quarta-feira, 2 de março de 2016

Rio Grande do Norte já tem 77 casos confirmados de microcefalia

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/RN), divulgou nesta quarta-feira (2) boletim epidemiológico com informações atualizadas sobre a situação epidemiológica da microcefalia no Rio Grande do Norte.
Até o momento o estado conta com 383 casos suspeitos da malformação relacionados às infecções congênitas. Segundo o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte ocupa a 4ª posição em número de notificações de casos no país. O primeiro lugar permanece com Pernambuco (1.672), seguido dos estados da Bahia (817) e Paraíba (810).
Entre os casos notificados, 306 são de nascimentos ocorridos em 2015, 66 são de nascimentos ocorridos até 27 de fevereiro deste ano, 2 foram abortos, 8 intraútero e 1 em 2014. Do total de notificações, 77 foram confirmados, 281 estão sob investigação e 25 foram descartados, por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos.
Os casos notificados estão distribuídos em 75 municípios do RN, situados nas oito regiões de saúde do estado. Do total de casos notificados, 16 evoluíram para óbito, após o parto ou durante a gestação (aborto espontâneo ou natimorto).
Fonte: De Fato

Governo anuncia reforma e ampliação de mais de 100 escolas no RN

O Governo do Estado está concluindo a adequação nos projetos complementares e orçamento para a reforma e ampliação de 95 escolas e construção de outras 12. Na manhã desta quarta-feira (2), os gestores e as equipes técnicas das secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) e da Educação e Cultura (SEEC) se reuniram com o representante da empresa  Sítios & Formas, vencedora da licitação, para ajustar detalhes da proposta. O Rio Grande do Norte conta hoje com 634 escolas estaduais.
As obras serão custeadas pelo tesouro estadual por meio de financiamento do Banco Mundial/RN Sustentável. A previsão é de que os serviços de reforma, ampliação e construção de todas as escolas envolvidas no projeto sejam concluídos até o início de 2018.  
As intervenções de reforma e ampliação das 95 escolas obedecerão a critérios pedagógicos. Bibliotecas e quadras poliesportivas estão entre os equipamentos previstos.  A maioria das estruturas que passará por adequações está na região do Alto Oeste. A construção de 12 novas escolas no Estado atende a critérios técnicos e por demandas identificadas especialmente em áreas rurais. Os municípios de Ceará-mirim (2), João Câmara, Pedro Avelino, Mossoró (2), Caraúbas, Portalegre, Natal (2), Vera Cruz e Macaíba serão contemplados. A maior parte das obras beneficiará assentamentos rurais, comunidades quilombolas e de povos remanescentes indígenas. Apenas três escolas serão construídas em áreas urbanas.  
O secretário de Estado da Educação e da Cultura Francisco das Chagas Fernandes afirma que a escolha da localização das novas escolas está relacionada com a política de inclusão defendida pelo Governo do Estado. “Construir escolas em assentamentos rurais, quilombolas e de povos remanescentes indígenas faz parte da política de inclusão do Estado. Envolver a escola nesse processo é fundamental e necessário”, afirmou. 
Coordenador geral do projeto RN Sustentável, o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira ressalta que ações como essa, lideradas pelo governador Robinson Faria, estão diretamente ligadas ao escopo do Governança Inovadora, maior projeto de Modernização da Gestão Pública já realizado no Rio Grande do Norte.
“A reforma, ampliação e construção de mais de 100 escolas é uma ação extremamente importante e que está em harmonia com o mapa estratégico do Estado. Ao alinhar a educação à rede integrada de serviços do mapa, o Governo assume o papel de promover um salto no nível educacional da população e na qualificação profissional. Além do benefício para os nossos jovens, esse também é um projeto que gera emprego e renda, ou seja, também movimenta nossa economia”, afirmou
FONTE: DE FATO

Em São Francisco do Oeste, Prefeita Gildene Barreto é flagrada em clima de campanha eleitoral supostamente em órgão público municipal.

De acordo com a legislação eleitoral, a manifestação política de qualquer natureza nos bens que pertencem ao poder público e nos bens de uso comum é terminantemente proibida. Mas, apesar dessa normativa expressa na Constituição Federal, a Prefeita de São Francisco do Oeste, Gildene Barreto, foi flagrada demonstrando o seu talento para a dança ao som de uma música de cunho político-partidário, pasmem, possivelmente dentro de um órgão público municipal, mais precisamente na secretaria de Educação do Município.

O vídeo revelando os dotes artísticos da gestora, mas, também, mostrando o desrespeito de Gildene Barreto pela legislação eleitoral, foi divulgado nas redes sociais pelo vereador oposicionista Raimundo da Farmácia que, como era de se esperar, já recebeu um grande número de visualizações. 

Embora a conduta da Prefeita Gildene tenha encontrado amparo na defesa fervorosa de seus asseclas mais fundamentalistas, vale salientar que, mesmo assim, é um fato inquestionável que a gestora deu um péssimo exemplo à sua classe e, principalmente, à sociedade que não aguenta mais tomar conhecimento de atos desonrosos de tantos políticos que insistem em confundir o bem público com o privado.

Alô Ministério Público, vai colocar moral nessa pouca vergonha não?

Que lástima! fonte : politica pauferrense 

Humorista Tom Cavalcante é internado com sintomas de H1N1


O humorista Tom Cavalcante, sua esposa, Patrícia, e a filha mais nova do casal, Maria, de 16 anos, foram internados em São Paulo com sintomas de H1N1. A informação foi publicada na manhã desta quarta-feira, 2, pelo site do jornal Extra, do Rio de Janeiro.
À reportagem carioca, a infectologista Nancy Bellei, professora da Universidade Federal de São Paulo, disse que, embora o pico de circulação do H1N1 no Sudeste seja em junho e julho, já é preciso ficar atento desde agora com a gripe suína.
Segundo o Extra, o estado de São Paulo tem notificados casos fora de época da infecção por esse vírus da gripe.
De acordo com a infectologista, em 2015 foram vistos mais casos de H3N2 do que de H1N1 no Brasil. No entanto, o vírus da gripe suína predominou na segunda parte do inverno do hemisfério norte, o que pode ter antecipado a chegada dele aqui, trazido por turistas. Assim, espera-se que haja aumento de casos de H1N1 neste ano.
O H1N1 é transmitido de pessoa a pessoa, sobretudo por tosse ou espirro. Os sinais da gripe surgem depois do período de incubação do vírus, de três dias: dor de garganta, dor de cabeça, febre alta (acima de 39 graus), tosse seca (em até 24 horas após os primeiros sintomas), cansaço e dor no corpo. Espirros e coriza não ocorrem em todos os casos.
Lavar as mãos com frequência é o mais importante. Dormir bem, controlar o estresse, beber bastante líquido, comer alimentos saudáveis e evitar contato com pessoas doentes reforçam a proteção.
A mudança de tempo (calor e frio) não afeta o organismo a ponto de facilitar a infecção por H1N1, garante Nancy Bellei.
Crianças de até 2 anos, idosos, gestantes e doentes crônicos têm mais risco de complicação.
Com informações do jornal Extra
Jornal de Fato

Batida entre ônibus e trem mata 4 e fere 8 na Paraíba

Da Redação com BOL
por ESTADÃO conteudo
João Pessoa/PB - Uma colisão entre um ônibus coletivo da empresa Santa Rita e um trem matou quatro mulheres e deixou oito pessoas feridas, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. O acidente aconteceu na segunda-feira, 29, em uma passagem de nível, quando o ônibus parou nos trilhos até a colisão.

A confirmação da quarta vítima foi feita na manhã desta terça, 1º, de acordo com o boletim médico do Hospital de Emergência e Trauma. Outras oito pessoas seguem internadas, sendo duas pessoas em estado de saúde considerado grave, e outras seis em estado regular. Entre os internados em estado grave estão uma adolescente de 14 anos e um homem de 53 anos.

Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o ônibus estaria parado na linha férrea e o trem teria buzinado várias vezes para alertar que estava se aproximando, mas ainda assim não evitou a colisão. Imagens de câmeras de um estabelecimento comercial confirmaram a versão.

O delegado Antônio Farias vai investigar o caso, mas já informou à imprensa que testemunhas relataram que o ônibus estava há muito tempo parado sobre a ferrovia, e que não houve reação do motorista do ônibus ao alerta sonoro dado diversas vezes pelo condutor do trem.

Tribunal de Contas determina auditoria nas despesas com pessoal da Assembleia Legislativa

Gilberto Jales foi relator do processo


O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou, em sessão realizada nesta terça-feira (01), a realização de uma auditoria na Assembleia Legislativa do RN para apurar a legalidade dos atos de gestão relativos ao quadro funcional do órgão e as despesas de pessoal deles recorrentes. A auditoria deverá ser finalizada num prazo de 90 dias.
O processo foi relatado pelo conselheiro Gilberto Jales, cujo voto foi aprovado pelo Pleno da Corte de Contas, à exceção do conselheiro Renato Costa Dias, que alegou impedimento. No voto, o conselheiro acatou pedido do procurador-geral do Ministério Público de Contas em exercício, Thiago Guterres, que havia entrado na última quinta-feira (25) com uma representação requisitando a auditoria.
Segundo o voto, os indícios de comprometimento da boa gestão do erário são os seguintes: “desproporção dos cargos de provimento efetivo e os de livre nomeação e exoneração, que totalizam 379 e 2592 servidores, respectivamente, o que significa que para cada cargo efetivo existem hoje 07 cargos em comissão”; e o “crescimento exponencial dos cargos comissionados entre 2011 e 2016, com a criação de novos 1.756 cargos, que implica em elevação em 86% do seu quantitativo global de funcionários ativos”.
Além disso, o Tribunal de Contas, em levantamento anteriormente empreendido pela Diretoria de Despesa de Pessoal, identificou a “subsistência de 296 (duzentos e noventa e seis) casos potenciais de acumulação ilícita de cargos públicos” e “a existência de 08 (oito) servidores com idades acima do limite de 70 (setenta) anos de idade”. Esses dois pontos também serão levados em consideração na auditoria.
“A potencial gravidade dos pontos abordados, que uma vez confirmados denotam potencial lesão ao erário, enseja uma postura fiscalizatória deste Tribunal de Contas com maior grau de ingerência, com vistas a apurar a realidade do quadro funcional da Assembleia Legislativa e sua adequação aos parâmetros da legalidade, economicidade e eficiência””, disse o conselheiro.
Fonte: Jornal O mossoroense