domingo, 24 de agosto de 2014

Encanto/RN - Programa “Um novo Olhar” realizará na quarta feira a entrega de novos óculos a beneficiados do programa.


O Governo Municipal de Encanto realizará através da Secretaria de Assistência Social, na próxima quarta feira (27), a entrega de mais um lote contendo 200 óculos à beneficiados do programa.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Yria Queiroz, que coordena o programa, as pessoas beneficiadas foram submetidas à consulta com o oftalmologista, escolheram a armação que melhor se identificou com o seu desejo e tiveram todos os custos bancados pelo governo municipal.

Yria informou que a entrega ocorrerá nas dependências da Câmara Municipal, a partir das 08:00hs, com as presenças de todos os beneficiados pelo programa nesta nova etapa.

A Secretária de Assistência Social comemora os resultados conquistados através do Programa “Um novo Olhar”, onde centenas de pessoas carentes foram beneficiadas por mais esta ação do Governo “Alberone Neri”.

“Nossa Cidade é privilegiada pelas múltiplas ações que realizamos na Assistência Social, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da nossa população e resgate da dignidade humana”, destacou a Secretária Yria Queiroz, e completou: Estamos aqui para servir à nossa população, com responsabilidade e respeito a todas as pessoas que nos procuram e têm direito aos nossos serviços.

“Com os óculos, as pessoas que precisam, ficam mais alegres e felizes, porque passam a enxergar mais a vida”, comentou a Secretária Yria Queiroz, ressaltando sempre o objetivo maior deste programa, que é melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda.

Natalenses recorrem a armas de fogo para se proteger da violência

Imagem Ilustrativa 
Câmera de vigilância, cerca elétrica, segurança privada, força policial e mudança de hábitos na rotina não são mais suficientes. Para se proteger da violência, o natalense está disposto a usar armas de fogo e, se necessário, fazer justiça com as próprias mãos. No intervalo de apenas dois anos, o número de requerimentos  para aquisição de revólveres e pistolas de uso pessoal cresceu 84% na capital do Rio Grande do Norte. Somente este ano, já foram efetuadas mais de mil compras de armas legalizadas. Até dezembro, o número pode passar dos dois mil.

Os dados são do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte (DPF/RN) que é responsável pelo gerenciamento do Sistema Nacional de Armas (Sinarm). As informações são referentes apenas à aquisição, registro de posse, e não ao porte dos equipamentos. Ou seja, são armas que os cidadãos compram para deixar em casa ou estabelecimentos comerciais e, por lei, não são autorizados a portá-las. “São duas situações diferentes. O cidadão pode solicitar o requerimento para comprar a arma ou, em alguns casos, pode requerer o porte de arma. A primeira hipótese é mais simples, a segunda, requer mais detalhes e cuidados”, explica a agente da PF Maria Adenilza.

O setor responsável pelo cadastramento das armas no DPF/RN contabilizou, em 2011, a compra de 935 revólveres ou pistolas em Natal. Um ano depois, esse número subiu para 1.467 e, ano passado, atingiu a marca de 1.726. Um salto de 84%. Até julho deste ano, foram mais 1.168 autorizações concedidas, o que gera uma média diária de 5 novos procedimentos. “Se continuar nesse ritmo, chegaremos a mais de duas mil armas”, calcula Adenilza.

É importante frisar que o Sinam administrado pelo DPF/RN registra as compras de armas feitas por cidadãos comuns, magistrados, membros do Ministério Público, guarda municipais e agentes penitenciários. Porém, o aumento significativo de processos no setor é gerado quase que exclusivamente por cidadãos que não ocupam cargos públicos. “Não temos um filtro para apurar esse dado minuciosamente, mas posso afirmar que mais de 90% das solicitações são de cidadãos comuns”, coloca Maria Adenilza.

A demanda é tão alta que o setor responsável por receber os requerimentos alterou o horário de atendimento. “Tivemos que diminuir o tempo de atendimento ao público para poder dar continuidade aos processos que já estão encaminhados, senão, haveria acúmulo de atividade”, afirma a agente.

Para o cientista político e professor de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Antônio Spinelli, as pessoas estão se armando porque a percepção de insegurança tem aumentado. “Essa percepção não ocorre num vazio, nem se trata de mera alucinação. É preciso admitir que a criminalidade no Estado vem assumindo proporções inaceitáveis”, pondera.

“A justificativa que as pessoas usam para comprar a arma é a violência. Ou já foram vítimas de algum assalto, ou moram em locais considerados perigosos. É sempre assim”, avalia Adenilza.

Spinelli analisa o cenário com preocupação. “Supor que basta aumentar o número de presídios e armar a população civil para conter a onda de criminalidade é um grave equívoco. Armar a população pode resultar numa situação de quase guerra civil, num clima de vale tudo e do salve-se quem puder”, diz.


FONTE: TRIBUNA DO NORTE 

Instituto Seta realizou pesquisa eleitoral em Mossoró - RN, entre 10 e 17 de agosto.

Henrique Eduardo Alves (PMDB) candidato ao governo do RN, lidera com 33% das intenções de voto a diferença de Henrique em relação ao 2º colocado Robson Faria (PSD) é de 11 pontos.


A pesquisa foi realizada na cidade de Mossoró entre os 10 e 17 de agosto. De acordo com a coleta de dados apresentados pelo Instituto Seta, o candidato do PMDB, Henrique Alves tem a vantagem de 11 pontos a frente do candidato do PSD, Robson Farias. Já na corrida para o senado, Fátima Bezerra (PT) lidera as intenções de votos com 31% e sua concorrente, Wilma de Farias(PSB), com 22 %.

Da redação com informações A TROMBA