sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Abrir processos de 1ª habilitação e renovação de CNH podem ser feitas nas Autoescolas

94 autoescolas habilitadas pelo Detran em todo Rio Grande do Norte já se encontram aptas a realizar os procedimentos
94 autoescolas habilitadas pelo Detran em todo Rio Grande do Norte já se encontram aptas a realizar os procedimentos de abertura de processos de primeira habilitação e renovação de CNH, como também os de adicionar e mudar a categoria da CNH.
“Uma das principais metas do Governo do Estado é proporcionar um serviço público de qualidade gerando comodidade ao cidadão. E com essa medida, o Detran avança no sentido da descentralização dando ao usuário mais opções para atender a sua demanda”, Comenta o diretor-geral do órgão, Eduardo Machado.
O procedimento para abertura dos processos citados é simples. Basta o cidadão se dirigir a um das autoescolas espalhadas pelo Estado, apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência e informar o tipo de serviço que deseja realizar. Em seguida, as informações são inseridas no banco de dados e impresso uma guia de identificação gerada pelo sistema de Registro Nacional de Carteira da Habilitação (Renach).
De posse da guia do Renach e da documentação pessoal, o usuário busca uma unidade do Detran para finalizar o procedimento e receber sua CNH atualizada. “Ao chegar no Detran o cidadão já pula a etapa de abertura de processo fazendo com que a conclusão do serviço seja mais ágil e consequentemente diminua filas e o tempo de espera”, relatou o subcoordenador de Habilitação do Órgão, Aryan Gleydson.
De acordo com o setor de Estatística do Detran, no ano de 2017 foram realizados 208.279 atendimentos referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desse total, 70% foram requisições feitas por condutores do sexo masculino e 30% do feminino. O município com maior número de procedimentos foi Natal (114.425), seguido de Mossoró (30.435) e Parnamirim (15.431).
o Mossoroense 

Carnapau inicia venda de abadás no site oficial do evento

Carnapau inicia venda de abadás no site oficial do evento
O Carnapau, micareta da cidade Pau dos Ferros que este ano acontece entre os dias 06 e 08 de julho, acaba de lançar o site oficial do evento, onde os foliões já podem comprar o abadá, através do sistema Pag-Seguro da UOL. Pelo site, além da comodidade e segurança, os micareteiros ainda tem a comodidade de comprar o passaporte em até 10x nos cartões de crédito.
Em sua 13ª edição, o Carnapau vem trazendo grandes atrações no cenário da música brasileira. O evento conta com três dias de folia na avenida e contará com uma estrutura contendo camarotes, banheiros e seguranças para acomodar e gerar tranquilidade a todos os foliões que se deslocam das diversas cidades e Estados da região.
Confira a programação do Carnapau:
  • Sexta-feira (06/07) – Léo Santana (Trio) e Júnior Vianna (Palco na Arena);
  • Sábado (07/07) – Durval Lelys (Trio) e Iohannes (Palco na Arena);
  • Domingo (08/07) – Babado Novo (Trio).

Sem proposta do governo, docentes da Uern decidem pela continuidade da greve

Resultado de imagem para uern


A greve continua. A decisão foi tomada em assembleia, nesta sexta-feira (23), pelos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A categoria avaliou que não há como encerra a greve sem uma proposta concreta do Governo do Estado no que concerne a única reivindicação do movimento, que é a atualização dos salários atrasados mediante calendário de pagamento.
Mais de 200 docentes participaram da assembleia realizada na sede social da Associação dos Docentes (ADUERN).
A decisão contraria setores da categoria que se posicionou pelo fim da paralisação e a abertura de diálogo com o governo. Esse segmento é conduzido pelos professores do Curso de Direito, que tornou a posição de conhecimento público através de carta à comunidade (VEJA AQUI).
A maioria dos professores, no entanto, entende que seria um fracasso encerrar a greve, depois de mais de 100 dias, sem ter recebido qualquer proposta ou resposta do Governo do Estado. A direção da Aduern argumenta que a greve, além de reivindicar algo junto que é o pagamento dos salários em dia, também serve para consolidar a luta em defesa da Universidade, que sendo alvo de ataques nos últimos tempos.
A greve dos professores foi iniciada no dia 10 de novembro de 2017, em protesto ao atraso de salários. Três depois, o movimento ganhou o reforço dos servidores da saúde, unificando o movimento. Em janeiro passado, a greve recebeu a adesão dos técnicos-administrativos da Uern.
Os servidores da saúde, que também reindicava salários em dias, decidiram suspender a paralisação na semana passada, embora não tenha recebido nenhuma garantia do Governo.

AUDIÊNCIA
A presidente da Aduern, Rivânia Moura, comunicou que a entidade foi convocada para audiência com o Governo na próxima segunda-feira, 26, em Natal. A dirigente destacou que o Governo precisa apresentar uma proposta que resolva o impasse com a Uern. De acordo com Rivânia, “não basta apresentar soluções momentâneas ou parciais para um problema que é de extrema gravidade e que vem precarizando severamente as condições de vida dos trabalhadores da universidade.”
A presidente da Aduern alertou que “não é qualquer proposta vinda do Governo que vamos aceitar. Queremos que o Governo se manifeste e resolva estes atrasos que vem minando as condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras da Uern”.
Rivânia elogiou a decisão da maioria pela continuidade da greve. “Hoje tivemos uma unanimidade: a greve não pode acabar enquanto não tivermos ao menos a certeza de quando iremos receber salários. Temos disposição para resistir e lutar, pelos nossos direitos e nossa dignidade.”
A diretoria da ADUERN também avaliou que é fundamental que sejam realizadas novas mobilizações na Assembleia Legislativa para garantir a permanência dos aposentados na folha de pagamento da Uern, uma vez que o governador Robinson Faria (PSD) vetou a emenda que previa a manutenção dos inativos na folha.
“Consideramos a importância de nossos aposentados e da história de vida dedicadas a Uern que eles têm. Somos uma só categoria e, portanto, essa situação afeta todos os professores e professoras”, afirmou Rivânia Moura.
Os servidores da universidade, assim como boa parte do funcionalismo público estadual, vêm amargurando atrasos salariais desde Janeiro de 2016. Desde então as categorias convivem com a insegurança e a falta de um calendário de pagamento que respeite os trabalhadores do estado.
Hoje a grande maioria dos docentes da Universidade aguarda pelos salários referentes aos meses de Janeiro, fevereiro e o 13º salário de 2017.

Jornal de Fato

Encanto RN: Atevaldo vai a gabinete de senadores na capital federal



O chefe do executivo encantense, Atevaldo Nazário, fez nesta semana a sua primeira viagem do ano à Brasília, onde está dialogando com a bancada potiguar em busca de investimentos para as áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura.

A solicitação é de verbas para manutenção e implantação de serviços. “Estou com várias audiências, na expectativa de conseguir recursos através de emendas parlamentares. É uma luta em prol do nosso Encanto continuar sendo cartão postal da região”, destacou o gestor, sem especificar os pleitos.  

Hoje, 21, o encontro foi com a senadora Fátima Bezerra. “Ela se comprometeu conosco. Mas, minha agenda não para por aqui. Irei ao gabinete dos nossos outros dois senadores [Garibaldi Alves e José Agripino Maia], revelou Atevaldo.


Segundo o prefeito, o foco das conversas é garantir benefícios para a cidade. Esse contato mais próximo com os principais representantes do Rio Grande do Norte no Distrito Federal, somado a uma descrição detalhada das reais necessidades do município, é a aposta da gestão para o alcance do objetivo.    

Encanto RN: Jornada Pedagógica objetiva qualidade do ensino-aprendizagem






“Repensar a escola é repensar qual é a minha identidade enquanto educador, educadora”, disse o secretário Leandro Roberto, ontem, 22, na Escola Municipal Maria Pereira Leite, ocasião de início dos trabalhos de mais uma Jornada Pedagógica promovida pela Prefeitura de Encanto, consequentemente, de fortalecimento do processo de formação continuada da categoria.

A frase do gestor da pasta da Educação e Cultura explicou parte da temática do evento deste ano, que ainda inclui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujos estudos e avaliações serão feitos por todo o corpo docente da rede de ensino até o próximo dia 27.

“Paulo Freire diz que, para que a gente possa alcançar os nossos sonhos, temos que caminhar, traçar novos caminhos, conhecer, vivenciar, porque a gente só não pode desistir deles. Principalmente dentro da Educação, em que o sonho não é só nosso. É de cada criança, cada adolescente que está nas nossas mãos, mas não somente dos professores, do porteiro, do ASG, da merendeira, dos coordenadores e gestores”, citou Leandro.

Além da explanação do secretário, o momento também registrou a fala da secretária de Governo, Yria Rêgo. Ela lembrou as palavras “coragem” e “amor” no cotidiano da sala de aula, dividindo espaço à mesa de autoridades com as diretoras das unidades do centro urbano e rural.

Uma palestra motivacional com a professora mestre Maria Eridan da Silva Santos, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), finalizou a programação do turno da manhã. 

 Secom Encanto