terça-feira, 19 de janeiro de 2016

“Big Brother de Brasil” muda de horário e poderá ter cenas quentes nas quartas-feiras

(Foto: Divulgação/TV Globo)
(Foto: Divulgação/TV Globo)
A Globo resolveu mudar o horário do “Big Brother Brasil” nos dias que exibe o futebol, geralmente, nas quartas-feiras. Nas edições anteriores, o reality era exibido com duração reduzida, após a novela e antes dos jogos.Agora, no entanto, de acordo com a coluna Parabólica, da JP, o programa de Pedro Bial sofrerá uma inversão de horários com os jogos. As partidas começarão às 21h45 e o “BBB16”, por volta das 23h45, adentrando a faixa das 0h.
Dessa forma, ao invés de apenas um flash com um pequeno resumo do dia, a atração contará com 25 minutos na programação, tempo suficiente para exibir os principais acontecimentos do dia na casa, e alguns games.


Fonte:TV foco 

Com 9.500 vagas a menos, Prouni 2016 abre inscrições nesta terça-feira

DA REDAÇÃO COM UOL EDUCAÇÃO
EM SÃO PAULO

O Prouni (Programa Universidade para Todos) recebe a partir desta terça-feira (19) as inscrições para 203.602 bolsas de estudo em instituições de ensino superior. São 9.511 vagas a menos que no ano passado, segundo o MEC (Ministério da Educação).

Ainda segundo o MEC, 97 instituições de ensino superior que participavam do Prouni em 2015 saíram do programa porque estão sob supervisão da pasta -- elas tiveram nota de avaliação institucional inferior a 3 no IGC (Índice Geral de Cursos). 

Em nota, o MEC afirma que "a exigência de qualidade do sistema para participar do Prouni e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) já atinge o total de 347 instituições, que estão impedidas de participar desses programas e sob supervisão do MEC".

Em relação aos cursos, o número aumentou de 30.549 para 30.931.

Como participar

Os interessados devem se cadastrar exclusivamente pela internet na página do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br). O prazo termina às 23h59 (horário de Brasília) de 22 de janeiro.

Para fazer a inscrição no Prouni, o candidato deve ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Também não pode ter tirado zero na redação.

No momento da inscrição, é necessário informar o número de inscrição e a senha do Enem 2015 e o CPF. O candidato pode selecionar até duas opções de curso e instituição.

A primeira chamada de aprovados será divulgada no dia 25 de janeiro. A segunda será no dia 12 de fevereiro. Os candidatos ainda podem se inscrever para participar da lista de espera entre 26 e 29 de fevereiro.

Podem concorrer às bolsas os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou que foram bolsistas integrais na rede particular. Para a bolsa integral, os candidatos devem comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Já para as parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Professores do quadro permanente da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do Prouni. Nesse caso, não é necessário comprovar a renda.

Calendário do Prouni 2016

  • 19 a 22/1 – inscrições;
  • 25/1 – primeira chamada de aprovados;
  • 12/2 – segunda chamada de aprovados;
  • 26 a 29/2 – lista de espera.

Denatran apresenta novas placas de automóveis



O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou o novo modelo de placas de veículos que será usado no Brasil e demais países do Mercosul, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

No Brasil, a placa será obrigatória para veículos novos a partir de janeiro de 2017, após adiamento. Para os veículos que atualmente já estão emplacados, a mudança será opcional. 

Saiba o que muda nas novas placas a partir de 2016: 

1- Mais letras e menos números Em vez de 3 letras e 4 números, como é hoje, as novas placas terão 4 letras e 3 números, e poderão estar embaralhados, assim como na Europa; 

2- Cada um com a sua cor A cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia, é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado; 

3- Estado e cidade com nome e brasão O nome do país estará na parte superior da patente, sobre uma barra azul. Nome da cidade e do estado estarão na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões; 

4- Tamanho A placa terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil (40 cm de comprimento por 13 cm de largura). 

5- Contra falsificações Marcas d’água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações; 

6- Quem terá que trocar O modelo será adotado a partir de 2016 para novos emplacamentos. Para quem tem carro já emplacado, a troca é opcional. Segundo o órgão, o preço será mantido. 

O objetivo da mudança é ampliar o número de combinações. Segundo o Denatran, serão possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes, contra as pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo brasileiro. 

No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. A tira é uma maneira de evitar falsificação da placa. 

O Denatran, no entanto, não soube informar como ficarão questões de rodízio ou licenciamento dos veículos nos estados em que o último número da placa é utilizado como referência. Isso porque, como poderão ter letras e números misturados, as placas poderão terminar com uma letra.

DA REDAÇÃO COM TNONLINE
COM INFORMAÇÕES DO AUTO ESPORTE

Colunista social é encontrado morto dentro de apartamento em Natal

DA REDAÇÃO COM G1 RN
O colunista social Jota Oliveira, um dos mais conhecidos jornalistas da imprensa potiguar, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (19) dentro de seu apartamento no bairro de Areia Preta, na Zona Leste deNatal.

A informação foi confirmada pelos dois últimos jornais em que o colunista trabalhou.

Uma funcionária do colunista encontrou o corpo dentro do banheiro do apartamento. A funcionária entrou em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte. Ele foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para serem feitos os exames de definição da causa da morte.

Jota Oliveira trabalhou como colunista social na Tribuna do Norte por muitos anos. Há menos de um ano, começou a trabalhar no NOVO Jornal.