sexta-feira, 21 de março de 2014

Governadora participa do Fórum de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Norte

A Governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta sexta-feira (21) da cerimônia de abertura do Fórum Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Norte. O objetivo da reunião foi promover um debate entre gestores públicos e empresários sobre a necessidade de uma legislação diferenciada para os pequenos empreendedores. As boas vindas do evento foram dadas pelo superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Zeca Melo.
 Na ocasião, foi apresentada a Caravana da Simplificação, coordenada pelo ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, que conferiu uma palestra sobre o novo Simples. “O Brasil precisa pensar simples para desatar todos os nós da burocracia que prejudica o desenvolvimento do país”, disse o ministro, que também ressaltou a importância dos pequenos empresários incentivarem jovens aprendizes a trabalhar nas empresas. 
 A Governadora Rosalba Ciarlini garantiu que o Rio Grande do Norte vai aderir ao novo Simples, que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados, e enfatizou a importância dessa reunião para o Estado. “Ninguém melhor que o próprio empresário para dizer quais são as carências da área empresarial”, afirmou a Chefe do Executivo Estadual.
 A Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um sistema online que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia. A intenção é reduzir a quantidade de processos e o prazo de abertura de empresas para, no máximo, cinco dias.  Além disso, a rede vai permitir um melhor contato com as empresas.
 Rosalba Ciarlini lembrou que o Rio Grande do Norte já criou um site próprio da rede, além de ter tomado todas as medidas para facilitar a abertura de negócios.  Até o momento, 54 municípios potiguares aderiram ao sistema. “Os micro e pequenos empresários contam com todo nosso apoio e confiança, pois eles têm um papel fundamental para a geração de emprego no nosso Estado”, disse a Governadora.
 Durante o fórum, o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa anunciou a criação do Pronatec Aprendiz, que vai estimular as escolas técnicas a acompanhar os jovens em atividades econômicas.  “Os jovens precisam entrar no mercado, não no mundo do crime”, destacou Afif.
 Estiveram presentes na cerimônia o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; a deputada federal Fátima Bezerra; o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, representando a Prefeitura Municipal do Natal; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales; e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio), Marcelo Queiroz.


Assecom-RN

Prefeitura de Pau dos Ferros apresenta projeto para Escola Severino Bezerra

Pensando em um projeto arquitetônico moderno, com total acessibilidade e com maiores e melhores condições para receber alunos, professores e funcionários, é que o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, apresentou o projeto de reforma, ampliação e modernização da Escola Municipal Professor Severino Bezerra.
Segundo o Prefeito, este será o maior investimento, realizado pelo município, na educação municipal para alunos do ensino fundamental. “A Escola Professor Severino Bezerra é a maior escola municipal, porém, é um prédio antigo e já sem todas as condições para atender, com a merecida qualidade, nossos professores e alunos”, apontou.
Ainda de acordo com Fabrício, a gestão vem se articulando para obter, junto ao Governo Federal, os recursos necessários para realização desta obra. “Ainda no mês de agosto de 2013, cadastramos o projeto junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, e agora é buscar apoios para a conquista deste montante junto aos parlamentares da bancada federal”, esclareceu.
“Ao todo, vamos investir aproximadamente 1 milhão e 300 mil reais nesta obra. É um investimento alto, entretanto, temos a convicção que isto será revertido em uma melhor formação dos nossos alunos”, frisou o prefeito.
Outros investimentos - Fabrício afirmou que o seu comprometimento com a melhoria da educação, é um compromisso que já vem sendo honrado, onde avanços e investimentos já acontecem em Pau dos Ferros.
“Já pagamos o Piso Nacional, inclusive com o reajuste já concedido em 2014, pago em fevereiro, com efeito retroativo a janeiro. Também já vem sendo cumprida a jornada para todos os educadores, sendo 2/3 em sala de aula e 1/3 em atividades extra-classe, onde a Prefeitura arca com a compra das horas atividades, para que o professor cumpra toda a carga horária semanal em sala de aula”, enfatizou Fabrício.
Além disto, para Fabrício, “soma-se o fato da atual gestão ter elaborado e enviado, para a Câmara Municipal, o projeto de lei que reformula o Plano de Cargos, Carreira e Salários da Educação, em substituição a lei que estava em vigor desde o ano de 2003”, finalizou.


Novo ministro garante apoio à produção pesqueira potiguar

Baixe Ministro da Pesca_ foto Elisa Elsie (2).jpg (263,3 KB)
A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta sexta-feira (21), na Governadoria, o novo ministro da Pesca, Eduardo Lopes. Em pauta na audiência, dois assuntos de relevante importância para o Rio Grande do Norte: a conclusão das obras do Terminal Pesqueiro e a construção de Parques Marítimos.
O novo ministro garantiu a chefe do Executivo Potiguar o apoio para a construção de 91 pólos pesqueiros, um investimento que irá aumentar a produção potiguar para cerca de 170 mil toneladas ao ano, o equivalente a aproximadamente 8% da produção brasileira. “Já fizemos a demarcação de algumas áreas e após esse processo partimos para licitar essas obras. Com a construção do Parque Marítimo na barragem Armando Ribeiro Gonçalves e o apoio desses novos pólos pesqueiros vamos praticamente dobrar a produção norte-riograndense”, afirmou Lopes.
“A construção de um Parque Marítimo na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves vai representar emprego e renda para os potiguares. Antes desse projeto a barragem não tinha essa utilização, com o apoio do Ministério da Pesca, vamos conseguir aumentar a produção de pescado e melhorar a vida das famílias que vivem da pesca”, comemorou Rosalba Ciarlini.
Outras localidades para a construção de pólos pesqueiros, como Umari, Itajá e Santa Cruz, já aguardam a liberação das licenças ambientais para serem iniciadas.
Outro importante apoio firmado pelo ministro da Pesca foi relativo ao convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que permitirá a realização de estudos e levantamentos sobre algas, camarão e beijupirá.
Na presença da secretária de Infraestrutura do Estado, Kátia Pinto, e do secretário de Agricultura e Pesca, Tarcísio Bezerra, o ministro questionou a celeridade das obras do Terminal Pesqueiro de Natal. “Sei que já estamos em fase de conclusão, precisamos desse Terminal para conseguir promover e aumentar a produção potiguar”.
Segundo Kátia Pinto, os problemas burocráticos que estavam travando a retomada da obra foram resolvidos pela Governadora Rosalba Ciarlini, com 96% concluído, a previsão é que a fase de mobilização para o retorno aconteça em 30 dias. “Com o retorno dos trabalhadores a expectativa é que o Terminal Pesqueiro de Natal seja entregue em cinco meses”.
Ainda participaram da reunião, o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln e o superintendente federal de Pesca e Aquicultura do Ministério, Abraão Lincoln Júnior.






Assecom-RN

Gustavo Fernandes declara apoio a Vandeilton Bezerra para prefeito de Francisco Dantas

O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) declarou, na manhã desta sexta-feira (21), apoio à candidatura do prefeito interino de Francisco Dantas, Vaneilton Bezerra (PTB), nas eleições suplementares que serão realizadas no dia 4 de maio deste ano. O PMDB indicará o presidente municipal do partido Enio Monte para vice. 

A convenção que lançará a chapa Vandeilton e Enio será realizada no próximo dia 5 de abril, às 17 horas. O deputado participará do evento. Gustavo recebeu o a visita dos pré-candidatos a prefeito e vice, do ex-prefeito Epifânio Monte (DEM) e da liderança Hertia Melo (PMDB), que selaram a aliança.

"Francisco Dantas é mais um município da região Oeste em que o PMDB vai compor uma chapa que tende a sair vitoriosa das eleições, mostrando a força do nosso partido. Eu apoio a aliança. O partido está bem representado na chapa e vamos à vitória", declarou Gustavo.

Assessoria de Imprensa Gabinete do deputado estadual Gustavo Fernandes

A Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou a construção de 12 casas, que beneficiarão várias famílias, na Zona Rural de Martins.

A construção das unidades habitacionais deu-se através de parceria da Prefeitura de Martins, através do Governo Federal, pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Na Zona Rural as residências construídas são: 1 no Sítio Nogueira, 2 no Sítio Pitombeira, 1 no Sítio Estaleiro, 2 no Sítio Salva Vidas e 6 no Sítio Chapéu, totalizando 12 unidades habitacionais.

A Prefeitura de Martins também está construindo 29 casas aqui na cidade, sendo distribuídas pelo Conjunto Manoel Barreto de Medeiros e por famílias que dispõe do terreno para construção.

Outra obra, o Polo de Academia, que a Prefeitura está executando, no Bairro COHAB, já entra na fase final de construção, faltando agora os últimos detalhes como reparos, pinturas e acabamentos. Em seguida, serão instalados os equipamentos para funcionamento.
Assessoria de Comunicação Social

Governadora prestigia abertura do Congresso Mulheres Diante do Trono

A Governadora Rosalba Ciarlini prestigiou, na noite desta quinta-feira (20), a abertura do Congresso Mulheres Diante do Trono que está sendo realizado no Centro de Convenções de Natal e prossegue até o próximo sábado (22). As primeiras edições aconteceram em Belo Horizonte/MG, mas pela primeira vez acontece foram da capital mineira.
Pretendendo atender de maneira ampla o público feminino, o Diante do Trono vai realizar ao todo, cinco congressos para as mulheres. A edição nacional é inédita e continua sendo em Belo Horizonte para cerca de quatro mil congressistas. As versões regionais vão levar a temática ministrada no evento nacional, para as demais regiões.
Ao lado da líder do Diante do Trono, Ana Paula Valadão, e da pastora Célia Moreira, esposa de Eliel Moreira, pastor presidente da Igreja do Bom Retiro, promotora do evento, a Governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a emoção de participar do evento. “É muito bonito e emocionante ver essa multidão de mulheres de Deus, vitoriosas e que a cada instante constroem com amor caminhos de paz. Sei que muitas de vocês vieram de várias partes do Estado e de fora dele para dar as mãos e unir suas mentes, pensamentos e orações. Saio daqui mais fortalecida para enfrentar os obstáculos que são muito grandes”, pontuou.
Ana Paula Valadão ressaltou que o congresso é exclusivamente feminino, uma vez que discute temas relacionados à mulher. “Esse é um encontro poderoso e transformador para mulheres que buscam em Deus forças, sabedoria e direção para viverem os desafios e as alegrias de ser mulher”, afirma a líder do Diante do Trono.
Assecom/RN

MARTINS-RN REGISTRA SEU PRIMEIRO CASAMENTO GAY NA SUA HISTORIA.


"Mais de um ano atrás, durante uma parada de dois dias em Paris, conheci Antonio. Era minha última noite na cidade. O que começou como duas pessoas andando pelas ruas cobertas de neve da Velha Paris bem na noite, rindo e conhecer uns aos outros através de uma mistura de Espanhol e Português floresceu em uma relação que me trouxe para o Brasil e me casar com minha alma gêmea. Às vezes temos que dar uma chance e sonhar grande, se quisermos ter a vida que queremos. No hemisfério norte é primavera, e assim como o tempo esquenta e vida começa outra vez assim começa um novo capítulo da minha vida." Resumiu Isaac Riddle, em uma rede social, ao falar sobre a oficialização da união entre ele e Antônio Filho.

Hoje, uniram-se em matrimônio, celebrado no final da manhã desta quinta-feira, 20/03, no Mirante do Canto em Martins-RN, um brasileiro e um inglês. Um serrinhense e um cidadão da Filadélfia. Dois rapazes de boa indole, amogáveis, inteligentes e de boas famílias que, atraídos pela paixão foram mais forte que o preconceito e romperam barreiras fazendo história. Tornaram-se o primeiro casal Gay a oficializar não somente uma relação, uma convivência, mas uma realidade vista por muitos como algo inaceitável. Batendo de frente com os preceitos religiosos e os ditames sociais, agora estão casados e seguiram suas vidas objetivando ser cada vez mais felizes, pois se assim desejaram e sentem-se bem desta forma que assim seja. Porque na vida o importante é ser feliz e promover a felicidade daqueles que amamos e nada mais.

O local da cerimônia não poderia ter sido melhor, o Mirante do Canto, senão o cartão postal mas belo dos muitos da cidade de Martins.
Num ato simples, porém emocionante, contando com a presença de familiares dos jovens, convidados e algumas pessoas da "imprensa" local, a tabeliã Jaqueline tornou oficial a união dos dois. 





Matéria do blog Gardeniaoliveira 
Imagens: Jiliardo Queiroz e Gardeniaoliviera

Via Na Hora do RN