sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Emergência de 159 cidades do RN em seca acaba sem renovação de decreto

Do G1 RN
Carros-pipa são usados para levar água para as residências de Antônio Martins, RN (Foto: Anderson Barbosa/G1)Carros-pipa sendo usados para abastecer cidades
do interior (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Terminou nesta quinta-feira (25) o prazo do decreto que colocou 159 cidades do Rio Grande do Norte em emergência por causa da seca. Em dois anos, a governadora Rosalba Ciarlini assinou seis decretos por causa da estiagem prolongada. O último deles foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 25 de março. O estado já chegou a ter 160 cidades na lista.

O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Tarcísio Dantas, reconheceu o vencimento do decreto e informou que a renovação deve acontecer até a próxima segunda-feira (29). "O número de cidades vai ser reduzido para 152. Saem da lista municípios da região Leste. São cidades que pertencem ao litoral", detalha o secretário.

De acordo com Tarcísio Dantas, a demora para renovação aconteceu porque a situação de cada município estava sendo analisada detalhamente. O secretário explica que o documento é fundamental para a concessão de subsídios no milho vendido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e na execução da operação Carro-Pipa, que está toda sob responsabilidade do Exército Brasileiro.

O primeiro decreto assinado pela governadora foi em abril de 2012, quando 139 cidades foram colocadas em situação de emergência. Esse número subiu 139 em julho, se manteve inalterado em outubro, aumentou para 144 em março de 2013, e chegou ao pico de 160 em setembro do ano passado. Em 25 de março deste ano, 159 municípios foram colocados na lista.
MP pede suspensão de ligações de água
O Ministério Público do Rio Grande do Norterecomendou que a Companhia de Águas e Esgotos (Caern) suspenda por seis meses a instalação de novas ligações de água nos municípios de Caicó, Timbaúba dos Batistas e São Fernando, na região Seridó do estado. O motivo alegado pelo órgão ministerial é de possível agravamento do desabastecimento das três cidades.

A recomendação do promotor José Alves de Rezende Neto é direcionada especificamente para construções residenciais, comerciais e industriais que necessitem da ampliação da rede de distribuição. O MP ressalta o quadro crítico da região no abastecimento de água por causa da da estiagem prolongada.

A baixa vazão do Rio Piranhas, responsável pelo abastecimento das cidades de Caicó, Timbaúba dos Batistas e São Fernando, tem deixado as cidades com pouca água. As três são abastecidas pelo sistema adutor Manoel Torres.

A recomendação solicita que o diretor-presidente da Caern, Yuri Tasso, preste informações ao Ministério Público Estadual em um prazo de 30 dias sob pena de serem tomadas medidas pela via judicial.


Tecnologia: Chinês tem crânio reconstruído com ajuda de impressora 3D

Paciente de 46 anos, que teve parte de sua face retirada após cair do terceiro andar de um prédio, recebeu implante de titânio sob medida

A imagem maior mostra o paciente após procedimento que reconstruiu sua face. Chinês teve parte de seu crânio retirada após acidente em construção
A imagem maior mostra o paciente após procedimento que reconstruiu sua face. Chinês teve parte de seu crânio retirada após acidente em construção (Reuters)
Um homem chinês que ficou com a face desfigurada após cair do terceiro andar de um prédio passou por uma cirurgia que reconstruiu parte do seu crânio. O procedimento foi possível graças a uma malha de titânio feita sob medida por uma impressora 3D que foi presa aos ossos de seu rosto.

O paciente de 46 anos, identificado apenas pelo sobrenome Hu, trabalhava em um edifício em construção quando foi atingido por uma viga e caiu. Com o acidente, parte de seu crânio precisou ser retirada.

Ele foi operado no Hospital Xijing, na província de Shaanxi, na China, há duas semanas, mas as informações sobre o procedimento foram divulgadas apenas agora. Segundo a imprensa do país, a cirurgia durou três horas e meia e a placa de titânio implantada pesa 9,9 gramas.

O diretor do Hospital Xijing, Guo Shuzhond, disse que, até o momento, a cirurgia parece ter sido bem sucedida. Hu não apresentou quadro de infecção ou reações à malha e, com a operação, voltou a falar algumas palavras, habilidade que havia perdido com o acidente. Os médicos do chinês pretendem submetê-lo a uma nova cirurgia para reparar danos que o acidente provocou na pálpebra esquerda e para restaurar a sua aparência geral.

No mês passado, também na China, médicos implantaram uma vértebra feita por impressora 3D em um garoto de 12 anos diagnosticado com câncer nos ossos. No procedimento, que durou cerca de cinco horas, os cirurgiões retiraram a segunda vértebra do pescoço do paciente, onde estava o tumor, e a substituíram pelo implante.

Fonte: veja

ELEIÇÕES 2014: Nove Estados devem definir governo no 1º turno

O mau desempenho de apostas dos grandes partidos e a ausência de um terceiro candidato competitivo contribuem para que nove Estados caminhem para definir as eleições para governador já no primeiro turno.

São Paulo e Minas Gerais são exemplos desse quadro.

Na eleição paulista, a aposta petista, Alexandre Padilha, segue estacionada abaixo dos 10% nas pesquisas, e Paulo Skaf, do PMDB, em torno de 20%, cenário que favorece a reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB), perto dos 50%.

Para definir a eleição na primeira etapa da disputa, um candidato deve ter 50% dos votos válidos (sem brancos e nulos), mais um voto.

Editoria de Arte/Folhapress


"Não sei se o efeito da Copa, o humor da sociedade, a demora para a campanha pegar' ou a escassez de recursos fez com que a intensidade de campanha do Padilha fosse sofrível no começo", afirmou Luiz Marinho, coordenador da campanha de Dilma em São Paulo. "Isso atrasou muito o processo de conhecimento dele no Estado."

Em Minas Gerais, quem não avançou nas pesquisas foi a aposta de "terceira via" do PSB, Tarcísio Delgado.

Escalado para dar palanque a Eduardo Campos e agora a Marina Silva, ele segue abaixo dos 10%, sem rivalizar com Pimenta da Veiga (PSDB) e com Fernando Pimentel (PT), favorito para vencer já no próximo dia 5.

Também apresentam cenário parecido Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina e Tocantins. Neles, candidatos em terceiro lugar não chegam a 13% nas pesquisas.

Em outros nove Estados, os candidatos que lideram estão a poucos pontos de também conseguirem liquidar a disputa na primeira rodada.

São exemplos Paulo Souto (DEM), na Bahia; Eunício Oliveira (PMDB), no Ceará; e Beto Richa (PSDB), no Paraná, onde Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma Rousseff, não decolou e está na casa dos 10% nas pesquisas.

Pelo cenário atual, nove candidatos do PT, sete do PSB e cinco do PSDB não devem ir ao segundo turno.

Alguns desses nomes foram lançados na última hora, como Roberto Carlos (PT), no Espírito Santo, e Eliane Novais (PSB), no Ceará. "Foram candidaturas sem antecedência necessária para preparação na pré-campanha", diz Carlos Siqueira, primeiro-secretário nacional do PSB.

Em Alagoas, o PSDB, que governa o Estado, indicou o vereador Julio Cezar para substituir o procurador Eduardo Tavares, que desistiu em plena campanha. O candidato tucano aparece com 1% das preferências.

Os problemas apontados pelas legendas vão desde a baixa arrecadação até a morte de Eduardo Campos em acidente aéreo. "Todos ficaram atônitos durante certo período, tempo precioso para explorar fazendo campanha, e ficamos tentando entender as mudanças", disse Mendes Thame, deputado e secretário-geral do PSDB.
Editoria de Arte/Folhapress


Fonte: Folha de São Paulo

TSE concede direito de resposta para o PT na revista Veja

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu ontem (25) direito de resposta ao PT na próxima edição da revista Veja. Os ministros entenderam que a reportagem PT sob chantagem, publicada no dia 13 de setembro, na edição impressa da revista, veiculou conteúdo ofensivo.

A reportagem afirmou que o PT pagava o doleiro Enivaldo Quadrado para não trazer à tona o suposto envolvimento do partido com desvios na Petrobras. De acordo com a decisão, a revista terá que publicar uma página de direito de resposta, que será redigido pelo partido.

Durante o julgamento, a defesa da Editora Abril, responsável pela publicação, alegou que todas informações são verídicas e que podem ser comprovadas.

Fonte: no minuto.com

América-RN acerta volta de volante Neto

Um dia antes do fim do prazo de inscrição para a Série B do Campeonato Brasileiro, o América-RN anunciou a contratação de mais um reforço para a competição. O volante Neto, que disputou o Campeonato Paulista deste ano pela Penapolense, e que defendeu o Mecão na Segundona de 2013, está de volta ao time rubro após oito meses. O contrato do volante com o time americano será por empréstimo, até o final deste ano. Na quarta-feira passada, o presidente rubro Gustavo Carvalho já havia anunciado em uma rede social a contratação do meia Rafael Tavares, ex-Paysandu.

O jogador tem 23 anos e chega para reforçar o time que busca a reabilitação na Série B. Neto começou a carreira nas categorias de base do Grêmio Prudente, em 2008. Depois, passou por Linense e Penapolense.

Neto chega pronto para jogar, e pode ser utilizado na função de terceiro homem de meio-campo, como Fabinho, que está machucado, sem previsão de retorno. O América-RN ainda tem outros seis volantes: Márcio Passos, Tiago Dutra, Val, Jean Cléber, Fábio Braga e Judson.

Fonte: Gazeta do Oeste

Trio rouba carros em Natal, realiza arrastões, troca tiros com PM e dois acabam baleados

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Fotos: Sérgio Costa / Portal BO


A onda de assaltos continua em Natal. Na noite desta quinta-feira (25), criminosos protagonizaram novas cenas violência e perseguição. O resultado foram dois suspeitos baleados e o terceiro detido, no bairro de Felipe Camarão, após intenso tiroteio.

Os três bandidos roubaram um veículo Gol no conjunto Cidade Satélite, colocaram o proprietário na mala e saíram realizando arrastões em vários bairros da zona Sul de Natal. Em determinado momento, eles abandonaram o Gol, com o proprietário na mala, e roubaram uma caminhonete Frontier, no bairro de Candelária.

A Polícia Militar foi acionada e passou a realizar diligências, até que se deparou com os suspeitos e iniciou uma perseguição. Já na rua Padre Cícero com Travessa de Todos os Santos, no bairro de Felipe Camarão, os policiais cercaram o trio e acabou acontecendo um confronto.

A operação da polícia foi realizada por policiais do Batalhão de Operações de Choque e do 9º Batalhão. De acordo com o tenente Laranjeira, oficial de serviço do BPChoque, dois suspeitos acabaram baleados no confronto e o terceiro foi detido. Os dois feridos foram levados para o hospital.

Fonte: portal BO

Açougueiro entrega celular e mesmo assim é assassinado em assalto na zona Norte de Natal

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Fotos: Sérgio Costa / Portal BO


O açougueiro Geferson Vicente da Silva, de 21 anos, foi morto a tiros, depois de um assalto, na noite desta quarta-feira (24), quando voltava do trabalho. O crime aconteceu na avenida Insdustrial, no Jardim Progresso, na zona Norte de Natal. A vítima estava acompanhada de um casal de colegas.

As testemunhas contaram para a polícia que dois homens se aproximaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto, recolhendo os celulares das vítimas. Em seguida, os bandidos mandaram que eles corressem. Geferson, no entanto, negou-se a correr, pois já tinha entregado o aparelho celular.

Com isso, um dos suspeitos sacou uma arma e atirou duas vezes, atingindo o açougueiro no peito. O colega dele também foi baleado no braço. O aniversário do açougueiro Geferson Vicente seria nesta quinta-feira (25). O pai dele esteve na cena do crime e lamentou, afirmando que o filho era um rapaz trabalhador e sonhava construir uma vida decente.

Fonte: portal BO

Dupla fecha estrada com jumentos e atira em pastor durante assalto no RN

Do G1 RN

Um pastor evangélico foi baleado na perna durante uma tentativa de assalto a uma van que realiza transporte de passageiros na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, dois homens armados usaram jumentos para bloquear a passagem de veículos na RN-117, trecho próximo da comunidade de Remédios, entre os municípios de Umarizal e Olho D'Água do Borges. Os tiros foram disparados após o veículo escapar da emboscada.

“Como o motorista da van desviou dos animais e não parou, os criminosos atiraram. Uma das balas perfurou a lataria do veículo e atingiu um dos joelhos do pastor. Ele foi socorrido, recebeu atendimento médico e passa bem. Os assaltantes fugiram. Fizemos buscas, mas não conseguimos localizá-los”, disse ao G1 a capitã Miria Suassuna, que comanda o policiamento militar na região.

A capitã não soube precisar quantas pessoas estavam na van, mas afirmou que os demais passageiros não foram atingidos.

Amanda Gurgel: “Tanto faz Henrique ou Robinson. Não existe diferença”

Vereadora mais votada de Natal na eleição de 2012 diz que os dois líderes das pesquisas são “ruins para o RN”.
Fenômeno eleitoral na campanha de 2012, a vereadora Amanda Gurgel (PSTU) se mostra decepcionada na presente campanha eleitoral – mesmo sem ser candidata.

Ao avaliar a disputa pelo governo do Estado, questiona a desigualdade de espaços oferecidos pela mídia aos candidatos categorizados como nanicos. Sobre a polarização entre o candidato do PMDB, Henrique Alves, e o do PSD, Robinson Faria, dispara: “Tanto faz (a vitória de um ou de outro). Não tem diferença. Ambos serão ruins para o Estado, que irá continuar na mesma”.

Segundo Amanda Gurgel, no próximo governo, sendo de Henrique, ou sendo de Robinson, os trabalhadores do Rio Grande do Norte e a população “continuarão prejudicadas como são hoje”. “Não tem diferença nenhuma nas duas candidaturas, tanto faz Henrique ou Robinson. Os trabalhadores do RN, a população que precisa dos serviços públicos, continuarão prejudicadas, como são hoje”.

Ela também critica a polarização entre os dois candidatos, afirmando não ser natural, mas produzida pelo sistema. “A polarização é previsível, não é espontânea, mas produzida pelo próprio processo, como ele se dá”. Segundo Amanda, é perceptível que “a população está muito desiludida com o processo político e com os políticos, porque não consegue fazer a distinção entre o nosso partido e os demais”.

Com a eleição de Henrique ou Robinson, de acordo com Amanda Gurgel, a realidade do RN tende ainda a piorar. “As perspectivas para o Estado, não é pessimismo como pode aparentar a princípio, mas realismo: A realidade tende a piorar, apesar da propaganda bem produzida, dos textos bem elaborados e produzidos (desses candidatos no rádio e na TV). Mas tende a se repetir a lógica do financiamento de empresas, e governantes comprometidos com as empresas e não com a população”, diz ela

Para ilustrar, cita proposta de Robinson: “Exermplo é a proposta de Robinson de dar plano de saúde para o funcionalismo público. Significa que não há perspectiva de melhora da saúde pública, já que ele vai pegar dinheiro substancial e pagar a empresas privadas. Isso não é fortalecer a saúde pública, mas a privada”.

SEM FESTA

Diante das desigualdades de tratamento ofertadas aos candidatos, Amanda considera que não existe a tão propalada festa da democracia. “Não existe no processo eleitoral festa de democracia. O exemplo disso é que Simone Dutra, candidata do PSTU a governadora, ficou durante um bom período no terceiro lugar, mesmo com um percentual baixo, e não foi convidada para participar do debate da principal emissora”.

Além disso, de acordo com a vereadora, tem a questão do espaço que a imprensa elege e determina como candidatos dela. “No caso, existe muito espaço para essas candidaturas. Além do financiamento de empresas privadas a essas campanhas”. Para Amanda, “esse financiamento não é doação, mas empréstimo que depois que o candidato é eleito e assume o governo, as empresas vão ter de volta o pagamento do que investiram na campanha”.

“Povo está de saco cheio das imundícies dos políticos”

Amanda Gurgel, uma das autoras do projeto do passe livre em Natal, afirmou que ela e a população do Estado estão de “saco cheio” de imundícies como a cometida pela vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, candidata ao Senado. Segundo Amanda, mesmo sendo vice-prefeita da cidade, a ex-governadora nada fez para implantar o passe livre, que ainda não foi implantado, e promete na campanha ao Senado apresentar projeto do passe livre para abranger todo o Brasil. O detalhe, segundo Amanda, é que já tramita no Congresso um projeto do passe livre, o que torna a proposta de Wilma impraticável.

Amanda Gurgel avalia, ainda, que a disputa pela vaga no Senado esteve, até recentemente, polarizada entre Wilma e a deputada federal Fátima Bezerra (PT). Entretanto, a petista toma a dianteira da corrida, não apenas pelo passado de escândalos de Wilma, mas, sobretudo, pela propostas demagógicas da pessebista.

“A campanha ao Senado ficou polarizada durante um tempo, mas Fátima agora está passando à frente de Wilma, e isso se deve não só ao passado recente de Wilma, de escândalos de corrupção, também envolvendo familiares dela, mas ao próprio excesso de demagogia da campanha, já que ela chegou a pedir direito de resposta ao nosso partido, pelo fato de termos denunciado que o passe livre não está sendo executado em Natal, onde ela é vice-prefeita, e ela está prometendo implantar no Brasil”, afirmou.


Amanda diz que Wilma “chegou ao cúmulo de fazer campanha de um projeto que já existe no Senado”. E arrematou: “Ela nunca moveu uma palha pelo passe livre em Natal e teve a ousadia de apresentar essa proposta. A população diz que não está achando mais interessante esse tipo de demagogia. Até para esse tipo de imundície a gente está de saco cheio”, finalizou.

Fonte: Mural de Riacho da Cruz