quarta-feira, 27 de abril de 2016

Governo Robinson quer retirar vantagens de 5 mil servidores da Saúde

http://blog.tribunadonorte.com.br/heitorgregorio/wp-content/uploads/2016/04/z-2.png
Segundo o Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (SINDSAÚDE), após auditoria na folha de pagamento, o Governo de Robinson Faria quer retirar ou reduzir a insalubridade de mais de 5 mil servidores do Estado que sempre receberam o direito.
Para o Governo, caso a comprovação do direito a insalubridade, que sempre receberam, não seja apresentada os trabalhadores irão perdê-la. O governador também quer retirar em maio o adicional noturno de quem entrar de férias. As medidas fazem parte do duro ajuste do Governo do Estado.
O Sindsaúde convoca para o próximo dia 04 de maio uma grande paralisação, com protesto às 09h, na Governadoria.
Fonte: Blog do JP

Cerca de 2 mil jovens são infectados por HIV a cada dia no mundo

Na faixa etária de 15 a 24 anos, apenas 36% dos rapazes e 28% das jovens possuem informações precisas e claras sobre o HIV (Foto: Agência Brasil).

De acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), por dia, cerca de 2 mil jovens são infectados por HIV em todo o mundo. Estimativas indicam que indivíduos de 15 a 24 anos somam mais de um terço de todas as novas infecções pelo vírus entre os adultos. Nessa mesma faixa etária, apenas 36% dos rapazes e 28% das jovens possuem informações precisas e claras sobre o HIV.
A situação é mais grave em países de média e baixa renda, onde 22 milhões de pessoas vivendo com HIV não têm acesso a tratamento adequado.
Em processo de elaboração participativa, ‘Declaração Política’ da ONU está recebendo contribuições de todos os Estados-membros. No Brasil, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) realizou nesta semana uma reunião com representantes da sociedade civil, da academia, dos governos estaduais e federal para discutir o documento.
Embora vulneráveis, em muitas nações, a população mais nova não é contemplada por políticas de combate ao vírus que incluem educação sexual e serviços de saúde reprodutiva.
A situação se agrava em países de média e baixa renda, onde 22 milhões de pessoas vivendo com HIV – e que deveriam receber terapia antirretroviral segundo padrões da Organização Mundial da Saúde – continuam sem acesso ao tratamento adequado.
Os números são do primeiro rascunho da Declaração Política sobre a epidemia de AIDS. Apresentado na semana passada, no dia 18 de abril, o documento vai ser revisado e aprimorado através de consultas junto à sociedade civil e ao setor privado que começam nesta semana.
Na segunda-feira, 25, o escritório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) no Brasil, em parceria com os ministérios da Saúde e das Relações Exteriores brasileiros, organizou uma reunião com representantes da sociedade civil, governos estaduais, academia e organismos da ONU para analisar o rascunho zero e fazer um levantamento das contribuições do país para o documento.
“O retorno que tivemos dos participantes é de que o documento está bastante forte e representativo e que agora o desafio será manter a linguagem de alto nível e a inclusão de todos os temas prioritários em um momento em que vemos uma onda de conservadorismo ganhar força ao redor do mundo”, disse a diretora do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard.
Uma versão final da Declaração Política será apresentada em junho, durante reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre o combate à epidemia de Aids.
Elaborado pelas representações permanentes da Zâmbia e da Suíça na ONU – países facilitadores do encontro previsto para junho –, o “rascunho zero” faz um balanço dos progressos já obtidos e alerta para os desafios que ainda precisam ser enfrentados para que o mundo consiga acabar com a epidemia até 2030.
No documento, as nações facilitadoras expressam preocupação com o fato de que, entre as 36,9 milhões de pessoas vivendo com HIV, 19 milhões não sabem seu status. Segundo o levantamento, cerca de 6 mil novas infecções por HIV ocorrem por dia. A maioria delas é verificada em países de média e baixa renda.
Indivíduos em situações de vulnerabilidade continuam enfrentando riscos ainda muito altos se comparados ao restante da população. Pessoas que utilizam drogas injetáveis têm chances 24 vezes maiores de contrair HIV. Esse é o mesmo risco registrado entre homens que fazem sexo com homens. Quando consideradas as pessoas trans, esse valor sobe para 49.
Apesar dos obstáculos, o documento elogia avanços, como a redução do número de mortes associadas à tuberculose entre pessoas vivendo com HIV. Desde 2004, óbitos registraram uma queda de 32% em geral, mas a diminuição chega a 50% quando avaliados os países com maior incidência de casos fatais.
A pesquisa considerou “excepcional” o progresso no combate às novas infecções entre crianças – reduzidas à metade nos países que, juntos, representavam 90% de todas as novas transmissões do HIV entre o público infantil.
De acordo com o documento, a comunidade internacional tem um “estreita janela de oportunidade” para conseguir implementar a Aceleração da Resposta à epidemia de HIV/AIDS – concebida pelo UNAIDS – até 2020.
O programa prevê a redução do número de novas infecções a menos de 500 mil por ano, além de incluir a disponibilização de tratamento para todos os que precisam de terapias antirretrovirais. Para cumprir essas metas, serão necessários ao menos 26 bilhões de dólares anuais em investimentos nos países de média e baixa renda.
A Declaração Política adotada na reunião da Assembleia Geral vai orientar e monitorar a resposta à AIDS até 2030 – marco da nova Agenda Global que inclui o fim da epidemia entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nas próximas semanas, os Estados-membros devem negociar e finalizar o documento.
Fonte: ONU Brasil. 

Umberto Magnani, de 'Velho Chico' morre aos 75 anos

Do EGO, no Rio
O ator Umberto Magnani - que interpretava o padre Romão, em "Velho Chico" - morreu aos 75 anos em um hospital do Rio na manhã dessa quarta, 27. Após sofrer um AVE (acidente vascular encefálico), ele estava internado desde no hospital Vitória, na Zona Oeste da cidade, que confirmou a morte.


Segundo informações da filha do ator, Ana Júlia, Umberto sofreu  um AVE (acidente vascular enfecálico) na manhã de terça-feira, 26. Ana Júlia disse ao EGO que o pai entrou em coma loga após o AVE. "Ele passou mal e teve uma parada cardíaca. Passou por uma cirurgia de seis horas e o médico deu 48 horas para ele acordar", explicou. Ana Julia contou ainda que seu irmão, Beto Magnani, estava acompanhando o pai no hospital.

Nascido Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, Umberto Magnani começou sua carreira ao se formar como ator na Escola de Arte Dramática, em São Paulo, na década de 1960, e trabalhou produzindo, dirigindo e atuando em peças de teatro. Sua primeira produção nos palcos foi a peça “Palhaços”, em 1971. Também brilhou como ator nas peças “Frank V”, em 1973 e “O Santo Inquérito”, em 1977.Carreira
Com 75 anos recém-completados, no dia 25 de abril, o ator Umberto Magnani participou de novelas de sucesso na Globo, como “Por Amor”, “Mulheres Apaixonadas, “Cabocla”, “Alma Gêmea” e estava atuando como o padre Romão, na atual novela das nove “Velho Chico”. Também marcou presença nas séries “Memórias de um Gigolô” e no sucesso “Presença de Anita”. No cinema, seu trabalho mais recente foi o filme de drama “Quanto Vale ou É Por Quilo?”, em 2005, dirigido por Sérgio Bianchi.

Nota de falecimento
O hospital Vitória divulgou, nesta manhã, uma nota sobre a morte do ator: "Rio de Janeiro, RJ (27 de abril de 2016) – O Hospital Vitória informa que o ator Umberto Magnani Netto faleceu na manhã desta quarta-feira (27 de abril), em decorrência de um quadro de Acidente Vascular Encefálico (AVE) hemorrágico. A instituição lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares".

Umberto Magnani em Laços de Família (Foto: Globo)Umberto Magnani em Laços de Família (Foto: Globo)

Premiado, Umberto Magnani ganhou o Troféu Mambembe e o Prêmio Molière de melhor ator em 1981, por sua atuação no espetáculo “Lua de Cetim”. Levou também o Prêmio Governador do Estado de melhor ator em 1988 e em 1989 pelas peças “Às Margens do Ipiranga” e “Nossa Cidade”.

Umberto Magnani em Você Decide (Foto: Globo)Umberto Magnani em Você Decide (Foto: Globo)
Ao lado do filho, Beto Magnani, Umberto Magnani atuou no espetáculo “Avesso” e percorreu cidades no interior de São Paulo e do Brasil com a montagem.

Novo padre
Como o ator segue em recuperação no hospital, um novo padre, interpretado por Carlos Vereza, assumirá a paróquia de Grotas do São Francisco. Na trama, de acordo com a Globo, padre Romão será pego de surpresa por um comunicado urgente informando que ele passará a ser padre emérito. Padre Romão, então, ingressará no seminário de São Francisco das Chagas no papel de conselheiro.

Umberto Magnani em História de Amor (Foto: Globo)Umberto Magnani em História de Amor (Foto: Globo)

Umberto Magnani em Memórias de um Gigolô (Foto: Globo)Umberto Magnani em Memórias de um Gigolô (Foto: Globo)
  •  
Umberto Magnani em Alma Gêmea (Foto: Globo)Umberto Magnani em Alma Gêmea (Foto: Globo)

Pau dos Ferros/Mossoró/RN: Mais de 80 pessoas são abordadas em operação da PM

DA REDAÇÃO COM NOSSO PARANÁ RN
O 4º Distrito do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) realizou nesta terça-feira (26) patrulhamentos táticos com barreiras itinerantes na cidade de Pau dos Ferros. Na ocasião foram abordados mais de 30 veículos suspeitos entre automóveis e motocicletas, onde foram realizadas revistas nos condutores e pedestres, além de testes de etilômetros. Cinco condutores foram notificados com autos de infração de trânsito, o que resultou na remoção de três veículos para fins de regularização.

Em Mossoró, os policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) realizaram na noite desta segunda-feira (25), uma Operação de Saturação com foco nos bairros de Santo Antônio, Barrocas e Paredões. Ao todo foram abordadas 54 pessoas, em mais de 20 veículos, com a revista pessoal e veicular, sendo apreendida uma motoneta tipo Traxx, que estava com irregularidades administrativas.

Homem é assassinado dentro de cabaré em Monte Alegre/RN

Da Redação com nominuto.com

Um homem identificado como João Paulo Araújo de Medeiros, de 24 anos, foi morto a tiros na madrugada de hoje (27) no município de Monte Alegre, na Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, a vítima acabou sendo executada em um cabaré que fica próximo a Lagoa do Quirambu, no centro da cidade.

“O homicídio aconteceu por volta de 1h da manhã e o homem foi encontrado morto deitado em uma cama de um cabaré da cidade”, disse o sargento Trindade, do Pelotão Destacado de Monte Alegre.

Segundo a PM, João Paulo faria aniversário no dia 29 do próximo mês. A polícia acredita que a vítima tenha envolvimento com crimes e que isso pode ter motivado o homicídio. Ainda não há, no entanto, informações sobre suspeito pelo crime. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil do município.