domingo, 31 de maio de 2015

Fim da reeleição para cargos do Executivo não altera quadro político no Rio Grande do Norte

Robinson poderá disputar reeleição em 2018Robinson poderá disputar reeleição em 2018A decisão da Câmara dos Deputados de aprovar emenda à Constituição Federal que acaba com a reeleição para cargos do Executivo (presidente, governador e prefeito) não traz mudanças relevantes no contexto da política potiguar.
É que a medida só vale para os eleitos a partir de 2018. Ou seja: o governador Robinson Faria (PSD) poderá, caso tenha condições eleitorais e políticas, disputar a reeleição.
Em nível municipal a história se repete. O prefeito Francisco José Júnior (PSD) segue com esperanças de garantir na Justiça o direito de tentar mais um mandato. Tudo dependerá de como a Justiça Eleitoral vai se posicionar no próximo ano.
Existem duas correntes: 1) a que entende que ele foi reeleito na eleição suplementar de 2014 (fato entendido pelo então juiz eleitoral Herval Sampaio que não foi objeto de questionamento); 2) a segunda corrente interpreta que o prefeito cumpre um mandato de um período fracionado e por isso tem direito de renovar o mandato no próximo ano.
Em Natal, não há polêmica. O prefeito Carlos Eduardo poderá disputar a reeleição sem qualquer problema, conforme texto aprovado na Câmara dos Deputados.
TRÂMITE
A emenda que acabou com a reeleição para cargos executivos ainda vai ser analisada pela Câmara dos Deputados em segundo turno. Caso a decisão seja confirmada a proposta segue para o Senado.
A reeleição foi instituída em 1997 e o primeiro pleito com essa regra foi disputado em 1998. O primeiro governador reeleito no Rio Grande do Norte foi Garibaldi Filho (PMDB).
A primeira prefeita de Mossoró reeleita foi Rosalba Ciarlini, no ano 2000. Naquele mesmo ano Wilma de Faria também foi reeleita de forma pioneira em Natal.
Bruno Barreto
Editor de Política
o mossoroense 

Nono dígito em números de telefone celular chega ao RN

Usuários devem acrescentar o 9 antes do atual número de telefoneUsuários devem acrescentar o 9 antes do atual número de telefoneCumprindo decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todos os telefones celulares do Rio Grande do Norte ganharão um nono dígito a partir de hoje. Outros cinco estados da região Nordeste também recebem hoje (31) o nono dígito à esquerda de seus números de telefones celulares. A alteração vai acontecer em Alagoas ( DDD 82), Paraíba (DDD 83), Ceará (DDD 85 e 88) e Piauí (DDD 86 e 89).
Apesar de divulgada desde o final do ano, a decisão que aumenta o número de dígitos nos telefones celulares ainda gera polêmica. Muitos mossoroenses não estão sabendo da mudança, outros, por sua vez, afirmam que as alterações promoverão confusão e dores de cabeça para usuários de telefonia móvel.
A secretária Mikarla Souza comenta que a medida é muito ruim, já que as pessoas estão adaptadas aos tradicionais nove dígitos. Segundo ela, agora a tarefa será organizar os contatos na agenda, a fim de evitar mais dores de cabeça nos próximos dias.
"O jeito vai ser decorar mais um número, já é difícil com oito dígitos, imagine com nove. Acredito que a única maneira de evitar que as pessoas se sintam prejudicadas com a decisão é divulgando bastante informação sobre o tema. É preciso saber também até quando seremos avisados pelas operadoras de que o nono dígito já entrou em vigor", comentou a secretária.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), depois da implementação da mudança, existirá um pequeno período onde as ligações feitas sem o novo número são completadas, mas após o prazo, determinado, as ligações não serão mais aceitas.
A estudante do curso de Comunicação Social, Edja Lemos, ainda nem estava sabendo das mudanças, e foi pega de surpresa com a nova numeração. De acordo com ela, a alteração causará bastante perda de tempo para os usuários, que agora terão que atualizar suas listas de contato.
"Acredito que vai dar muito trabalho e dor de cabeça ter que alterar toda a agenda para colocar um número na frente, sem falar, é claro, da perda de tempo, principalmente para quem trabalha utilizando o celular. Não gostei da mudança, mas, infelizmente, terei que me adaptar" comentou.
De acordo com dados levantados pela Anatel, o Rio Grande do Norte tem mais de 4 milhões de chips de celular ativos, 30% a mais que o número de pessoas.
Aplicativos ajudam usuários com nono dígito
As alterações na quantidade de dígitos de celulares no Brasil, que se tornaram mais constantes nos últimos anos, sempre são criticadas pelos usuários de telefonia móvel, pelos inconvenientes que causa. Pensando nisso, empresas de tecnologia já começam a criar aplicativos que facilitam nesta mudança.
O Vivo 9º dígito é um aplicativo da operadora Vivo que permite o acréscimo automático do nono dígito, e pode ser baixado na App Store ou Play Store. O aplicativo Oi 9º dígito, que pertence a Oi também permite adotá-lo como padrão para ligações de longa distância, inserindo o código 31 antes de cada número.
O aplicativo android " Troca Número" permite prever quais contatos serão afetados pela inclusão do nono dígito. Caso se arrependa das mudanças, o usuário poderá reverter. Para Windows Phone é disponibilizado o aplicativo BR9, onde basta que o usuário clique no botão + 9 para que ele atualize automaticamente os números que tenham o DDD das cidades em que o nono dígito será necessário. O aplicativo só aplica o nono dígito em números com DDD.
Aplicativos para facilitar a adição do nono dígito em sua agenda
Oi 9º Dígito (Android e iPhone)
Vivo 9º Dígito (Android e iPhone)
Novo número Brasil (Android)
9 d+ (Android)
Troca número (Android)
BR9 (Windows Phone)
9 Dígitos (iPhone )

Fonte: O mossoroense 

Acidente em canteiro de obras da Usina Belo Monte mata três operários

O Corpo de Bombeiros localizou no fim da tarde de hoje (30) os corpos dos três funcionários da obra da Usina Belo Monte, no Pará, que estavam sob os escombros de um dos silos da central de concreto que desabou durante uma operação de descarga de caminhões de cimento por volta das 2h desta madrugada. 

De acordo com o Consórcio Construtor Belo Monte, que administra a obra, as vítimas são: Denivaldo Soares Aguiar, José da Conceição Ferreira da Silva e Pedro Henrique dos Santos Silva, que atuavam como ajudantes de produção. Em nota, o consórcio lamentou o acidente. “O CCBM solidariza-se com a dor dos familiares e amigos, e está prestando todo o apoio às famílias”, diz trecho do documento. 

Mais três pessoas que foram atingidas no desabamento foram socorridas por equipes médicas do Corpo de Bombeiros. Dois sofreram ferimentos leves e um teve fratura no ombro.

Aguanovarumoaofuturo

Polícia Militar de Taboleiro Grande apreende moto com queixa de roubo

No sábado (30), o sargento Gilton Cavalcante, comandante do destacamento de Taboleiro Grande e a guarnição de serviço composta pelos soldados Sandro e Emerson, abordaram um veículo tipo moto Titan, ano 2005, cor azul, placa MZG 1251 sendo conduzida pelo Sr. Valdeci Feitosa Vieira, natural de Catolé do Rocha - PB, onde a mesma foi consultada pelo sargento Gilton e constou queixa roubo sendo o mesmo conduzido para a delegacia para ser feito os procedimentos de praxes.
Foi caracterizado no Artigo 180 CP 13 crime de receptação culposo tendo em vista que a moto foi comprada na época pelo valor de R$ 3.950,00 e hoje este veículo teria um valor incompatível, baseado no Artigo 180 não houve intenção por parte do condutor.


Fonte: Blog João Moacir