quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

No RN, sobe para nove lista de cidades em colapso no abastecimento

Do G1 RN

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu neste mês de fevereiro o abastecimento de água na cidade de Riacho de Santana, na região do Alto Oeste potiguar. O colapso no abastecimento se deu em função da inviabilidade de manter a captação que é feita nos poços tubulares da região.


Com isso, o faturamento se mantém suspenso a partir deste mês, ou seja, não haverá cobrança da conta de água referente a fevereiro. A lista de cidades em colapso no abastecimento tem agora nove localidades. Além de Riacho de Santana, integram, ainda: Antônio MartinsParaná, Luis Gomes, Tenente Ananias,Carnaúba dos DantasSão MiguelJoão Dias e São Francisco do Oeste.
O abastecimento d’água para a população do município de Equador, na região Seridó do Rio Grande do Norte, passará a ser feito em sistema de rodízio a partir desta semana. A Caern tomou a iniciativa para garantir maior economia no uso do manancial que abastece a cidade e seus cerca de sete mil habitantes. O município de Equador é atendido pelo açude Mamão, localizado em Pau dos Ferros.

Com o sistema de rodízio, a população terá o bombeamento de água normal de segunda à sexta-feira. Mas no sábado e domingo, ele será suspenso, retornando na segunda-feira. Além do racionamento, a Caern alerta os usuários do sistema para alguns cuidados com a economia da água, de forma que o rodízio não traga maiores transtornos. Também é importante o uso racional do produto para evitar que a situação piore, levando o sistema ao colapso.

Em sessão tensa, Renan Calheiros e Aécio Neves batem boca no Senado

MÁRCIO FALCÃO
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Numa sessão tensa para tratar da eleição de cargos no comando do Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) bateram boca nesta quarta-feira (4), com direito a troca de dedo em riste e berros no plenário da Casa.

Irritado com a manobra de Renan para excluir dos postos o PSDB e o PSB, que fizeram oposição a sua reeleição, Aécio acusou Renan de "apequenar" o Senado. A estratégia do peemedebista, numa costura com o PT, deve aprovar na noite desta quarta apenas aliados para os cargos.

A movimentação de Renan provocou reações na oposição, que anunciou a saída do plenário e retirada de suas candidaturas.

Após as negativas de Renan aos apelos dos oposicionistas para reavaliar a situação, no microfone, Aécio cobrou o peemedebista.

"Vossa excelência será o presidente dos ilustres senadores que o apoiaram, mas Vossa Excelência perde a legitimidade de ser presidente da oposição. Vossa Excelência apequena essa Presidência", disparou o tucano.

Renan respondeu lembrando que Aécio foi derrotado na disputa pela presidência em 2014 e o acusou de ser estrela. "É bom que Vossa Excelência esteja dizendo disso! Foi candidato à Presidência! Por isso deu no que deu", provocou o peemedebista.

O tucano retrucou e indiretamente lembrou que o colega foi alvo das manifestações de rua de junho de 2013. "Perdi de cabeça erguida. Olho nos olhos do cidadão, eu falo com a população brasileira. Vossa excelência perdeu a dignidade desse cargo", soltou.

O embate foi encerrado com Renan cobrando respeito. "Tenha dimensão da democracia".

Folha de São Paulo

Encanto firma parceria com a UFERSA para execução do programa Acesso à Terra Urbanizada.


O Município de Encanto firma parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que em parceria com o Ministério das Cidades, está realizando o Programa Acesso à Terra Urbanizada, o qual visa promover a regularização fundiária deste município.
Segundo a coordenação do programa, outros nove municípios localizados na região Oeste Potiguar, também serão beneficiados, sendo, São Miguel, Venha Ver, Luís Gomes, Portalegre, Assú, Carnaubais, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís e Tibau. O município de Encanto será o primeiro a receber a equipe do Programa.
A Regularização Fundiária atualmente é regulamentada pela Lei nº 11.977/2009. Essa lei define os instrumentos que devem ser adotados para regularizar áreas de interesse social e específico. O Programa de Acesso à Terra Urbanizada trabalhará especificamente com as regularizações de áreas de Interesse Social, em virtude que, esse tipo está voltado à pessoas carentes o que assegura a gratuidade dos títulos para as famílias envolvidas.
Ao final do Projeto as famílias que atenderem aos critérios legais receberão a Escritura Pública de sua Terra, o que lhe trará diversos benefícios, tais como: garantia de posse contribuindo para a segurança e paz do núcleo familiar, a possibilidade de acesso a Programas Governamentais de Habitação e a minimização das desigualdades Sociais.

Nesse processo é indispensável que as comunidades e suas lideranças participem ativamente de todas as etapas e contribuam para a realização do trabalho.  Portanto, a coordenação convida a todos a fazerem parte do “Programa Acesso à Terra Urbanizada” com a finalidade de promover melhorias na vida dos cidadãos e da sua cidade.