terça-feira, 27 de outubro de 2015

Morre atriz Ada Chaseliov aos 63 anos na madrugada desta terça-feira

Do G1 Rio
Ada Chaseliov tinha 63 anos e lutava contra um linfoma (Foto: Facebook/ Arquivo pessoal)Ada Chaseliov tinha 63 anos e lutava contra um linfoma (Foto: Facebook/ Arquivo pessoal)









A atriz Ada Chaseliov, de 63 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (27) em São Paulo. Ela morava no Rio, mas estava internada havia um mês no Hospital Sírio Libanês, tratando de um linfoma.

Ada começou na televisão contracenando com a atriz Rosa Maria Murtinho no seriado “Do outro lado do túnel”, em 1983. O último trabalho na TV Globo foi em 2013, na novela “Amor à vida”, quando interpretou uma juíza.
Ada fez papéis marcantes na televisão, como a Leonor, da série “A Muralha”, uma vilã com uma deformidade e que era apaixonada por D. Jerônimo, personagem de Tarcísio Meira. Ada também participou das novelas Cheias de Charme, Passione, Sete Pecados, Paraíso Tropical, Belíssima e de outras tramas.
No cinema, Ada interpretou Olga Prestes em “Memórias do Cárcere”.
No teatro, a atriz se consagrou atuando em musicais. Ela participou de “O Abre Alas”, “Cole Porter”, “Opera do Malandro”, “A Noviça Rebelde” e, mais recentemente, em “Gypsy – O Musical”.
O falecimento de Ada foi divulgado pela atriz Thalita Lippi, que foi enteada da atriz, em sua conta no Twitter. A atriz teve somente uma filha, Mila, com o diretor de cinema Ney Sant'Anna.
A atriz Thalita Lippi divulgou o falecimento de Ada Chaseliov em sua conta no Twitter (Foto: Reprodução/ Twitter)A atriz Thalita Lippi divulgou o falecimento de Ada Chaseliov em sua conta no Twitter (Foto: Reprodução/ Twitter)
Ada Chaseliov e a filha, Mila. (Foto: Reprodução/ Facebook)Ada Chaseliov e a filha, Mila. (Foto: Reprodução/ Facebook)

RN tem abstenção de 22,1% no Enem 2015

Provas foram aplicadas em todas as regiões do BrasilProvas foram aplicadas em todas as regiões do BrasilO Enem deste ano registrou o menor índice de abstenção desde 2009: 25,5%, de acordo com o balanço apresentado ontem (26) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Na edição do ano passado, o índice de faltas ficou em 28,9%.
No Rio Grande do Norte o índice registrado foi da ordem de 22,1%. A Paraíba foi o estado com o menor percentual de candidatos que faltaram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste fim de semana.
De acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 20,7% não fizeram a prova na Paraíba. Roraima teve o maior índice de faltosos: 34,9% dos inscritos.
Na divulgação, o Inep destacou o baixo índice de abstenção em Santa Catarina (22,4%), menor do que a média nacional. Apesar dos problemas que o estado enfrenta com as chuvas, 77,6% dos inscritos no Enem conseguiram fazer as provas.
Os estudantes que conseguiram isenção da taxa de inscrição este ano mas não justificaram a ausência na prova só farão o Enem em 2016 mediante pagamento.
Os participantes inscritos dos municípios catarinenses de Rio do Sul e Taió, que tiveram as provas suspensas por conta das fortes chuvas na região, terão oportunidade de fazer o exame nos dias 1º e 2 de dezembro.
No Pará, 661 alunos da Escola Nossa Senhora do Rosário, no município de Marituba, farão as provas do segundo dia também em 2 de dezembro. As provas na escola paraense foram interrompidas devido a problemas na rede elétrica.
Os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados até esta quarta-feira. As provas do exame, em formato digital, estarão disponíveis a partir de sexta-feira (30), na página do Inep. A expectativa do Ministério da Educação é divulgar as notas na primeira semana de janeiro, quando também deverá sair o edital com as vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Porcentagem de faltosos por Estado foi a seguinte:
Estado Abstenção (%)
Acre 26
Alagoas 23,3
Amazonas 31,9
Amapá 24,7
Bahia 26,1
Ceará 23,8
Distrito Federal 29,4
Espírito Santo 25,3
Goiás 26,2
Maranhão 23,2
Minas Gerais 26,1
Mato Grosso do Sul 30,7
Mato Grosso 29,2
Pará 23,4
Paraíba 20,7
Pernambuco 23,8
Piauí 21,2
Paraná 24,7
Rio de Janeiro 25,4
Rio Grande do Norte 22,1
Rondônia 26,3
Roraima 34,9
Rio Grande do Sul 26,5
Santa Catarina 22,4
Sergipe 23,2
São Paulo 27,2
Tocantins 26,2
Total 25,5
Fonte: O mossoroense 

UERN publica editais para aprovados no Sisu e PSV 2015 para o 2º semestre

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) publica dois editais de matrícula para o segundo semestre de 2015, voltados aos candidatos aprovados pelo SiSU 2015 e aos aprovados no Processo Seletivo Vocacionado-2015, com ingresso no segundo semestre
De acordo com o edital 029/2015 - PROEG - que regulamenta as matrículas dos aprovados pelo SiSU - o aluno ingressante no segundo semestre letivo de 2015 deverá requerer matrícula curricular no período de 18 a 20 de janeiro de 2016, no Portal do Aluno, acessando o endereço eletrônico do SAE (sae.uern.br). Ele deverá seguir as orientações no formulário de matrícula on-line.

Caso haja vagas remanescentes, o preenchimento dessas vagas será realizado exclusivamente por candidato do cadastro de suplência reserva. Será realizada a publicação de edital no dia 22 de janeiro de 2016 voltado aos candidatos que queiram manifestar interesse na ocupação da vaga. Neste edital será publicada a lista dos candidatos aptos ao cadastro de suplência reserva e demais procedimentos para ocupação da vaga.


Prazos para matrícula dos aprovados no PSV 2015

De acordo com o edital 030/2015 - PROEG  – que reconvoca os aprovados no PSV 2015 para matrícula no segundo semestre – o período para requerer matrícula institucional será nos dias 07 e 08 de janeiro de 2016.

A relação dos candidatos classificados para ingresso no 2º segundo semestre letivo de 2015, aptos para inscrição em lista de espera em segunda e última chamada, quando for o caso, por campus, curso, modalidade, habilitação e turno, será divulgada no dia 11 de janeiro de 2016, a inscrição em lista de espera será no dia 12 de janeiro de 2016 e o resultado, com a lista de convocados para preenchimento de vagas remanescentes, será divulgada no dia 13 de janeiro de 2016, a matrícula institucional deve ser realizada no 15 de janeiro de 2016.

Ainda de acordo com o calendário, a matrícula curricular será realizada no período de 18 a 20 de janeiro de 2016, no Portal do Aluno acessando o endereço eletrônico do SAE (sae.uern.br).

JUNTA – Conforme Anexo III do edital 030/2015 – PROEG, os candidatos convocados dentro das vagas para pessoas com deficiência deverão ser submetidos à avaliação da Junta Multiprofissional no dia 17 de dezembro de 2015, às 19h, na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN)



Fonte : Mural de Riacho da Cruz

Começam as obras de urbanização da entrada da cidade de Encanto.

O Governo “Alberone Neri” anuncia que teve início mais uma importante obra que vai embelezar ainda mais a cidade de Encanto, referência no setor do turismo religioso. A Urbanização da comunidade Ponta da Serra até o calçadão da entrada da cidade começou de forma acelerada, com a construção do muro de arrimo que dará suporte a aguardada obra.

O prefeito, Alberone Neri, que autorizou o início da obra com a sinalização positiva da Caixa Econômica Federal, informa que ela custará R$ 424.940,08 e fará o diferencial, tanto pelo projeto de paisagismo, como também, pela dinâmica e embelezamento que dará a entrada da cidade de Encanto.

“O nosso município se transformou em pólo turístico religioso, a partir da inauguração do Santuário de São João Batista, isso nos levar a colocar em prática todo um planejamento em torno de obras estruturantes que vão embelezar e tornar a cidade ainda mais atrativa, como a Urbanização, o Pórtico, o Complexo de Lazer, o Santuário de São João Batista e tantas outras que realizamos ou que estamos construído agora”, citou o prefeito Alberone Neri.

SEMAS realiza palestra para o grupo Eternamente Jovem.

A equipe da Secretaria municipal de Assistência Social de Encanto, programou para este mês de outubro a realização de algumas ações voltada a saúde e auto-estima, em homenagem ao Outubro Rosa que é comemorado em todo o país, com palestras educativas para os grupos sociais atendidos pelo Governo “Alberone Neri”.

A Secretária da SEMAS, Yria Queiroz, destaca que a campanha “Outubro Rosa” busca conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com a intensificação  de ações com palestras educativas e programações de auto-estima. “A prevenção do câncer é uma luta diária, mas no mês de outubro é mais intensificado, pois todo mundo está voltado para a campanha”, citou Yria.

Ela citou que baseado neste tema foi realizada mais uma palestra, esta voltada para o grupo Eternamente Jovem, com o Enfermeiro Ednardo Soares, que tão bem explanou sobre o tema e tirou dúvidas de todos os presentes.

Acessória de Comunicação

Bancos públicos continuam em greve no RN; privados reabrem

Do G1 RN


Os bancários privados decidiram encerrar a greve no Rio Grande do Norte e as agências particulares reabrem as portas nesta terça-feira (27). Já nas agência públicas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, a paralização que já dura 21 dias vai continuar. Foi o que ficou decidido nesta segunda-feira (26) em assembleia realizada pelo sindicato da categoria no estado.

Durante a assembleia, representantes das agências particulares decidiram aceitar a proposta de reajuste de 10% proposta pelos bancos, enquanto os servidores dos bancos públicos rejeitaram a orientação do Comando Nacional dos Bancários que já sinalizava para que a proposta fosse aceita.

A greve dos bancários alcançou uma adesão de 80% no RN. Das 184 agências do estado, 181 chegaram a suspender os serviços. Os bancários pedem reajuste salarial de 32% e a contratação de mais funcionários.
 
Reajuste salarial de 10%
A última proposta apresentada pela Fenaban foi de reuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas.

Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.

Inicialmente, os bancos ofereceram um reajuste de 5,5%, enquanto os bancários reinvindicavam uma correção de 16% nos salários.

"A nova proposta da Fenaban, apresentada no 19º dia da greve, significa a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados", informou a Contraf, em nota.

Em 12 meses, até setembro, a inflação acumulada chegou a 9,77%, segundo o IPCA-15, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A greve da categoria entou nesta segunda-feira em seu 21º dia. Durante a paralisação, mais de 12 mil das 22.975 agências instaladas no país chegaram a fechar as portas para o público.

Água Nova-RN: Com muita dor e comoção "Igor" é sepultado na tarde de segunda, 26

 
O jovem Igor Cunha Silva, de 18 anos, que morreu na tarde deste domingo (25), em decorrência de um acidente ocorrido na madrugada de sábado para domingo, numa estrada carroçável que liga Riacho de Santana a Água Nova/RN, Igor vinha como carona em uma Pop quando seu condutor perdeu o controle de direção após sobrar em uma curva. 

Com muita dor e comoção "Igor" foi sepultado na tarde desta segunda-feira (26), no Cemitério Municipal de Água Nova/RN.

DA REDAÇÃO
Com informações do Água Nova News