terça-feira, 26 de agosto de 2014

Wilma de Faria recebe apoio de nove vereadores de Mossoró na luta pelo Senado

Vereadores fecham com Wilma de FariaVereadores fecham com Wilma de FariaEm Mossoró, onde fez mobilizações percorrendo pontos da cidade com a Caravana da Mudança, a candidata ao Senado pelo PSB/RN, Wilma de Faria, recebeu no sábado (23) apoios de mais nove vereadores mossoroenses. 
Declararam apoio a Wilma os vereadores Genilson Alves (PTN), Manoel Bezerra (DEM), Celso Lanches (PV), Alex do Frango (PV), Heró Alves (PROS), Ricardo de Dodoca (PTB), Cícera Nogueira (PSD), Tassyo Mardonny (PSDB) e Soldado Jadson (SDD). Sendo este último líder da bancada do prefeito Francisco José Júnior (PSD) na Câmara Municipal.
Em nome do grupo que integra a base de apoio de Wilma, falou Manoel Bezerra. "O nome de Wilma é trabalho, porque ela gosta de trabalhar. Na época que foi governadora, mesmo o prefeito de Mossoró sendo oposição, destinava investimentos para a cidade, trabalhando muito. É por isso e por ser filha da terra que votamos nessa mulher que tanto fez por Mossoró", observou. 
Desta forma, Wilma, que já contava com o apoio de seis vereadores - Lairinho Rosado (PSB), Vingt-un Neto (PSB), Alex Moacir (PMDB), Izabel Montenegro (PMDB), Claudionor (PMDB) e Francisco Carlos (PV) -, passa a ter o empenho de 15 vereadores do município na sua campanha. E ainda com possibilidade de ampliação, uma vez que os diálogos avançam com outros vereadores e nenhum parlamentar da Casa declara voto em Fátima Bezerra (PT), principal adversária da pessebista na corrida ao Senado.


Fonte: O mossoroense 

Bandidos assaltam ônibus da Polícia Militar em Mãe Luíza

Os bandidos de Natal deram mais uma prova de que o limite para a ousadia ainda não chegou. No fim da manhã desta terça-feira (26), criminosos assaltaram um ônibus da Polícia Militar, no bairro de Mãe Luíza, na zona Leste de Natal. O policial militar que guiava o veículo foi roubado pelos criminosos.
Roberto Lucena/CelularÔnibus da PM foi levado até a 4ª DP, onde foi registrada a ocorrênciaÔnibus da PM foi levado até a 4ª DP, onde foi registrada a ocorrência

O crime ocorreu pouco antes do meio-dia, próximo à Escola Estadual Dinarte Mariz. O soldado Cardoso, que está na PM há 25 anos e atua na Diretoria de Apoio Logístico da PM (DAL), transportava aproximadamente 20 alunos das escolas Francisco Ivo e Êxito para o ginásio da escola Dinarte Mariz, a pedido da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. Após desembarcar, ele acompanhou os alunos até o ginásio da escola, onde ocorria um evento, e retornou ao ônibus. Foi quando ocorreu o crime.

Roberto Lucena /CelularApós assalto, polícia fez diligências em Mãe Luiza em busca dos bandidosApós assalto, polícia fez diligências em Mãe Luiza em busca dos bandidos

O policial, que estava fardado e com a arma na cintura, foi abordado ao sair da escola, entrando no ônibus. Os marginais, que aparentavam ser adolescentes, abordaram o PM, engatilharam as armas e renderam o soldado. Eles levaram a pistola .40 e dois carregadores. Em seguida, os criminosos fugiram a pé.

De acordo com informações preliminares, um criminoso era moreno, tinha corpo atlético e estava de camisa azul, enquanto o outro era loiro e estava de camisa preta. A Polícia Militar realiza diligências no local em busca dos criminosos.


fonte: Tribuna do norte

Carnatal 2014 : Festa será lançada em setembro

Pedro Andrade
repórter
Está previsto para a primeira quinzena de setembro o lançamento da edição 2014 do Carnatal, junto com abertura das vendas de abadás. Após mudança para o Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, no ano passado, este ano o evento retorna ao bairro de Lagoa Nova, para a área de eventos da Arena das Dunas, de 4 a 7 de dezembro, com até cinco blocos por dia. Apesar da proximidade do anúncio, previsto para o período entre 10 e 15 do próximo mês, o evento ainda tem algumas indefinições como acesso dos foliões, existência da tradicional “pipoca”, extensão e largura do corredor da folia e número de camarotes e arquibancadas.

Júnior SantosCarnatal será realizado em área da Arena, de 4 a 7 de dezembro, com até cinco blocos por diaCarnatal será realizado em área da Arena, de 4 a 7 de dezembro, com até cinco blocos por dia

Segundo a Destaque Promoções, empresa organizadora do evento, estão sendo feitos contatos com órgãos responsáveis para acertar os últimos detalhes. “Estamos mantendo contato com a Arena das Dunas, Ministério Público, Prefeitura e Governo do Estado para discutir os ajustes que são necessários”, disse o sócio da empresa Ricardo Bezerra. Bezerra conta que a ideia é retornar para a região com estrutura similar à época que era feito ao redor do Machadão. “Será daquela forma, com corredor da folia, camarotes e arquibancadas, mas em menores proporções”, conta. A empresa já contratou e aguarda conclusões do projeto que apresentará disposição dos camarotes, arquibancadas e do próprio corredor, considerando o novo espaço disponível para o Carnatal. 

Em relação à presença da “pipoca”, área às margens do trajeto dos trios e de acesso gratuito, o empresário disse que ainda não está definida. “Quando for confirmado qual área exatamente será usada para a festa, aí saberemos se haverá esse espaço”, afirma Ricardo Bezerra.

Para a edição de 2014, a Destaque deve assinar contrato com presenças tradicionais na festa. Os cantores Bell Marques (ex-Chiclete com Banana), Durval Lelys (ex-Asa de Águia), Ivete Sangalo e Ricardo Chaves estão com negociação avançada, de acordo com a Destaque. Também estão previstas uma banda de forró e outra de sertanejo, mas como as negociações ainda estão em andamento, não foram divulgados nomes.

Sobre o retorno do evento para o bairro, a maioria dos moradores comemorou. A dona de casa Maria Gorete de Carvalho mora há 20 anos na mesma casa, na rua Angicos, a menos de cinco minutos da Arena, mas não se incomoda com o som. “Acho ótimo, nunca tive nenhum problema. Minhas filhas gostam de ir, é perto de casa e melhora a segurança”, explica. Cynthia Melo, comerciante, também mora na região e afirma que nunca pulou o Carnatal, mas costuma ir para a pipoca.

Normalmente procurada para atuação na festa, a Polícia Militar ainda não foi acionada pela organização. “Foi feito um contato informal por parte da Destaque, dizendo que o evento será no entorno da Arena, mas não houve nenhum comunicado formal, nem solicitação de efetivo. Acho que isso será feito pós 7 de setembro”, afirma o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), segundo o titular Marcelo Toscano, ainda não foi procurada para tratar da licença de serviço para eventos, “que envolve a parte ambiental e destinação dos resíduos, por exemplo”. O chefe de Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), inspetor Carlos Eugênio, disse que o órgão também não foi procurado pela Destaque.

Burro Elétrico

Cancelado na edição passada por falta de espaço para os sete carros que normalmente saem no bloco, o Burro Elétrico, voltado para jornalistas, foi interrompido em 2013 após sair em 21 das até então 22 edições da micareta. Apesar do cancelamento, foi prometido o retorno em 2014. Segundo uma das diretoras do bloco, Nelly Carlos Maia, ainda não houve diálogo com a Destaque sobre o retorno. Porém, o sócio Ricardo Bezerra disse que há espaço reservado e que “a diretoria deve confirmar a participação”.

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Milton Neves fala sobre briga com Datena: “Um filho da p*** deve ter feito fofoca”

Milton Neves reconheceu o equívoco
Apresentador falou do barraco de Datena
Após o barraco que envolvendo Milton Neves e Datena, o apresentador esportivo comentou, pela primeira vez, a briga do último domingo, 24 de agosto, de seu programa ‘Domingo Esportivo’, da Rádio Bandeirantes.
Para quem não sabe, na ocasião do barraco, Milton contava a Neto um história sobre a época em que José Luiz Datena morou na casa do então jogador José Hidalgo Neto, do Coritiba: “(Datena) Filou bóia lá e até hoje é grato. Tem muita ingrata por aí, muito ingrato que não olha pra trás. Mas o Datena agradece o Hidalgo”.
E não parou por aí: “Queria mandar um abraço ao José Luiz Datena, que ama o Hidalgo, porque ele não era essa estrela que é hoje, a maior estrela da televisão brasileira, e morou lá em Curitiba, na casa do Hidalgo”.
E continuou: “Lá em Curitiba, ao contrário de você (Datena), eu passei fome e passei frio. E o Hidalgo tem o maior orgulho de ter sido seu companheiro na cidade de Curitiba. Grande Datena, deitou e rolou lá no Paraná antes de virar essa estrela nacional”.
 Então, quando Milton Neves informava que enviaria um vinho de presente a Datena, o apresentador do ‘Brasil Urgente’ entrou no estúdio e, enfurecido, despejou uma série de xingamentos que vazaram no ar: “Meu, que mer** é essa? Que mer** é essa, aí cara? É o caral%&#*”.
Milton, em entrevista ao “Sala de TV” disse não houve barraco.  “Datena estava fora de si. Mas não teve briga nenhuma. Só existe briga de dois e eu não briguei com ninguém. Não entendi a reação dele. Ninguém fica nervoso por ser elogiado”.
O apresentador do “Terceiro Tempo” disse, na entrevista, que a reação de Datena se deu por foxico de um filha da pu**: “Um f.d.p deve ter feito fofoca, dito alguma bobagem sobre mim ao Datena”.
Neves declarou que os dois não partiram para a briga e que só houve xingamentos: Ele e Datena não se encontraram depois disso: “Ele entrou (no estúdio) como um furacão, ficou um minuto e foi embora”.

Fonte: http://otvfoco.com.br/audiencia/#ixzz3BWqiyWml

Jackeline Petkovic pode estar voltando para o SBT

Jackeline Petkovic andou conversando com diretor do SBT
Jackeline Petkovic andou conversando com diretor do SBT
A apresentadora Jackeline Petkovic, que comandou o “Bom Dia & Cia” durante muitos anos no SBT, pode estar voltando a emissora. Ela trocou mensagens com o diretor Fernando Pelégio pela rede social Twitter, onde ele agradece a visita da loira.
Jack respondeu que ficou feliz, e o diretor afirma que tem certeza que bons frutos renderão. Mas o assunto trocado entre eles ainda é um mistério, muitos já apostam em uma contratação de Jackeline por parte do SBT, onde poderia atuar na novela “Chiquititas”, ou até mesmo voltar a apresentar o “Bom Dia”.
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Após sair do SBT em 2003,  Jackeline apresentou programas de “Quiz TV”, exibido em diversas emissoras. Também atuou na novela “Metamorphoses” da Rede Record, apresendou o programa “Território Livre” na Rede 21, e fez outros trabalhos em diversos canais.
Fonte: http://otvfoco.com.br/audiencia/#ixzz3BWqLyEkY

Órgãos de segurança recebem mais viaturas para reforço no patrulhamento

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social – SESED – está entregando, ao longo desta semana, mais de 40 novas viaturas para as Polícias Civil e Militar. Os veículos se somam aos 77 carros e 60 motos já entregues desde a preparação para a Copa do Mundo, realizada em junho. Outros 85 veículos ainda estão aguardando os procedimentos necessários para serem entregues pela Secretaria.

Os automóveis são da marca Renault, modelo Duster, veículos robustos, mais altos e espaçosos do que os carros populares. Todas as viaturas estão sendo entregues com compartimento de prisão, o que oferece mais segurança para os policiais após a captura de suspeitos. Além disso, os veículos também estão equipados com rádiocomunicador em sistema digital, giroflex, farol de manejo, sistema multimídia e GPS, equipamentos essenciais que vão auxiliar no trabalho de patrulhamento ostensivo da Polícia Militar e nas investigações da Polícia Civil.

Ao todo, a Secretaria Estadual de Segurança Pública adquiriu, nos últimos três meses, 50 viaturas sem compartimento de prisão, 150 viaturas com compartimento de prisão, 60 motos BMW, além de três veículos Fiat Ducato (estilo ‘Furgão’) para transporte de equipamentos do Batalhão de Operações Especiais – BOPE/PM, que serão entregues até o final deste mês.

INVESTIMENTO
No total, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, investiu para a aquisição destes veículos R$ 20.589.500 (vinte milhões quinhentos e oitenta e nove mil e quinhentos reais). Todos os recursos oriundos do tesouro do Estado.


“Cidadão consciente, segurança mais eficiente.”

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Transposição do rio São Francisco será discutida hoje em Apodi

Na pauta da 7ª Reunião ordinária do colegiado, consta a apresentação do Projeto de Integração do ‘velho Chico’ com Bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do rio Apodi-Mossoró se reúne hoje, 26, às 9h, no auditório do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), do município de Apodi.

Na pauta da 7ª Reunião ordinária do colegiado, consta a Apresentação dos Projetos de Saneamento dos municípios que ficam às margens do rio, com foco em Areia Branca e a Apresentação do Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

Durante a reunião, o representante do Ministério da Integração Nacional e Coordenador do PISF, José Luiz de Souza, vai fazer uma explanação sobre o modelo de gestão do Projeto e a importância do envolvimento dos CBHs das bacias receptoras das águas do São Francisco.

De acordo com Joana D’arc Medeiros, coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, aqui no Estado, as águas da transposição vão entrar através das bacias do rio Piranhas-Açu e do rio Apodi-Mossoró. “É importante que os membro dos comitês, das duas bacias, conheçam o projeto para promover uma melhor gestão dessas águas” ressaltou Joana.

De acordo com a Semarh, a secretaria apoia a criação, instalação e atuação dos Comitês de Bacias no Rio Grande do Norte. Atualmente o Estado conta com três: O comitê da bacia do rio Pitimbu, Apodi-Mossoró, Ceará-Mirim. Em todos, a Semarh atua como secretaria executiva.

Um Comitê de Bacia é um órgão colegiado com funções deliberativas, normativas e consultivas composto pelo poder público federal, estadual, municipal, usuários de água e sociedade civil com o objetivo principal de gerenciar águas na bacia onde atua. O CBH Apodi-Mossoró foi criado pelo Decreto Governamental nº 21.654, de 10 de setembro de 2010. Incentivo a ações paradesportivas é assegurado.

Fonte: Gazeta do Oeste

Agência dos Correios de Messias Targino/RN é assaltada na manhã desta segunda-feira(25)

Na manhã desta segunda-feira(25), por volta das 11:35 horas,a agência dos Correios de Messias Targino voltou a ser assaltada, segundo informações de algumas vítimas, dois malévolos armados de revolveres chegaram em uma moto e anunciaram o assalto, durante o roubo eles tentavam acalmar as vítimas dizendo que não iriam fazer nada com ninguém e que só queriam o dinheiro do governo. Os larápios levaram o funcionário substituto para o cofre junto com alguns clientes da agência e pegaram todo  o dinheiro  que se encontrava no cofre, em seguida levaram todos os chips dos celulares das vítimas, antes de fugirem, deixaram todos trancados na sala do cofre, o assalto só foi percebido, duas horas depois, porque uma pessoa passou e viu a agência aberta sem ninguém, nesse momento a pessoa abriu a porta e libertou a todos, a parti daí  a Polícia foi avisada e passaram a realizar diligências e ninguém foi identificado e nem preso.


O ultimo roubo a mesma agencia ocorreu há menos de um mês, na ocasião dois elementos praticaram o roubo no ultimo dia do mês passado.

Fonte: Nossa Paraná RN

Há 100 anos, italianos fundaram o maior campeão do futebol brasileiro

William Correia
São Paulo (SP)

Em 26 de agosto de 1914, na Rua Marechal Deodoro, italianos fizeram questão de fundar um clube que congregasse sua colônia em São Paulo e focado no futebol. Para dar certo, passaram meses treinando até entrar em campo. Nasceu o Palestra Itália. Nesta terça-feira, a preocupação em ter sucesso completa um século no qual o clube superou até a forçada mudança do nome para Palmeiras e se tornou o maior campeão do Brasil.

Ao longo dos anos, o clube que nasceu para unir imigrantes italianos comprou seu estádio já em 1920 e virou exemplo no país do futebol. Foi modelo de qualidade em campo e, por seus títulos, ganhou a alcunha de campeão do século XX da Federação Paulista de Futebol e de publicações como o jornal Estado de São Paulo e a revista Placar.

Ninguém no País tem mais títulos nacionais do que o Palmeiras, vencedor de oito Brasileiros com a unificação promovida pela Confederação Brasileira de Futebol, de duas Copas do Brasil e da Copa dos Campeões em 2000. Nem agremiações mais antigas, como Corinthians, Santos, Flamengo e Vasco, conseguem superar os números do Verdão.


O auge das conquistas nacionais ocorreu com a única equipe capaz de parar Pelé, que, na verdade, foi incapaz de bloquear quem ensinava e jogava ao mesmo tempo. Se Palestra significa academia em grego, o Palmeiras também ganhou este nome entre 1959 e 1974. A Academia de Futebol simbolizada na inteligência de Ademir da Guia virou, literalmente, sinônimo de Brasil em 7 de setembro de 1965, quando o elenco todo representou a Seleção Brasileira e venceu o Uruguai por 3 a 0 no Mineirão. A Confederação Brasileira de Desportos, antecessora da CBF, fez questão contar também com o argentino Filpo Núñez, até hoje o único estrangeiro a dirigir o time nacional.

Uma resposta a quem, um dia, se negou a ver o claro valor brasileiro do Palestra Itália. Em meio à Segunda Guerra, o clube foi pressionado a mudar de nome, sob ameaça de perder seu patrimônio. Não bastou virar Palestra de São Paulo. Mas o que poderia ser uma derrota ou fim de um time já vencedor virou a chance de provar que as vitórias não estão no nome, mas no espírito de quem veste a camisa verde.


"Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões", definiu o conselheiro Mario Minervino, na época. Em 20 de setembro de 1942, o clube entrava pela primeira vez em campo como Palmeiras e pisava no Pacaembu carregando uma bandeira nacional. Provou ser ainda mais brasileiro com a bola nos pés. Diante do São Paulo, acusado de ser quem mais pressionou para ter patrimônios palestrinos, impôs vitória por 3 a 1 e viu o rival abandonar o jogo. O Palmeiras já nascia campeão paulista no episódio conhecido como Arrancada Heroica.
Reprodução/A Gazeta Esportiva
A histórica capa de A Gazeta Esportiva sobre a conquista do Palmeiras na Copa Rio em 1951
Nove anos depois, mais uma prova de brasileirismo. Na conquista que hoje a Fifa considera como o primeiro título mundial interclubes da história, o Palmeiras conquistou a Copa Rio em 1951, dando um alento ao futebol do País depois do sofrido vice-campeonato na Copa do Mundo no Maracanã. Mesmo sem a camisa verde, os palmeirenses orgulhavam o Brasil, já que a Seleção nunca foi campeã mundial sem ter um jogador do clube.

Sucesso que explica a sobrevivência como um dos grandes mesmo com o jejum de títulos entre 1976 e 1993. O clube não teve medo de inovar e se juntar à empresa italiana Parmalat, estratégia pioneira que formou verdadeiras seleções em campo, gerou a inesquecível conquista do Paulista de 1993 com 4 a 0 sobre o arquirrival Corinthians na final que eternizou Evair como ídolo e teve como ápice a Libertadores de 1999, um dos poucos títulos que faltavam ao legítimo campeão do século XX e no qual o goleiro Marcos virou santo pelos milagres que executou.

A camisa verde também se mostrou forte fora do gramado. No basquete, Rosa Branca, Edson Bispo, Mosquito e Jatyr, em 1960, e Jatyr, Edson Bispo e Victor Mirshauswka, em 1964, conquistaram o bronze olímpico como atletas do clube, assim como o judoca Henrique Guimarães com o terceiro lugar nos Jogos de 1996.

Se o século XXI é de indignação, incluindo dois títulos de Série B do Brasileiro que torcedores preferem esquecer e a luta contra um novo rebaixamento nesta temporada, a explicação está na incontestável e vitoriosa história palmeirense. E na certeza de que o gigante nascido há 100 anos nunca se diminuiu nem ficará menor diante de qualquer adversidade que aparecer. Será sempre imponente.


Fonte: Gazeta Esportiva.net

Pesquisa constata: Marina Silva dispara em São Paulo - e venceria no 1º turno.

A onda Marina avança
A onda Marina avança

Uma pesquisa telefônica extensa realizada por uma das campanhas constatou: Marina Silva disparou em São Paulo.

Está em primeiro lugar. Mais: se as eleições fossem hoje, venceria no primeiro turno. A expectativa agora é saber se o que o Ibope de amanhã vai confirmar em relação a São Paulo e ao Brasil.

Por Lauro Jardim
veja

UPA/Mossoró quer encontrar familiar de uma mulher que perdeu a memória

Fonte: Jair Sampaio - Segundo informações de um enfermeiro da UPA de Mossoró, a senhora Francisca Deuma de Oliveira, 53 anos, possivelmente residente em Pau dos Ferros, e encontra-se naquela Unidade de Pronto Atendimento sem qualquer orientação mental.

Quem tiver alguma informação sobre o parentesco de Francisca Deuma, favor entrar em contato com a família, imediatamente!

Governo “Alberone Neri” dá início a mais uma grande obra no Encanto.


O Governo Municipal de Encanto iniciou a construção de mais uma grande obra no município, desta feita contemplando a interligação das comunidades Tataíra ao Valentim, numa extensão de 4.000
metros de calçamento, um investimento de R$ 167.637,02.

O Prefeito, Alberone Neri, informa que essa obra era um sonho antigo de moradores, produtores agrícolas e das diversas famílias daquela região, e o seu governo que tem direcionado ações administrativas para todas as comunidades do município, decidiu encampa-la em seu planejamento administrativo para o presente ano.

De acordo com a população que todos os dias trafega pela estrada, essa obra vem trazer uma melhoria significativa para a região, que agradece de forma coletiva, o Prefeito Alberone Neri, pela iniciativa em atender este importante pleito da comunidade.


O gestor Encantense acrescenta que devido às obras de pavimentação, a estrada que liga a Conceição II ao Valentim, estará interditada durante as obras de pavimentação e que o seu governo pretende inaugura-la no final do mês de setembro, com mais uma grande festa popular, a exemplo da que acontecerá neste sábado (30), no sítio Nadador, quando a sua gestão entregará a pavimentação de toda a rua principal da comunidade, um investimento de aproximadamente R$ 225.000,00.

Rubén Aguirre, o Professor Girafales de 'Chaves', é internado no México

CIDADE DO MÉXICO - Rubén Aguirre, o ator mexicano conhecido por ter interpretado o Professor Girafales no seriado "Chaves", foi internado no último sábado.
"A situação do meu pai é um pouco delicada", disse Arturo Aguirre, filho do ator, à rede Televisa. "Basicamente, ele está desidratado e com um pouco de anemia."
O filho atribuiu o estado de saúde do pai a fatores como a altura da Cidade do México e a alimentação, já que o ator voltou, há pouco mais de um mês, de Puerto Vallarta, no estado ocidental de Jalisco.
O ator octogenário deu entrada na manhã de sábado no Instituto Mexicano de Segurança Social, segundo a Televisa. O filho informou que a hospitalização deixou o comediante "triste".
Aguirre já sofreu de doenças renais e tem diabetes, o que o mantém medicado, acrescentou Arturo.

Fonte: O Globo

Miss Bumbum é expulsa de casa pelo marido após fotos ousadas!

Tudo começou por conta de uma foto mais ousada que Yara postou nas redes sociais.
Nem tudo se resume a centímetros a mais e celulite a menos no concurso Miss Bumbum Brasil. Candidata pela Bahia, Yara Muniz vive um drama. Após se inscrever por seu estado e ser selecionada para concorrer ao título, a comerciante de 27 anos sofreu um baque na vida pessoal. “Meu marido me pôs para fora de casa. Estou desesperada. Amo ele demais”, conta ela, aos prantos.

Tudo começou por conta de uma foto mais ousada que Yara decidiu postar nas redes sociais. “Uma amiga me disse que para ter mais votos eu deveria colocar fotos mais explícitas nos meus perfis do Facebook e Instagram. Fiz umas fotos caseiras mesmo e coloquei, de biquíni mesmo. Em um só dia uma delas teve mais de 300 curtidas. Só que foi burrada minha, eu sei. Pensei que meu marido não iria ver e se visse iria entender”, relata ela, que está há uma semana dormindo no chão da loja de roupas que mantém no bairro de Tatuapé, em São Paulo.

“Ele ficou dois dias sem falar comigo e eu sem entender o que havia acontecido. Até que na manhã do terceiro dia ele me mandou arrumar as malas, sair do apartamento dele e esperar pela ligação do advogado dele”.

Mais de 70% das indenizações do DPVAT são por acidentes de moto

De acordo com a administradora no Brasil do Seguro Obrigatório de Carros (DPVAT) no primeiro semestre de 2014 teve uma alta de 14% em relação ao ano anterior. O número de indenizações subiu para 340.539 nos seis primeiros meses do ano.

Deste total, os acidentes com motocicletas representam 75% dos pagamentos, com 256.387, e os automóveis somam 67.906, ou 23% das indenizações. A empresa informa que o número de mortes caiu 13%, mas o volume de indenizações teve um acréscimo de 21% no mesmo período.

A região Nordeste segue líder nos registros de acidentes indenizados pelo DPVAT no primeiro semestre, com 34%, seguido pelo Sudeste, com 26%, região Sul, com 19%, Norte, com 11%, e o Centro-Oeste, com 10%.

O Sudeste lidera as indenizações por morte, com 37%, enquanto que o Nordeste aparece com 29%. Segundo a seguradora Líder, a maioria dos indenizados são homens, o que representa 75%. A faixa etária entre os que morreram ou ficaram inválidos por causa de acidentes de trânsito nesses seis primeiros meses são de jovens entre 18 e 34 anos.

Fonte: De fato

Ministro do TSE determina retorno aos cargos de prefeita e de vice de Areia Branca

Do Blog Costa Branca News

O ministro João Otávio de Noronha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou mediante liminar o retorno da prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), ao cargo.

A prefeita e a vice-prefeita Lidiane Michele Campos Garcia (PSB) haviam sido cassadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), mesmo tendo sido inocentadas em primeira instância das acusações feitas pela oposição.

Apesar de terem sido cassadas em 14 de julho deste ano, prefeita e vice só se afastaram dos cargos em 5 de agosto passado, assumindo o presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Góis (PV).

Com a liminar emitida na tarde desta segunda-feira, 25, estão suspensos os efeitos do acórdão TRE-RN 270/2014 até o julgamento do recurso especial eleitoral.

Com a decisão, o vereador Sandro Góis, que está no cargo interinamente, retornará à presidência da Câmara Municipal logo que a prefeita reassumir o cargo.

Leia a decisão do ministro do TSE, João Otávio de Noronha, determinando a volta da prefeita Luana Bruno à Prefeitura de Areia Branca.

Decisão Liminar em 25/08/2014 - AC Nº 102724 Ministro JOÃO OTÁVIO DE NORONHA

DECISÃO

Vistos.

Trata-se de ação cautelar, com pedido de liminar, ajuizada por Luana Pedrosa Bruno e Lidiane Micheli Campos Garcia, candidatas eleitas para os cargos de prefeita e vice-prefeita do Município de Areia Branca/RN no pleito de 2012, visando à atribuição de efeito suspensivo a recurso especial interposto contra acórdão do TRE/RN que lhes impôs a cassação de diploma, a condenação ao pagamento de multa e inelegibilidade.

Na origem, a Coligação Areia Branca Mais Feliz Para Todos ajuizou ação de investigação judicial eleitoral em desfavor das autoras e dos antigos prefeito e vice-prefeito do Município de Areia Branca/RN, Manoel Cunha Neto e José Bruno Filho, com base nos arts. 41-A, 73, V, §§ 5º e 10, e 77 da Lei 9.504/97 e 22 da

LC 64/90, em razão de captação ilícita de sufrágio, conduta vedada, abuso dos meios de comunicação social e abuso de poder político.

Os pedidos foram julgados improcedentes em primeiro grau de jurisdição (fls. 73-83).

O TRE/RN reformou a sentença por reconhecer a existência das seguintes condutas ilícitas (fls. 134-168):

a) abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio em virtude da inauguração de hospital público inacabado a apenas dois dias da eleição, com o propósito de promover a campanha da candidata Luana Pedrosa Bruno, filha do vice-prefeito à época José Bruno Filho e que o substituiu na candidatura para a chefia do Poder Executivo Municipal 20 dias antes do pleito;

b) abuso de poder político e econômico, bem como captação ilícita de sufrágio, em razão da nomeação de 46 servidores públicos em período vedado, sendo que para 3 deles o prazo de validade do concurso público já havia expirado. Além disso, 34 desses 46 servidores foram convocados na semana que antecedeu o pleito;

c) abuso de poder político decorrente da determinação do prefeito Manoel Cunha Neto de que atos de nomeação e readaptação de servidores públicos municipais fossem publicados com data retroativa com o objetivo de fugir das vedações legais;

c) concessão irregular de bolsas de estudos de nível superior, nos três meses que antecederam o pleito, extrapolando-se as vagas autorizadas pela lei municipal de regência;

d) uso indevido dos meios de comunicação social por meio da utilização de 2 servidores ocupantes de cargos comissionados para fazer, em seus próprios blogs, maciça publicidade em favor da candidatura da situação, sendo que algumas postagens no blog ocorreram em horário de expediente.

Contra esse acórdão, Luana Pedrosa Bruno e Lidiane Micheli Campos Garcia interpuseram recurso especial eleitoral, o qual foi admitido pela Presidência do TRE/RN.

Na presente ação, as autoras aduzem infringência do art. 275, I e II do Código Eleitoral e alegam omissão na análise dos seguintes pontos:

a) a petição inicial da ação de investigação judicial eleitoral não apontou captação ilícita de sufrágio nem a nomeação de servidores públicos cujo prazo de validade do concurso já havia expirado, circunstância que implica cerceamento do direito de defesa;

b) ausência de prova quanto à compra de votos;

c) ausência de prova da participação dos investigados nas condutas consideradas ilícitas.

No mais, sustentam:

a) violação do art. 41-A da Lei 9.504/97 porquanto o acórdão recorrido não indicou a entrega de qualquer benefício em troca de voto;

b) infringência dos arts. 57-B, 73 e 77 da Lei 9.504/97 e 22 da

LC 64/90, pois a cassação do mandato baseou-se em presunções, não havendo prova robusta acerca do abuso de poder político.

Por essas razões, entendem presente o fumus boni iuris.

O perigo da demora estaria caracterizado pelo afastamento do cargo de prefeita e da vice-prefeita do Município de Areia Branca/RN.

Requerem, liminarmente, a suspensão dos efeitos do acórdão proferido pelo TRE/RN até o julgamento do recurso especial.

No mérito, pugnam pela confirmação do pedido liminar.

É o relatório. Decido.

A concessão da liminar requisita a presença conjugada da plausibilidade do direito invocado e do periculum in mora, o qual se traduz na ineficácia da decisão se concedida somente no julgamento definitivo da ação.

No caso dos autos, ao menos no juízo perfunctório típico das ações cautelares, vislumbra-se a plausibilidade do direito invocado.

Inicialmente, em sede de cognição sumária, verifica-se que o acórdão recorrido não apontou elementos concretos acerca da prática de captação ilícita de sufrágio. Ou seja, não ficou demonstrado de forma cabal o oferecimento de vantagem em troca de votos, razão pela qual a pena de multa baseada no referido ilícito deve ser afastada.

No mais, extrai-se do acórdão recorrido que o abuso de poder político e econômico decorreu da inauguração de hospital público inacabado a apenas dois dias da eleição, com o propósito de promover a campanha da candidata Luana Pedrosa Bruno, filha do vice-prefeito à época José Bruno Filho e que o substituiu na candidatura para a chefia do Poder Executivo Municipal 20 dias antes do pleito.

Todavia, em juízo preliminar da causa, verifica-se que o acórdão regional deixou de apontar a existência de provas quanto à ocorrência de qualquer ato de campanha eleitoral na referida inauguração de obra pública. Também foi omisso quanto à análise dos documentos que visavam comprovar que a realização desse evento no período crítico das eleições tinha por escopo o atendimento de notificação dos órgãos fiscalizadores da saúde pública.

O acórdão regional também consignou que houve abuso de poder político e econômico devido à nomeação de 46 servidores públicos em período vedado, sendo que para 3 deles o prazo de validade do concurso já havia expirado. Além disso, 34 desses 46 servidores foram convocados na semana que antecedeu o pleito. Assentou, ainda, que os e-mails enviados da sede da prefeitura para a gráfica oficial do município, ordenando que as nomeações de servidores fossem publicadas com data retroativa, demonstram a finalidade eleitoral dessa conduta, sobretudo porque visavam burlar a vedação legal.

Todavia, em análise preliminar, verifica-se omissão do acórdão recorrido em analisar os documentos que comprovariam o suposto cumprimento de ordem judicial para nomeação dos 3 servidores cujo concurso público já havia expirado.

De qualquer sorte, também em juízo superficial, entendo que a nomeação de 34 servidores na semana que antecedeu o pleito não autoriza a cassação do diploma e a inelegibilidade.

Primeiro, porque não se identificou a gravidade na conduta como instrumento de burla à normalidade e legitimidade das eleições, requisito essencial para a configuração do abuso de poder (AgR-REspe 34915/TO, Rel. Min. Dias Toffoli, DJe de 27/3/2014).

Segundo, porque não se demonstrou relevância jurídica suficiente para provocar a quebra da igualdade entre os candidatos e atingir o bem jurídico protegido pelo rol das condutas vedadas pela Lei 9.504/97 (RO 444344/DF, Rel. Min. Marcelo Ribeiro, DJe de 13/2/2012; REspe 28448/AM, Rel. Min. Marco Aurélio Mello, Rel. designada Min. Nancy Andrighi, DJe de 10/5/2012; RO 444696/DF, Rel. Min. Marcelo Ribeiro, DJe de 2/5/2012).

O acórdão regional assentou, ainda, que a realização de propaganda eleitoral no blog de 2 servidores ocupantes de cargos comissionados, em horário de expediente, configura o uso indevido dos meios de comunicação social.

Todavia, não foi indicada qualquer prova de que a suposta conduta tivesse ocorrido durante o horário de expediente. Ademais, ainda que se tenha por configurado o referido ilícito, não se verifica, aparentemente, gravidade suficiente para comprometer a lisura do pleito (AgR-REspe 34915/TO, Rel. Min. Dias Toffoli, DJe de 27/3/2014).

Por fim, em sede de cognição sumária, também entendo que o acórdão regional merece reforma porque não indicou em que trecho da petição inicial teria sido apontada a concessão irregular de bolsas de estudos de nível superior, nos três meses que antecederam o pleito, extrapolando-se as vagas autorizadas pela lei municipal de regência.

Desse modo, nos limites da cognição liminar, verifica-se a presença do fumus boni juris apto a ensejar o deferimento da tutela de urgência.

Ante o exposto, defiro a liminar para suspender os efeitos do acórdão TRE/RN 270/2014 até o julgamento do recurso especial eleitoral.

Comunique-se ao TRE/RN com urgência.

Cite-se a coligação requerida para apresentar defesa no prazo de

5 (cinco) dias.

P. I.

Brasília (DF), 25 de agosto de 2014.

MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA

Relator

Fonte: De fato