sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Secretaria, Yria Queiroz, participa da X Conferência Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte.


A Secretária de Assistência Social, Yria Queiroz, está participando em Natal, da X Conferência Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte, realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).
O evento teve início nesta quinta feira, dia 08 e prossegue nesta sexta feira (09), no hotel Holiday Inn, das 08h às 17h, e conta com a participação da secretária da Sethas, Julianne Faria, que fez a abertura, expondo as principais vertentes da assistência social no Estado, da representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Telma Maranhão, do representante do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Anderson Lopes Miranda, e cerca de 200 gestores de todos os municípios do estado.
A conferência tem como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e vai deliberar e avaliar a política de assistência social no contexto do pacto federativo e definir prioridades para a construção do Plano Decenal de Assistência Social do Estado e da União, reconhecendo a responsabilidade de cada ente federado, na perspectiva de um Sistema único de Assistência Social (SUAS) universal, público e republicano, bem como eleger os delegados (as) para a X Conferência Nacional de Assistência Social que será realizada em Brasília, no período de 7 a 10 de dezembro de 2015.

Mossoró representa Rio Grande do Norte no "G20 Semiárido"


Mossoró é uma das 20 cidades polos do semiárido brasileiro que participará nos próximos dia 22 e 23 de outubro do G20 Semiárido - Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional, que acontecerá em Petrolina, Pernambuco. A programação foi divulgada nesta quinta (08). O município é o único do Estado a integrar o grupo de cidades que participarão do evento.

Para criação do G20, os critérios adotados, segundo informou o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, idealizador da iniciativa, foram a densidade demográfica e a influência econômica exercida pelos municípios em outras localidades.

O PIB movimentado pelo grupo gira em todo de R$ 50 milhões e reúne 4,6 milhões de habitantes. Ainda segundo o gestor, a iniciativa quer propor debates sobre políticas que estimulem avanços, participação e representatividade dos municípios, com o objetivo de reduzir as disparidades econômicas intra e inter-regionais.

Conheça mais sobre o G20 Semiárido AQUI

Além de Mossoró, participam do G20 os municípios de: Arapiraca (AL); Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (BA); Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (CE); Campina Grande e Patos (PB); Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina(PE) e Mossoró(RN).

A abertura será no dia 22 às 19h, no auditório do Senai com a conferência O Novo Semiárido, ministrada pela economista, socióloga e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Tânia.

Na sexta-feira (23), os trabalhos começam às 8h30 com uma mesa redonda apresentando o tema Logística e Infraestrutura. O secretário Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional Irani Braga debate o assunto com Érico Miranda, ex-secretário de Planejamento de Campina Grande – PB, e professor da Universidade Federal de Campina Grande e Fábio Guedes, atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas – FAPEAL e professor da Universidade Federal de Alagoas.

Ainda pela manhã, começando às 10h15, a mesa redonda com o tema Cadeias Produtivas e Dinâmicas Econômicas, vai reunir o superintendente do Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste/ Banco do Nordeste – BNB Francisco José Bezerra, o coordenador de Estudos do Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco Aristides Monteiro Neto e João Ricardo Lima, pesquisador em economia aplicada da Embrapa – Semiárido e professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicada de Petrolina – FACAPE.

No período da tarde, as atenções se voltam para o JB Hotel, onde começa às 14h, uma reunião de cúpula com a participação dos prefeitos e secretários municipais das cidades do G20 Semiárido.

Segundo o prefeito de Petrolina – PE e idealizador doFórum Julio Lóssio, às 16h será divulgada a Carta do Semiárido.“Além dos prefeitos e secretários destas 20 cidades, que respondem juntas por um PIB de R$ 50 bilhões e reúnem 4,6 milhões de habitantes, teremos ainda as participações de representantes de centros de pesquisa, universidades, órgãos governamentais e atores sociais de todo país,” adiantou Julio Lóssio.

Mossoró Hoje

Psicóloga Lídia Guedes assume presidência do PSD no Encanto-RN

O Partido Social Democrático do município de Encanto, na região do Alto Oeste potiguar, ganhou nova Comissão Provisória. A jovem Lídia Guedes é quem assumiu a presidência da sigla.

Recém-formada em Psicologia, Lídia Guedes, de apenas 21 anos, natural de Pau dos Ferros, com ‘passagem’ pelos municípios de Encanto e São Miguel e, hoje, radicada em Natal, onde exerce o cargo de Subcoordenadora de Capacitação de Arte e Cultura da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e da Reforma Agrária, sempre foi afeita a abraçar causas políticas e de interesses coletivos.

Na UnP, exerceu o cargo de diretora do Centro Acadêmico de Psicologia e Diretora Executiva do DCE. Atualmente, ela ocupa a Secretaria- Geral do PSD Jovem do Estado. 

Já na 'seara' político-partidária, Lídia Guedes disse que está conversando com a população encantense e destacou que na ‘Terra de São Sebastião’ está surgindo um grupo independente, que caminha com as próprias pernas, e lançará candidato na chapa majoritária em 2016 com todas as condições possíveis de comer a rifa.

Além disso, ela comentou que o atual prefeito, achando-se dono da cidade e imbatível, conversava lá com seus botões e, equivocadamente, já tinha em mente que ganharia o pleito vindouro por W.O, de lambuja, empurrando um nome qualquer, com a mesma facilidade de quem soca vara de virar tripa.

Por fim, Lídia disse que acabou-se – e faz a vida - aquele tempo em que se tirava nome de candidato à sucessão do bolso do paletó, sem ter nenhum vínculo ou serviços prestados à comunidade, e jogava de goela abaixo do eleitor que, submisso e no cabresto, só balançava a cabeça, feito lagartixa, dizendo amém. 

“2016 já bate à porta. E é tempo de renovação, de mudanças. Quem se achar forte que se segure na sela, pois estamos chegando a galope”, concluiu!
Do Blog do Capote