbas foi acionada e está fazendo diligencia na região para identificar e prender os suspeitos.
Informações IcemCaraúbas via Mural de Riacho da Cruz

Adega Balneário de Taboleiro Grande anuncia o "maior e melhor Carnaval da região Oeste"

O carnaval 2014, em Taboleiro Grande, promete ser um dos melhores da região oeste potiguar. Para isto, foi organizada uma programação que promete levar um público recorde para aquela cidade. O evento vai começar no sábado e só termina na quarta-feira, serão cinco dias de muita folia.
Animada com os preparativos da Festa de Momo, Lena Bessa, uma das organizadoras do evento, já avisa que este será "o maior e melhor carnaval da região". Atrações para isso não faltam. Flavio e Pizada Quente, Anízio Junior, Tabakana, Magote, Arretado e Farra de Bakana garantirão a folia.

Fonte: Mural de Riacho da Cruz

Cenas de “Em Família” estão sendo gravadas de última hora

“Em Família”
“Em Família”  está sendo gravada de última hora
O encurtamento das primeiras fases de “Em Família”, novela das nove da Globo, trouxe um outro problema: a falta de capítulos gravados.
De acordo com informações da jornalista Keila Jimenez, do jornal Folha de S. Paulo, muito material pronto foi jogado fora para que a terceira fase da trama de Manoel Carlos entrasse no ar mais rápido. Por esse motivo, as gravações entraram no ritmo de correria. Cenas da novela estão sendo gravadas de última hora.
Muita gente não está satisfeita e está reclamando. A decisão da Globo de acelerar as duas primeiras fases de “Em Família” está diretamente relacionado à audiência. O folhetim de Maneco estreou com 33 pontos na Grande São Paulo. A pior audiência de estreia da história da faixa das 21h.
Fonte: TV FOCO

Assista a entrevista exclusiva que o “Pânico” fez com a jornalista Rachel Sheherazade

"Pânico" falou com a grande estrela do SBT!

“Pânico” falou com a grande estrela do SBT!
O “Pânico na Band” deve lançar no próximo domingo (23), uma das suas maiores apostas para sua temporada deste ano.Trata-se da personagem inspirada na jornalista do SBT Rachel Sheherazade que na paródia ganhou o nome de Sheradassa.
Eduardo Sterblitch é o intérprete da personagem Raquel Sheradassa, inspirada na jornalista Rachel Sheherazade, que afirmou recentemente que era a favor da ação de “justiceiros”.
A estreia da personagem deve acontecer após a entrevista exclusiva da jornalista na porta do SBT para a turma do “Pânico”.

Fonte: Tv foco




Após troca de sexo, delegada goiana consegue direito de mudar o nome

Delegada Laura Castro Teixeira mudou de sexo, em Goiânia, Goiás (Foto: Wildes Barbosa/O Popular)A delegada goiana que nasceu homem e fez uma cirurgia de mudança de sexo obteve, nesta segunda-feira (17), o documento que a autoriza a mudar de nome.
Registrada como Thiago de Castro Teixeira, ela aguardava a sentença do processo que corria na 6ª Vara de Família da capital para que pudesse usar oficialmente o nome escolhido: Laura.
Feliz, a delegada Laura disse que, apesar de esperar bastante por esse momento, recebeu a notícia com tranquilidade e comemorou o fim do que ela chamou de ciclo. "Agora, sou uma mulher por completo. A mudança física já havia sido feita, só faltava a jurídica. Só o nome que não estava adequado", declarou ao G1.

Até agora, para a Justiça, Laura ainda se chama Thiago de Castro Teixeira. Após cinco meses de licença, ela voltou a trabalhar no último dia 6, assumindo o cargo de delegada plantonista da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Goiânia. Como ela trabalha em um turno de 24 horas e seu advogado deve pegar a sentença somente no fim da tarde, ela disse que só vai dar entrada na mudança de documentos na próxima quarta-feira (19).
"Amanhã [terça-feira, 18] vou entrar na delegacia às 8 horas e só saio no mesmo horário do dia seguinte. Depois disso é que eu vou agilizar a troca dos documentos. Muda tudo. Primeiro, vou fazer uma nova Certidão de Nascimento e Carteira de Identidade. Em seguida, vou à Receita Federal para não ter problemas com meu Imposto de Renda (IR). Também preciso renovar minha CNH, renovar os registros da minha arma particular e minha identidade funcional", enumera.

Delegado surpreendeu família ao mudar de sexo em Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo pessoal e Reprodução TV Anhanguera)Agora, como Laura, e antes, como Thiago (Foto:
Arquivo pessoal e Reprodução TV Anhanguera)
A delegada explica que, posteriormente, à medida em que houver necessidade, também vai atualizar o novo nome que virá em cartões de crédito, contas de água, luz, telefone e outros cadastros. "Nada é automático, tudo tem que recadastrar", pontua.
Apesar do "trabalho" que vai ter, Laura diz que está feliz com sua nova vida. Ela revela que sempre soube que sua história chamaria a atenção das pessoas, mas nunca imaginou que isso tomasse tanta repercussão.
"Minha expectativa, quando fiz a mudança, era de uma certa repercussão. Mas ela foi muito grande, além do que eu esperava. Sempre acreditei que, com o tempo, as coisas voltariam ao ritmo normal. Mas agora não sei, não faço ideia de como vai ser", comenta.
Trabalho
Ainda como Thiago, a delegada atuou como titular nas delegacias de Senador Canedo e Trindade, cidades da Região Metropolitana de Goiânia, além de ter sido chefe do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) em Porangatu, no norte de Goiás.
Depois da operação de mudança de sexo, ela própria pediu à diretoria da Polícia Civil para ser transferida para a Delegacia da Mulher, pois, desde o final do ano passado, havia uma vaga aberta na unidade, porque um delegado se aposentou.

Delegada goiana Laura de Castro Teixeira, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Delegada Laura em seu primeiro dia de trabalho na Deam (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

"Nós somos quatro delegadas plantonistas agora e quatro delegadas no expediente, somando oito mulheres à frente dos trabalhos de atendimento, investigação e prisão. Somos oito mulheres cuidando da defesa das mulheres aqui em Goiânia", ressaltou a titular da Deam, a delegada Ana Elisa Gomes.
Família
A transformação de Laura surpreendeu a família, que foi comunicada sobre a mudança no final de 2011. A delegada ressalta que recebeu o apoio dos parentes para se transformar em Laura. Na época, Thiago era casado e já tinha dois filhos. “Quando eles ficaram sabendo, para eles, foi realmente  um choque. Mas, em nenhum momento, eu deixei de ter apoio. Apesar de ficarem surpresos, eles estiveram sempre do meu lado”, afirma Laura.
Tio da delegada, o plástico Vallmes Costa Teixeira contou ao G1 sobre a surpresa com a notícia: “A gente caiu duro”. A partir daí, Laura foi atendida por psicólogos que a ajudaram a entender e concretizar as mudanças.

Fonte: Cidade News Itaú

Começa nesta sexta feira o I campeonato regional de futebol de Encanto.

O Governo municipal de Encanto realiza nesta sexta feira (21), a abertura do I campeonato regional, aberto e veteranos, com a participação de equipes de toda a região e também do estado do Ceará.
De acordo com a coordenação do evento, na categoria aberto serão 19 equipes distribuídas em seis grupos e no veteranos, 16 equipes distribuídas em quatro grupos.
O evento será aberto as 19:00hs, desta sexta feira, com a apresentação de todas as equipes participantes.
Na categoria aberto as equipes e os grupos são os seguintes:
Grupo A: Encanto, Prefeitura Mun. de Itaú e São Judas Tadeu- Pau dos Ferros
Grupo B: DNT- Pau dos Ferros, 25 de Março- Pau dos Ferros e Vidraçaria Souza- Pau dos Ferros.
Grupo C: Poeirão do Oeste, Barracos- Rafael Fernandes e Flamengo- Alexandria.
Grupo D: Sítio Boa Sorte- Pau dos Ferros, Santo Antônio – Pau dos Ferros e São Geraldo- Pau dos Ferros.
Grupo E: Portalegre, Beira Rio- Marcelino Vieira e América do Oeste.
Grupo F: Ribeirão F. Clube- São Miguel, Nunes e Souza- Pau dos Ferros, Estrelar- Dr. Severiano e Manoel Deodato- Pau dos Ferros.
Já no grupo dos Veteranos os grupos são os seguintes:
Grupo A: Encanto, Nazaré- Coronel J. Pessoa, Cantareira e Itaú
Grupo B: Iracema-CE, Ereré-CE, Portalegre e AFFM de Francisco Dantas

Grupo C: APFM, ACEM de Marcelino Vieira, Santo Antônio- Pau dos Ferros e Ingrid Confecções- Pau dos Ferros.

Produtores de melão preveem baixa na produção em 2014

Melão é o principal  produto de exportação do EstadoMelão é o principal produto de exportação do EstadoOs fruticultores que representaram o Estado na Feira Internacional para o Marketing de Frutas e Hortaliças, realizada no início de fevereiro em Berlim, na Alemanha, preveem queda na produção este ano devido à falta de água nos lençóis freáticos por causa da baixa pluviosidade.
Somente após o Carnaval, os produtores farão análise das oportunidades e aprendizados adquiridos na feira. No momento, os produtores concentram suas atenções no encerramento do balanço das vendas e produção do ano passado e tentam achar soluções aos problemas gerados pela falta de água.
"Ao contrário do que muitos imaginam, a falta de chuvas também prejudica o melão, pois não permite a renovação da água dos lençóis freáticos e aumenta a salinidade da água usada na irrigação da cultura", disse Franco Marinho, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Neste ano, a previsão dos meteorologistas é de chuvas abaixo da normalidade. A preocupação é que o volume de águas pluviais não seja suficiente para renovar o estoque em lençóis freáticos, que sofrem com a estiagem desde 2012.
"A situação este ano está crítica. Em Baraúnas, já há problemas de redução na produção por causa de poços que estão secando, e Mossoró pode ser atingida pelo mesmo problema por causa da proximidade", disse Franco.
O melão é o principal produto de exportação do Estado. Com a venda para o mercado externo no ano passado, a cultura rendeu cerca de 30 milhões de dólares. Soma-se ainda a esse valor quase R$ 50 milhões em vendas no mercado interno que ajudam a movimentar a economia potiguar.
Produtores buscam inovação em feira da Alemanha
O maior evento mundial de fruti e horticultura, a Feira Internacional para o Marketing de Frutas e Hortaliças, realizada todos os anos na Alemanha, é uma ótima oportunidade para os fruticultores realizarem intercâmbio de conhecimentos acerca de técnicas e produtos, além de ficarem por dentro do que há de mais moderno em relação a maquinário, sementes e mudas.
A comitiva que representou o Rio Grande do Norte é composta pelo presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade (Coex) e da Agrícola Famosa, Luiz Roberto Barcelos; sócio-gerente da WG Fruticultura, Wilson Galdino Júnior; diretor da Mata Fresca, Paulo Cabral; presidente da Brazil Melon, Francisco Vieira; além de representantes da Cooperativa dos Fruticultores da Bacia Potiguar (Coopyfrutas). Eles irão se reunir em março para estudar técnicas ou semente capaz de resistir a menores quantidades de água, tendo em vista a necessidade frente às previsões meteorológicas deste ano.
A feira na Alemanha foi uma ótima oportunidade para expandir a rede de possíveis compradores das frutas produzidas no Estado. O cultivo do melão é hoje responsável por mais de 30 mil empregos diretos no Rio Grande do Norte e movimenta mais de R$ 80 milhões por ano no Estado, por isso a importância de se analisar e buscar saídas para possíveis crises na produção e comercialização da fruta, apontam economistas e produtores.

fonte: O mossoroense 

Abert emite nota e pede investigação para assassinato de cinegrafista da TCM

José Lacerda, morto com um tiro no abdômenJosé Lacerda, morto com um tiro no abdômenA Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) se manifesta em nota oficial sobre a morte do repórter cinematográfico José Lacerda, da TCM (TV Cabo Mossoró), “solicitando às autoridades do Estado que investiguem as circunstâncias que levaram ao assassinato do cinegrafista José Lacerda da Silva, 50”, na noite de domingo, 16.
Segundo a Abert, Lacerda é o quarto profissional de comunicação morto neste ano. “A Abert manifesta sua preocupação com a escalada da violência e espera que o crime seja esclarecido e os seus autores responsabilizados”, concluiu a nota emitida pelo presidente da Associação, Daniel Pimentel Slavieiro.
Na noite do domingo (16), o cinegrafista José Lacerda da Silva, 50, foi assassinado com um tiro, quando saía de um bar na avenida Alberto Maranhão, bairro Belo Horizonte. Funcionário da emissora TCM há onze anos, Lacerda estava de folga quando foi morto.
De acordo com o delegado Clayton Pinho, titular da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), o crime aconteceu por volta das 19h30, quando o cinegrafista saía de um bar, momento em que foi abordado por alguns elementos em um carro branco. Na ocasião, os acusados teriam anunciado um assalto e em seguida atirado à queima-roupa no abdômen da vítima.
"As informações dos populares que presenciaram o crime ainda estão muito desencontradas, mas desde o momento do ocorrido estamos trabalhando em parceria com o delegado Luís Fernando, da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur), no sentido de prender o autor", disse o delegado Clayton Pinho.
José Lacerda ainda chegou a ser levado pelo Samu ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), mas já chegou morto. Peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) identificaram apenas um disparo, que atingiu quatro órgãos vitais.
O crime está sendo investigado pela Dehom e pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur).
Comoção e lágrimas marcam sepultamento de cinegrafista
Na manhã de ontem, familiares, amigos, colegas de trabalho e profissionais de imprensa prestaram as últimas homenagens ao cinegrafista Lacerda, assassinado na noite do último domingo.
O corpo do funcionário da TCM foi velado pela manhã no Centro de Velórios de Mossoró, centro da cidade, onde muita comoção, lágrima e revolta era visível entre os que participaram do velório.
No início da tarde, o corpo do cinegrafista foi levado para a cidade de Luís Gomes, região do Alto Oeste, de onde ele era natural. No final da tarde, uma grande multidão acompanhou o cortejo até o cemitério público, onde foi sepultado.
Emissora lamenta morte do funcionário contratado havia 11 anos
A TCM divulgou nota de pesar ontem pela morte do funcionário. Leia abaixo na íntegra: “É com pesar que o Grupo TCM de Comunicação informa a seus ouvintes e telespectadores o falecimento do repórter cinematográfico José Lacerda da Silva. Lacerda, como era conhecido no meio profissional, tinha mais de 20 anos de experiência e há 11 trabalhava como cinegrafista da TV Cabo Mossoró, TCM Canal 10. José Lacerda morreu na noite deste domingo, 16, vítima de disparos de arma de fogo.
A morte do nosso companheiro José Lacerda deixa uma lacuna dolorosa e um profundo sentimento de tristeza em toda a imprensa do Rio Grande do Norte. Esperamos que a Justiça e as autoridades competentes possam esclarecer as circunstâncias desse crime e punir os responsáveis.
Lacerda, que havia completado 50 anos de idade no último dia 10, era casado e deixa dois filhos pequenos do segundo casamento e quatro filhos maiores de idade do primeiro relacionamento.
O Grupo TCM, que vem prestando assistência à família de José Lacerda desde a hora do ocorrido, informa ainda que o velório acontece a partir das 7h desta segunda-feira, 17, no Centro de Velório Mossoró, na rua Roderick Grandall, Centro, até as 10h. Após esse horário o corpo será levado para o município de Luís Gomes, terra natal de Lacerda, onde será sepultado no final da tarde.

fonte: O mossoroense 

Mulher toma 'shake' por 8 meses e perde movimento das pernas, no ES


César FernandesDo G1 ES, com informações da TV Gazeta

O objetivo da auxiliar de laboratório Karina Gonçalves, de 20 anos, era perder 10 kg e ficar pronta para o carnaval. Mas, agora, ela passa o dia sentada no sofá. Após substituir as refeições por um 'shake' e um chá durante oito meses, sem acompanhamento médico, ela perdeu temporariamente os movimentos das pernas. O motivo, segundo especialista, foi uma beriberi hipovitaminose causada pela falta da vitamina B1 no organismo, que, neste caso, provocou a paralisação de estímulos às pernas. Durante o período, ela perdeu mais do que esperava. No início, pesava 79 kg e perdeu 13 kg, pagando um preço alto.

Karine parou de comer e fez uma alimentação a base de líquidos. Atualmente, ela se arrasta pela casa e só consegue se movimentar com a ajuda da mãe. “No café da manhã, comia um pão light com leite. No almoço e na janta, tomava shake e chá. Não sentia fome por causa dos remédios que inibiam o apetite. Vi que estava dando resultado e continuei durante oito meses. Minha mãe e minhas amigas diziam que eu era louca, mas não ligava. Fiz tudo sem orientação médica.”, disse a jovem.

A mãe de Karine tentou alertar, mas a jovem não ouviu. O final dessa história foi um susto pra toda família. Ela passou mal no meio da rua e não conseguiu mais andar. “Dava uns puxões de orelha. Percebi que algo estava errado porque a pressão dela oscilava. Sempre incentivava ela a comer, mas não queria. Foi um desespero ter que ir buscá-la no terminal rodoviário e vê-la sem andar. Como mãe, digo que ninguém deve fazer dieta assim. Coisa que se vê em propaganda não está certa, tem que procurar uma orientação médica”, disse a manicure Luciana Ferreira.

Mãe ajuda Karine a se locomover dentro de casa (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Karine foi parar em quatro hospitais e foi atendida por oito médicos diferentes. Depois de informar qual era a dieta e realizar vários exames, os médicos descobriram a doença. O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia explica o que aconteceu com Karine. “Tipos de alimentações a base de shakes causam desnutrição. É impossível ter em um copo de shake a quantidade de vitaminas que o corpo precisa. A pessoa vai emagrecer porque estará desnutrida, mas não terá saúde”, comentou o endocrinologista Albermar Robert Harrigan.

Precisamos alertar a população a não acreditar em milagres."
Albermar Harrigan, endocrinologista
O médico explicou que o organismo dela ficou sem a vitamina B1, presente no arroz, legumes e verduras. Isso afeta o sistema nervoso e, no caso da Karine, as pernas ficaram sem receber estímulos. “Isso aconteceu porque ela fez uma dieta errada. Não há emagrecimento rápido, para ir a um casamento, por exemplo. Precisamos alertar a população a não acreditar em milagres. A alimentação equilibrada e a prática de exercícios leves ou moderados bastam para o indivíduo ter um emagrecimento saudável”, comentou.

Em dez dias, Karine deve voltar a andar, mas vai precisar de tratamento e reeducação alimentar. A moça garante que dessa vez aprendeu a lição. “Quero voltar a fazer a dieta com acompanhamento médico. Essas dietas malucas são só uma ilusão. O negócio é ir devagar e sempre. Estou me recuperando e quero servir de exemplo para as pessoas que querem perder peso”, disse a jovem.

Shake, chá e remédios que Karine tomava (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)